Resumo do episódio #1.05 de Watchmen: “Little Fear of Lightning”

O quinto episódio da temporada de estreia de Watchmen, escrito por Damon Lindelof e Dave Gibbons, e dirigido por Steph Green, traz a história de origem de Looking Glass, e uma perturbadora reviravolta na caçada aos membros da “Sétima Cavalaria” e ao assassino de Judd Crawford, ao mesmo tempo em que a verdade sobre a maior fraude da história americana no universo de Watchmen vem à tona e o Homem Mais Inteligente do Mundo descobre um meio de fugir de onde quer que esteja.

46ef5e3e-2abf-4195-b00c-faf80cad8cab.jpg

O episódio tem inicio com a origem de Looking Glass em New Jersey, em 1985, quando Wade Tillman (Tim Blake Nelson) era o jovem membro de um grupo de missionários visando “salvar almas perdidas” com panfletagem na feira de Hoboken em um universo envenenado pelo medo de uma guerra nuclear entre Estados Unidos e Rússia. Seduzido por Roxy (Julia Vasi), membro de um grupo de arruaceiros, Wade é levado à casa de espelhos do parque, onde—e à despeito de seus protestos—é despido com a promessa de sexo, para então ser deixado nu sem suas roupas. Enquanto lamenta sua estupidez, Wade é surpreendido por uma explosão e um sonoro ruído que faz estourar seus tímpanos. A casa de espelhos é destruída, e ao sair do local, ele se depara com uma cena aterradora: várias pessoas mortas do lado de fora, inclusive Roxy. É então mostrado a origem do ocorrido: a imensa lula gigante que caiu do céu em plena Times Square, em Nova York, com seus tentáculos espalhados por toda a cidade, criação de Adrian Veidt/Ozymandias (Jeremy Irons) nos quadrinhos, como forma de alcançar a paz. No presente, Angela Abar/Sister Night (Regina King) pressiona Looking Glass sobre a investigação dos comprimidos de William Reeves (Louis Gossett Jr.) que encontrou no porta-luvas de seu carro, o que ele eventualmente descobre ser Nostalgia, ou seja, as memórias de William aprisionadas num frasco.

c61ac903838409db3707a602b9bb4904a82d9ada1a6eb47925c942d62b2f65d6c4e5377bf19f6df4ad0b59dc9962decb.jpg

Em sua rotina, é revelado que quando não usa sua máscara de Looking Glass, Wade usa um boné com refletores internos para impedir que seja atingido pelas ondas psíquicas do evento de 1985, acreditando ter sido o fato de estar na Casa de Espelhos que poupou sua vida. Solitário, ele tem um sistema de alarme que não funciona direito e que visa prevenir um novo acontecimento como o de Hoboken, ao mesmo tempo em que preside um grupo de apoio para pessoas que, como ele, sofrem de ansiedade extradimensional. Numa dessas reuniões, ele é surpreendido com a chegada de um novo membro, Renee (Paula Malcomson), a qual o leva para um bar com fins de testar suas habilidades de discernimento. O flerte entre os dois rende um beijo, mas depois que a carona de Renee aparece, Wade percebe que se trata do mesmo veículo identificado como o do autor dos disparos contra o policial no episódio piloto. Ele chama reforços e vai ao encalço do veículo, que estaciona num depósito. Ali, Renne veste uma máscara do Rorschach, e se encontra com membros da Sétima Cavalaria. Wade invade o lugar, vê um mural extradimensional onde testes com uma bola de basquete são feitos, e é aprisionado numa sala com televisores, onde o Senador Joe Keene (James Wolk) se revela líder do grupo terrorista e o obriga à entregar Angela, fazendo-o assistir à um vídeo endereçado ao Presidente Robert Redford no qual Adrian Veidt assume a autoria pela grande farsa que foi a lula extradimensional em 1985.

Nos instantes finais do episódio, Wade trai Angela como ordenado por Keene, entregando-a à Laurie Blake (Jean Smart), o que faz Angela, em desespero, ingerir todo o frasco de Nostalgia de William pouco antes de ser presa, o que pode (ou não) fazê-la ter uma crise psicótica. Em casa, Wade é visitado por membros armados da Sétima Cavalaria, o que pode (ou não) significar o seu fim.

Enquanto isso, sabe-se lá onde, o plano de fuga de Adrian Veidt é finalmente revelado. Usando o traje espacial e a catapulta mostrada no episódio anterior, ele é lançado pelos clones de seus empregados Phillips (Tom Mison) e Crookshanks (Sara Vickers), ao que aterrissa numa superfície espacial que parece ser a de um planeta próximo de Júpiter. Ali, ele usa os corpos dos clones que atirou com a catapulta para escrever “Salve-me,” para um satélite capaz de captar tal mensagem. Contudo, ele é trazido de volta pelo guardião da propriedade onde se encontra aprisionado, e que o adverte da severa penalidade que lhe será imposta.

Watchmen é uma série original do canal HBO e pode ser conferida via TV à cabo ou on streaming.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios