Stranger Things: resumo terceira temporada

Stranger Things 3 em nada decepciona em contrapartida às duas primeiras instalações da série. Com uma trama igualmente intrigante e instigante, acrescida de elementos de drama, humor, romance, horror e ficção-científica na medida certa, os irmãos Matt Duffer e Ross Duffer, criadores e roteiristas da série que é um dos maiores sucessos da Netflix, trazem de volta os peculiares moradores de Hawkins para uma nova história envolvendo monstros e conspirações e uma tentativa desesperada de salvar o mundo do terrível mal proveniente da dimensão inversa que agora tem como alvo Eleven.

MV5BNDJjOWY2ZmItNDJmZi00ZmZiLTkyZDAtMmJjODE4MDUyMGJhXkEyXkFqcGdeQXVyNjg2NjQwMDQ@._V1_SX1777_CR0,0,1777,888_AL_

A trama começa nos idos dos anos de 1984, quando é mostrada uma estação militar russa onde cientistas tentam, valendo-se de um imenso reator nuclear romper o portal que dá acesso à dimensão inversa. Um ano depois, é verão em Hawkins, Indiana, e o novo shopping center local, o Starcourt Mall, transformou a rotina dos moradores, e levou vários pequenos comércios locais à falência. Nesse cenário, Mike (Finn Wolfhard) e Eleven (Millie Bobby Brown) são o típico casal de namorados adolescentes que não se desgrudam, enquanto o xerife Hopper (David Harbour) tenta desesperadamente—e com a ajuda de Joyce (Winona Ryder), a qual planeja se mudar da cidade—separa-los. Apaixonado por Joyce, Hopper aceita seu conselho de escrever uma carta de “coração para coração” para Eleven, a qual ele jamais lhe mostra. Nesse meio tempo, Dustin (Gaten Matarazzo) volta de um acampamento com uma suposta namorada chamada Suzie, e convence Mike, Eleven, Will (Noah Schnapp), Lucas (Caleb McLaughlin) e Max (Sadie Sink) à ajuda-lo à construir um rádio por antena para se comunicar com ela, mas acaba sozinho quando não consegue contato, captando, ao contrário, uma estranha transmissão em russo. Enquanto isso, numa fábrica abandonada, uma estranha e nova entidade começa à ganhar forma, transformando Billy (Dacre Montgomery) em sua primeira vitima.

MV5BMWM1OWMwNTQtOTljZi00OTA4LWJiNTQtY2JkN2MwYTlhN2NmXkEyXkFqcGdeQXVyNDg4NjY5OTQ@._V1_SX1777_CR0,0,1777,888_AL_

Depois de conseguir separar Mike de Eleven, Hopper tenta convencer Joyce à sair para jantar com ele. Contudo, algo fora do normal chama a atenção dela desviando-a do romance com o xerife quando ímãs de geladeira começam à perder o magnetismo. Intrigada com as desculpas evasivas de Mike para não vê-la por conta do discurso ameaçador de Hopper, Eleven encontra conforto em Max, a qual lhe revela um novo mundo, o das garotas. Enquanto isso, Nancy (Natalia Dyer), que começou um trabalho de verão com Jonathan (Charlie Heaton) no jornal local, tenta conseguir matérias como aprendiz de jornalista, mas é frequentemente humilhada e relegada por seu chefe, Tom (Michael Park), ao papel de mera assistente de escritório. O furo de reportagem para Nancy acontece quando de uma ligação de uma moradora local, Sra. Driscoll (Peggy Miley), anunciando um estranho fenômeno envolvendo ratos, o que está diretamente relacionado com a nova criatura que transforma Billy em hospedeiro. Paralelamente, decepcionado com os amigos, Dustin confia à Steve (Joe Keery), que trabalha temporariamente numa sorveteria no shopping com Robin (Maya Hawke), à ajuda-lo à desvendar as estranhas mensagens criptografadas em russo que captou através de seu rádio por antena. A ajuda inesperada de Robin os leva à descoberta de que a transmissão original veio de dentro do próprio shopping.

MV5BNzVhZTVhNDItZGYzYy00MzcwLWFlODYtZjhmNGQyNTQyZTRkXkEyXkFqcGdeQXVyMDM2NDM2MQ@@._V1_SX1777_CR0,0,1777,888_AL_

Encorajada por Max à usar seus poderes par espiar os meninos, Eleven joga um jogo perigoso quando Billy se torna alvo de seus poderes. É nesse momento em que ela o vê fazendo algo errado, qual seja, transformar Heather (Francesca Reale), outra moradora local, em hospedeira da misteriosa criatura. Max e Eleven decidem então investigar por conta própria—já que estão decididas à ignorar os meninos. Enquanto isso, Dustin, Robin e Steve descobrem que russos fortemente armados estariam usando o shopping como esconderijo para entregas noturnas de misteriosos carregamentos. Na medida em que a criatura vai ganhando força na fábrica abandonada, agora com a ajuda de Billy e de Heather, Will começa à sentir a presença de algo que veio da dimensão inversa, ao passo em que Hopper decide investigar a descoberta do problema magnético identificado por Joyce. Despedidos por Tom, Nancy e Jonathan tem uma briga feia, e Nancy decide continuar à investigar, ao que descobre que a Sra. Driscoll foi possuída por algo da dimensão inversa. O casal se reúne e junta forças com Mike, Will, Lucas, Max e Eleven, os quais concluem ser Billy o novo hospedeiro do demogorgon. Quando a verdade é confirmada, Steve, Dustin e Robin recrutam Erica (Priah Ferguson), irmã caçula de Lucas para descobrir o que os russos estão escondendo no shopping, ao que acabam entrando num elevador que os leva aos subterrâneos de Hawkins, ao passo em que Hopper e Joyce descobrem o envolvimento do prefeito Klein (Cary Elwes) com a organização que tem a propriedade do shopping e de vários terrenos locais.

MV5BZDhlNmMyOGQtMDU0Ni00OTVlLWI0NmYtNjBkMTM3MzcwMzZlXkEyXkFqcGdeQXVyNDg4NjY5OTQ@._V1_SX1777_CR0,0,1777,888_AL_

Depois de encontrarem um laboratório russo subterrâneo debaixo de uma fazenda em Hawkins, e de confrontarem Grigori (Andrey Ivchenko)—um vilão à la Arnold Schwarzenegger em Exterminador do Futuro—Hopper e Joyce capturam um cientista, Alexei (Alec Utgoff), e com a ajuda de Murray Bauman (Brett Gelman), descobrem o plano dos russos de abrirem o portal para a dimensão invertida, bem como que existe uma maneira de impedir que isso aconteça. Nesse meio tempo, Dustin, Steve, Robin e Erica descobrem uma base secreta russa bem nos subterrâneos de Hawkins, onde cientistas e militares tentam abrir o portal com o reator nuclear mostrado no começo do primeiro episódio da temporada. Descobertos, Steve e Robin são capturados, mas Dustin e Erica conseguem resgata-los, enquanto Nancy e Jonathan enfrentam o ex-chefe Tom e Bruce (Jake Busey), outro empregado do jornal, possuídos pelo demogorgon numa verdadeira sequência de horror gore e perseguição pelos sombrios e aterrorizantes corredores do hospital de Hawkins. Num dos momentos mais dramáticos da temporada, Eleven usa suas habilidades para tentar encontrar o esconderijo do demogorgon entrando na mente de Billy, o que a possibilita de ver dolorosas memorias de infância do rapaz. Mas ao descobrir a localização do monstro, este lhe revela seu objetivo, qual seja, destruí-la, bem como todos os seus amigos, tudo em retaliação ao fato dela ter fechado o portal para a dimensão invertida na temporada anterior.

MV5BZDljZTEwNWUtMWMzOC00ZGYxLWJlNTktMDA2ZDI4YjFmMjczXkEyXkFqcGdeQXVyNjg2NjQwMDQ@._V1_SX1777_CR0,0,1777,888_AL_

Nos dois últimos episódios da temporada, as subtramas convergem para um imenso cataclisma que reúne todos os personagens no shopping à altas horas. Perseguidos pelos russos, Dustin, Steve, Robin e Erica são salvos por Eleven, a qual foi gravemente ferida na perna pelo demogorgon depois de um ataque à cabana de Hopper. Este, por sua vez, juntamente com Joyce, Murray e Alexei, são igualmente alvos dos russos na festa local para as comemorações do Dia da Independência. Alexei acaba gravemente ferido, e sabendo que os russos estão atrás dos filhos, Hopper e Joyce correm para o shopping, onde um plano para destruir o demogorgon com o fechamento do novo portal nos laboratórios subterrâneos é elaborado. O grupo então se divide, e enquanto Hopper, Joyce e Martin vão para os subterrâneos valendo-se das dicas de Alexei para fechar o portal, Dustin, Steve, Robin e Erica vão para a colina para conseguirem conectar todos por rádio por antena com fins de ajuda-los com um mapa que deve levar Hopper e Joyce para a sala do reator. Mike, Max, Lucas, Will e uma bastante ferida—e agora sem poderes—Eleven, ficam com Nancy e Jonathan no shopping, os quais tentam encontrar uma forma de tira-los dali à despeito de Billy estar à sua espreita do lado de fora. O clímax acontece quando o demogorgon, desta vez na sua forma mais imponente e destrutiva finalmente chega ao shopping para acabar com Eleven e seus amigos, enquanto Hopper e Joyce, na iminência de conseguirem fechar o portal, precisam confrontar o terrível Grigori uma última vez. Nesse cenário, Billy acaba morrendo atacado pelo demogorgon ao tentar salvar Eleven depois que ela o faz lembrar de sua mãe nas lembranças que visitou em sua mente, e Hopper se sacrifica para que Joyce consiga fechar o portal à tempo das crianças não serem mortas pelo monstro.

A temporada encerra três meses depois, com a prisão do prefeito Klein, e o dia da mudança de Joyce, Will, Jonathan e Eleven para fora de Hawkins. Ainda sem conseguir usar seus poderes, Eleven lê a carta de “coração para coração” escrita por Hopper e encontrada por Joyce, e se emociona. E enquanto Eleven se reconcilia com Mike, Nancy e Jonathan também fazem as pazes e deixam para resolver depois como farão para seguir a relação à distância. Uma cena pós-créditos revela uma base russa na península de Kamchatka, onde prisioneiros são usados para alimentar um demogorgon mantido em cativeiro. A revelação de que um dos prisioneiros é americano não revela, mas sugere que se trata de Hopper, principalmente pelo fato de que jamais foi mostrado o momento em que ele supostamente morreu. Com uma quarta temporada oficialmente confirmada, é certo dizer que a saga de Eleven e de seus amigos ainda não terminou.

Assim como as duas primeiras temporadas, Stranger Things 3 segue com sua farta homenagem à cultura pop dos anos de 1980. As referências cinematográficas ficam agora por conta de De Volta para o Futuro, O Exterminador do Futuro, Enigma de Outro Mundo, A Bolha, Alien : O Oitavo Passageiro, Christine: O Carro Assassino, Dia dos Mortos, Invasores de Corpos, Picardias Estudantis e História Sem Fim, enquanto as séries referenciadas são Magnum, Miami Vice, Esquadrão Classe A e Cheers. A trilha sonora, por sua vez, continua espetacular, desta vez com com The Who, Madonna, Patsy Cline, The Pointer Sisters, Corey Hart, Huey Lewis & The News, entre outros.

Stranger Things 3 pode ser conferida via Netflix.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios