Resumo do episódio #3.11 de The Handmaid’s Tale: “Liars”

No décimo primeiro episódio da terceira temporada de The Handmaid’s Tale, à despeito das costumeiras inconsistências no roteiro e nos personagens, June finalmente se torna a heroína que vinha prometendo ser há vários episódios. Se num primeiro momento ela impede o assassinato de um comandante, no segundo ela mesma comete um, enquanto Fred sofre uma grande reviravolta que pode (ou não) ser parte de um plano de Serena em sua tentativa de conseguir a guarda de Nichole.

MV5BNWZiOTI3YjUtM2U3Yy00ZDgwLTk0MTctN2E5ZDgxZjYzNTVmXkEyXkFqcGdeQXVyMjYwNDA2MDE@._V1_SY1000_SX1500_AL_

O episódio começa com June (Elisabeth Moss) descobrindo que as Marthas pretendem ajuda-la à transportar cinquenta e duas crianças para fora de Gilead. Pouco depois, ela surpreende Eleanor (Julie Dretzin) apontando uma arma de fogo contra Joseph (Bradley Whitford) em seu escritório. Completamente fora de si, ela quer tirar a vida do marido por tudo o que ele fez, mas principalmente por ter estuprado June na cerimônia que se viram forçados à realizar na noite anterior. Contudo, June consegue convencer Eleanor à abaixar a arma quando lhe revela ter planos que podem ter bons frutos, e que precisa de Joseph para concretiza-lo. Com Eleanor mais calma no quarto, June revela Joseph que irá precisar de mais caminhões para transportar cinquenta e duas crianças para fora de Gilead. Joseph reconhece que se trata de uma missão suicida, e que dificilmente irá conseguir cumprir sua parte. Mais tarde, June se reúne no porão da casa dos Lawrence com a chefe das Marthas, e esta lhe revela que elas estão para receber um importante carregamento na próxima semana, e que qualquer distúrbio pode comprometer a operação. A chefe das Marthas reconhece, no entanto, que June tem um comandante que é capaz de transportar crianças para fora, e que essa é uma boa oportunidade, a qual deve ficar para depois da chegada do carregamento.

MV5BY2JmMThhZDctNDYyOS00OTg3LTg3ZWItYTczMGY5MjdlMzUxXkEyXkFqcGdeQXVyMjYwNDA2MDE@._V1_SY1000_SX1500_AL_

No dia seguinte, porém, os Lawrence não estão em casa, e June encontra o escritório de Joseph com vários documentos destruídos e um bilhete pedindo desculpas. Ela se desesperada com o fato de que o sumiço do comandante será descoberto em vinte e quatro horas e ela e as Marthas Beth (Kristen Gutoskie) e Sienna (Sugenja Sri) serão redesignadas. June então é forçada à mudar o plano, e decide contatar Billy (Daniel Jun), o contato de Beth no bar das Jezebels que estaria orquestrando a chegada do aguardado carregamento. Contudo, os Lawrence voltam para casa, e Joseph explica não ter mais autorização para todos os pontos de checagem para o transporte das crianças. Ou seja, seu poder foi reduzido pelos demais comandantes de propósito, e Joseph conclui não ser mesmo capaz de transportar um rato para fora de Gilead. June então lhe pede para leva-la ao bar das Jezebels com fins de encontrar Billy. Vestida como uma Jezebel, June encontra Billy, e lhe propõe entregar todas as obras de arte que os Lawrence tem escondidos no porão de casa em troca de conseguir sua ajuda para levar as crianças no avião transporte que deve chegar em uma semana. Ele concorda, e antes que June possa ir embora, o comandante Winslow (Christopher Meloni) a surpreende.

MV5BZGUyODk2MmEtNWRhNy00ZWEzLWI3OTktYWQxOGNjODMxYmQ2XkEyXkFqcGdeQXVyMjYwNDA2MDE@._V1_SY1000_SX1500_AL_

Winslow pergunta à June o que ela faz naquele lugar sem Joseph, e ela explica que seu comandante a manda ali para depois saber detalhes do que aconteceu. Winslow lhe diz que pretende então lhe dar algo para contar à Joseph, e a leva para um quarto. Decidida à se submeter calada ao que está por vir, June acaba instintivamente reagindo ao iminente estupro, e quando Winslow finalmente a domina no chão depois de muitos socos e puxões, June lhe crava uma caneta várias vezes no peito e nas costas, até finalmente conseguir pegar uma estatua e acerta-la em sua cabeça, matando-o instantaneamente. Em choque, June escuta uma Martha bater à porta, sem conseguir evitar que ela entre, June se surpreende quando esta simplesmente a protege do ocorrido, informando conhece-la do dia em que foi à prisão com o comandante Lawrence e que a escolheu dentre várias mulheres para ser redesignada ao invés de ser enviada para as colônias. Ela mostra à June uma saída pelos fundos, e limpa todo o quarto. Pouco depois, várias outras Marthas atiram o corpo de Winslow numa fornalha. June volta ao encontro de Joseph, que a espera do lado de fora, e os dois voltam para casa, onde ele lhe entrega uma arma, explicando que irão atrás deles.

MV5BM2M1NzA0NTYtYWMwYi00YTc1LTk4NDUtMjViZWU1YzEwMjZjXkEyXkFqcGdeQXVyMjYwNDA2MDE@._V1_

Enquanto isso, os Waterford se preparam para ir de carro ao Canadá. Serena (Yvonne Strahovski) tem uma estranha despedida de Rita (Amanda Brugel), como se soubesse que jamais irá voltar à vê-la, e depois se reúne com Fred (Joseph Fiennes) para que possam viajar ao encontro de Mark Tuello (Sam Jaeger), o americano que abordou Serena duas vezes em suas visitas ao Canadá com fins de conseguirem negociar à nível mais pessoal o retorno de Nichole. Sozinhos, eles experimentam a liberdade numa viagem de carro em que até mesmo Serena acaba dirigindo ao som de um bom e velho rock ‘n’ roll, e pernoitam num alojamento familiar, onde discutem o que seria do futuro deles se não houvesse Gilead, ao que Fred conclui que a esposa o deixaria para seguir a carreira como escritora, e chegam a até mesmo dormirem na mesma cama, algo impensado pelas regras de Gilead. No dia seguinte, os dois encontram Mark Tuello, que lhes pede para segui-lo de carro para um lugar mais discreto. Eles cruzam uma espécie de ponte, e quando finalmente Mark estaciona, os Waterford são surpreendidos por militares canadenses e autoridades da Little América. É revelado que eles atravessaram a fronteira com o Canadá, e Fred é levado preso por crimes de estupro, escravidão e  agressão e violência contra direitos humanos internacionais.

O episódio termina com Fred implorando para soltarem Serena, a qual é levada em outro veículo. Sem nada demonstrar, tudo fica claro que a última noite de Serena com Fred foi sua despedida do marido. Ela nada mais do que o entregou como forma de negociar a guarda de Nichole.

A terceira temporada The Handmaid’s Tale pode ser conferida via Hulu e via ITunes.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios