Orange is the New Black: resumo sétima temporada (final de série)

A sétima e última temporada de Orange is the New Black, série produzida pela Netflix e inspirada no romance autobiográfico de Piper KermanOrange Is The New Black: My Year in a Women’s Prison, retorna para encerrar a trajetória das várias detentas do sistema prisional de segurança máxima de Litchfield, e traz como narrativa principal uma nova administração prisional enquanto o contrabando interno continua sendo um problema, e Piper enfrenta as dificuldades da integração social após cumprir sua pena. Novos rostos entram em cena, e o episódio final traz o destino das diversas personagens das primeiras temporadas que ficaram de fora na temporada anterior, ao passo em que esperança, otimismo e perdão são a força motriz que definirá a escolha de cada personagem.

MV5BYjRmNjEwOWMtYjdmZS00NWU5LTllMjYtM2FiYWY1ZjlmZjRjXkEyXkFqcGdeQXVyNDg4NjY5OTQ@._V1_SY1000_SX1500_AL_

A temporada começa com Piper (Taylor Schilling) enfrentando dificuldades em se adaptar depois de meses de sua soltura do sistema prisional de Litchfield. Morando no quarto de despensa da casa do irmão, Cal (Michael Chernus), e da cunhada, Neri (Tracee Chimo Pallero), ela não consegue se ajustar à rotina de um novo emprego como garçonete, ao mesmo tempo em que tem que cumprir suas obrigações com sua oficial de condicional e conseguir tempo no meio da semana para visitar Alex (Laura Prepon). Eventualmente, ela acaba se envolvendo com a rica e sofisticada Zelda (Alicia Witt), o que a fará tomar uma grande decisão ao final da temporada. Alex, por sua vez, é coagida pelo agente correcional Hellman (Greg Vrotsos) à traficar dentro da penitenciária depois que Dayanara (Dascha Polanco), num acesso de ciúmes, mata acidentalmente a amante, Daddy (Vicci Martinez). As coisas ficam complicadas quando a agente correcional McCullough (Emily Tarver), ciente dos esquemas de seu colega, decide também tirar proveito, e acaba livrando Alex de Hellman, mas forçando-a à trabalhar para ela, uma relação criminosa que acaba se transformando em um caso quando McCullough se apaixona por Alex.

MV5BNTgwNmEzYWEtYTllMC00YTc1LWFhOWYtYWY5ZDU5OGNiMGI4XkEyXkFqcGdeQXVyNjg2NjQwMDQ@._V1_SY1000_SX1500_AL_

Nesse meio tempo, a agente correcional Tamika (Susan Heyward) acaba sendo nomeada por Linda (Beth Dover) ao cargo de diretora do sistema prisional depois de aceitar conselhos de Caputo (Nick Sandow), que passa à lecionar num curso noturno sobre gerenciamento em sistema prisional ao passo em que segue firme um relacionamento com Natalie (Alysia Reiner) e enfrenta acusações de assédio sexual da ex-agente correcional, Susan Fischer (Lauren Lapkus). Tentando lidar com o aumento de sua pena para prisão perpétua depois de condenada pela morte de Piscatella (Brad William Henke) na rebelião prisional da quinta temporada, Taystee (Danielle Brooks) acaba conseguindo trabalhar como assistente de Tamika com fins de conseguir privilégios como obter acessos à Dayanara—no intuito de conseguir dela drogas com fins de suicídio—, bem como informações sobre Cindy (Adrienne C. Moore), principal responsável por sua condenação. Eventualmente solta por conta do acordo pela delação de Taystee, Cindy tenta retomar a vida motivada por um discurso de uma redimida Maria (Jessica Pimentel), e busca redenção junto à mãe, Lillian (Natalie Carter), e à filha, Monica (Donshea Hopkins), a qual acredita ser sua irmã mais nova.

MV5BYWM5YTU2YWUtYWYwMC00NDIyLTlkNDMtZWMzODNkYjk0YjI4XkEyXkFqcGdeQXVyNDg4NjY5OTQ@._V1_SY1000_CR0,0,1612,1000_AL_

Com a nova administração, Red (Kate Mulgrew), Gloria (Selenis Leyva), e várias outras detentas são liberadas da solitária, e enquanto Red começa à mostrar sinais de demência, Gloria se vê num grande dilema pessoal quando começa à trabalhar na cozinha do bloco de Imigração e Execução Aduaneira para imigrantes ilegais e é impulsionada à ajudar muitas delas com recados para parentes, amigos e advogados através de seu telefone contrabandeado por Luschek (Matt Peters). Nesse cenário, Blanca (Laura Gómez) emerge como uma das imigrantes ilegais depois de perder sua cidadania por ter se declarado culpada como uma das lideres da rebelião, e acaba ainda perdendo o namorado, Diablo (Miguel Izaguirre), quando este também se revela em irregularidade ao estar com o visto expirado. Maritza (Diane Guerrero) acaba também sendo detida como imigrante ilegal depois de ser descoberta sem identidade durante uma blitz numa boate, e entra ainda em cena Karla (Karina Arroyave), outra detida como imigrante ilegal que tenta lutar para reaver os filhos enquanto briga para reverter sua situação de deportação, o que acaba motivando Blanca à também tentar mudar sua situação através de procedimentos legais.

MV5BOWM5N2JmOTYtZDhkNC00ZGEzLWJmMDAtNTdjYWViODRmYzRiXkEyXkFqcGdeQXVyNjg2NjQwMDQ@._V1_SY1000_CR0,0,1500,1000_AL_

Suzanne (Uzo Aduba) acaba buscando redenção nos programas de socialização da nova administração depois de sua frustrada tentativa de fazer Taystee e Cindy se reconciliarem, e acaba formando um vínculo com Lolly (Lori Petty), a qual é reintegrada ao sistema em decorrência do brusco encerramento das atividades do centro manicomial por falta de verbas. Pennsatucky (Taryn Manning), por sua vez, também abraça a ideia de evoluir ao descobrir ser disléxica e começa à estudar, ajudada inclusive por Taystee, que se torna sua tutora nas horas vagas entre trabalhar no escritório de Tamika e colocar em prática seu plano de suicídio. Aleida (Elizabeth Rodriguez), solta na quinta temporada por cumprimento da pena, segue com seus esquemas de contrabando com o amante, o agente correcional Hopper (Hunter Emery), mas acaba voltando para atrás das grades depois de violar sua condicional ao surrar o namorado traficante da filha mais nova, Eva (Isabella Ferreira), temendo que esta siga o mesmo caminho que ela e de Dayanara. Paralelamente, enquanto Nicky (Natasha Lyonne) encontra romance no bloco das imigrantes ilegais, Lorna (Yael Stone) sofre um grande golpe.

Os últimos episódios da temporada trazem de volta vários rostos antigos, como os de Sophie (Laverne Cox), Sam (Michael Harney), Larry (Jason Biggs), Polly (Maria Dizzia), Big Boo (Lea DeLaria), Janae (Vicky Jeudy), Poussey (Samira Wiley), Judy King (Blair Brown), entre vários outros, revelando o desfecho para muitos deles ou apenas homenageando-os. Os grandes momentos ficam por conta dos flashbacks de alguns dos vários personagens.

Pontos Altos da Temporada:

  • Aleida esganando Dayanara no episódio final depois de descobrir que ela estava usando Eva para traficar dentro do presídio. Alguém mais quer saber o que acontece em seguida?
  • Red diagnosticada com Alzheimer. É talvez um dos momentos mais sombrios da temporada. A personagem altiva e matrona mergulha em profundo silêncio, perda de memória e passa à definhar diante da audiência. Em seus últimos momentos, uma mentalmente transtornada Lorna é seu único conforto.
  • Pennsatucky morre de overdose. Depois de acreditar ter falhado no exame de estudos gerais para concluir o ensino secundário, a personagem perde a esperança de seguir em frente por se achar incapaz e faz uso de drogas no claro intuito de tirar a própria vida. É talvez uma das maiores tragédias da temporada.
  • Cindy morando nas ruas. Depois de sair da casa da mãe com a descoberta de Monica de que é sua filha e não sua irmã depois de uma carta anônima enviada por uma vingativa Taystee, Cindy passa à trabalhar num lar para idosos ao mesmo tempo em que mora na rua. Chocante e brutal, sua trajetória não está nem um pouco longe da realidade.
  • Natalie e Caputo decidem formar uma família. Os dois retornam como uma espécie de alívio cômico, já que a relação dos personagens é uma piada por si só. Enquanto lidam com suas tragédias pessoais e profissionais, os dois decidem ter filhos, e é até emocionante o momento em que decidem adotar uma menina boca suja.
  • Nicky assume a cozinha. Com a mesma atitude de Red nas duas primeiras temporadas da série, uma revigorada Nicky se torna a chefe da cozinha no bloco de Imigração e Execução Aduaneira.
  • Taystee decide não tirar a própria vida no clímax de final de temporada. Ao invés disso, ela mergulha de cabeça nos projetos sociais do sistema penitenciário quando descobre que Pennsatucky e outras detentas por ela tutoradas conseguiram seus certificados ao passarem nos exames.
  • Blanca consegue reverter seu processo de deportação. Num dos momentos mais emocionantes do episódio final, a personagem sai vitoriosa da corte com sua cidadania americana restaurada e vai ao encontro de um agora deportado Diablo.
  • Larry revela à Piper como a enxerga e o que acha ser sua relação com Alex. Coerente, Larry—que volta à cena como marido de Polly e pai de dois filhos—, diz à Piper tudo o que muitos fãs da série tinham engasgado na garganta. Porém, os roteiristas decidem inovar e tentam provar que ele está errado. Piper então abre mão de sua ressocialização. Ela joga fora novas oportunidades ao se mudar para Ohio para ficar perto de uma Alex recém transferida, arruma um subemprego e segue uma vida miserável até que seu grande amor esteja fora das grades e as duas possam continuar sua louca história.

Todas as temporadas de Orange is the New Black estão disponíveis via Netflix.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios