Resumo do episódio #3.02 de The Handmaid’s Tale: “Mary and Martha”

No segundo episódio da terceira temporada de The Handmaid’s Tale, June ajuda as Marthas numa perigosa tarefa enquanto começa sua rotina na casa dos Lawrence, conhece mais os misteriosos Joseph e Eleanor, e precisa ainda lidar com sua nova companheira de caminhadas. Paralelamente, Emily e Luke precisam lidam com sua nova realidade.

MV5BZGFlYjFlZWItYjhmMi00NTBkLTk3YTctNWEyY2Y3OGUwZTkxXkEyXkFqcGdeQXVyMjYwNDA2MDE@._V1_SY1000_CR0,0,1506,1000_AL_

Com uma surpreendente reviravolta havida nos dois últimos episódios com a decisão de June (Elisabeth Moss) de ficar em Gilead para resgatar Hannah (Jordana Blake)—o que ela parece por ora ter deixado de lado depois de ter a certeza de que a filha se encontra num bom lar—, e com a descoberta de que foi agora designada para a casa do Comandante Lawrence (Bradley Whitford), o qual ajudou Emily (Alexis Bledel) à escapar de Gilead ao final da temporada anterior, uma nova trama ganha forma. De vitima, June decide virar o jogo, e acreditando ter mais liberdades na casa de seu novo comandante, decide se tornar membro ativo da resistência dentro de Gilead, ajudando as relutantes Marthas. O episódio começa com a personagem aguardando do lado de fora da casa sua nova companheira de caminhadas, Ofmatthew (Ashleigh LaThrop), a qual não se mostra nada favorável aos movimentos de revolta contra o sistema teocrático de Gilead, aceitando sua condição de aia. Eventualmente, no entanto, ela menciona o fato dos americanos estarem “perdendo Chicago”, algo que June passa adiante numa conversa com outra aia, a qual lhe adverte de que as Marthas não querem ajuda alguma das aias, principalmente de June, ainda mais depois de tudo o que causou.

MV5BOGRkNTdiYWQtMDU5MS00ZjBkLTg4MjQtYzkwM2Q5ZGU3ODA5XkEyXkFqcGdeQXVyMjYwNDA2MDE@._V1_SY1000_CR0,0,1541,1000_AL_

Mais tarde, Joseph Lawrence é surpreendido com uma movimentação de Marthas na cozinha de sua casa, e ordena à sua Martha, Beth (Kristen Gutoskie), que se livre da desconhecida, Cora (Victoria Fodor), que busca ajuda para escapar de Gilead. June depois lhe explica que a tal Martha quer ajuda, e ele permite que ela fique ali. June comunica a decisão às Marthas na cozinha, ganhando assim sua confiança, e no dia seguinte ela mesma se esmera com Beth e Cora pelo submundo de Gilead onde apenas Marthas podem ter acesso com fins de deixa-la em local seguro para que possa ser transportada por membros da resistência para fora de Gilead. Beth eventualmente revela à June a importância de pessoas como Cora e Emily de conseguirem sair, eis que são especialistas em química e biologia, portanto, capazes de fazerem bombas, dando à entender a extensão do que a resistência efetivamente pretende. De volta à casa dos Lawrence, June é surpreendida com a visita de Tia Lidia (Ann Dowd), a qual sobreviveu ao ataque de Emily, e quer fazer vistoria à nova condição de June na casa dos Lawrence. Intrigada com o deplorável estado mental de Eleanor Lawrence (Julie Dretzin)—o que pode ser apenas fingimento à julgar pela sua ciência de tudo o que se passa na casa e seu encobertamento dos esquemas das Marthas—, Tia Lidia pede à June para reporta-la de tudo o que descobrir de estranho considerando o que houve com Emily (Alexis Bledel).

MV5BNGE4Njg2ZDctMzIwNS00ZGM1LTk0NGItYzEyMjQwZjY4NWFkXkEyXkFqcGdeQXVyMjYwNDA2MDE@._V1_SY1000_CR0,0,1542,1000_AL_

Enquanto isso, no Canadá, Emily se encontra hospedada na casa de Luke (O-T Fagbenle) e de Moira (Samira Wiley) enquanto é submetida à uma bateria completa de exames médicos que apenas apontam alto colesterol. Luke não se mostra muito favorável à ideia de Emily ficar por ali e faz indiretas sobre sua esposa com fins de que ela procure outro lugar para ficar. Ele ainda enfrenta dificuldades em formar vínculo com Nichole, mesmo sabendo que a criança é de June, e eventualmente revela ter fracassado como marido e como pai ao não conseguir proteger a mulher e a filha que ficou para trás em Gilead. Enquanto isso, de volta à Gilead, outra Martha bastante ferida chega à casa dos Lawrence, e June se junta para tentar ajuda-la, escondendo-a no porão com a ajuda de Beth. Joseph descobre que há algo errado, e pergunta à June o que está acontecendo. Ela lhe conta a verdade, e ele ordena que a tirem dali o mais depressa possível, enquanto guardiões fazem uma varredura na região em busca da Martha fugitiva e ferida. Quando os guardiões vão embora, e a Martha ferida morre, Joseph deixa claro ter se arrependido de ter acolhido June, e ordena que ela sozinha se livre do corpo, o que ela faz, enterrando-o no quintal. No dia seguinte, June vê Eleanor plantando flores sobre a cova da Martha morta, provavelmente com fins de não levantar suspeitas.

O episódio termina com June fazendo mais uma caminhada diária com Ofmatthew, enquanto Emily finalmente entra em contato com a esposa, Sylvia (Clea DuVall), que fica surpresa ao receber sua ligação.

A terceira temporada The Handmaid’s Tale pode ser conferidos via Hulu e via ITunes.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios