O Mecanismo: resumo da segunda temporada

“Quem comanda esse país é o poder e o dinheiro, enquanto a esquerda e a direita ficam brincando de governar”

Marco Ruffo, em “Canastra Suja”

O Mecanismo retorna para uma segunda temporada pela Netflix com roteiro de José Padilha e de Elena Soarez, e segue em continuação com ritmo de final de série aos eventos havidos na temporada anterior que adaptam livremente o livro Lava Jato. O Juiz Sergio Moro e os Bastidores da Operação que Abalou o Brasil de Vladimir Netto. Com a descoberta de um esquema de corrupção generalizado e sistemático envolvendo o governo e várias empreiteiras proeminentes ao final da temporada anterior, a produção segue misturando elementos reais e de ficção para mostrar os bastidores de uma das maiores forças-tarefas da polícia federal de todos os tempos.

MV5BMmQ2NWRlNGMtMDUyZS00ODQ0LWIwNzgtZTU0MjE5NDZlNGU1XkEyXkFqcGdeQXVyODg3OTU5Nzg@._V1_SX1777_CR001777988_AL_.jpg

Com o deflagamento da fase da operação da Lava Jato que tem como alvo as empreiteiras envolvidas em esquemas de corrupção com o governo federal ao final da temporada anterior, O Mecanismo retorna em sua segunda instalação com o ex-delegado Marco Ruffo (Selton Mello), inspirado em Gerson Machado, na tentativa de conseguir provas contra o intocado presidente da Miller & Bretch, Ricardo Bretch (Emilio Orciollo Netto), inspirado em Marcelo Odebretch. Para isso, ele se aproxima da assistente executiva da Miller & Bretch, Maria Tereza Assunção (Anna Cotrim), inspirada em Maria Lúcia Tavares, responsável pelos registros nos livros de propinas da empreiteira. Operando fora dos radares dos promotores do caso—Claudio Amadeu (Lee Taylor) e Dimas Donatelli (Antonio Saboia), este último inspirado em Deltan Dallagnol, enquanto o primeiro é personagem fictício—, Ruffo convence Maria Tereza à fazer um acordo com sua ex-pupila, Verena Cardoni (Caroline Abras), inspirada na delegada Erika Marena, delegada da Operação Lava Jato, a qual ainda colhe os louros da bem sucedida prisão de João Pedro Rangel (Leonardo Medeiros), inspirado em Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobrás.

MV5BNDI1ODhjZmUtNGVkOS00ZmZlLWIwOTYtYTg2ZWZkYzk5ODQwXkEyXkFqcGdeQXVyODg3OTU5Nzg@._V1_SX1777_CR001777999_AL_.jpg

A prisão de Ricardo Bretch não tarda à acontecer, mas na ausência de evidências de seu envolvimento com esquemas de corrupção envolvendo políticos, Ruffo precisa sair no encalço do doleiro Rodrigo Ibrahim (Enrique Diaz), inspirado em Alberto Youssef, que depois de passar à cumprir pena de prisão domiciliar acaba fugindo quando a esposa movimenta uma de suas contas ligadas à Miller & Bretch. Em “Ponte da Amizade”, quinto episódio da temporada, no momento clímax da localização de Ibrahim no Paraguai, Ruffo e o agente Guilhome (Osvaldo Mil) se esmeram numa operação não autorizada com fins de trazer o doleiro apontado como “o coringa” da investigação de volta ao Brasil com fins de usa-lo como ferramenta de pressão contra Bretch. Nem tudo sai conforme o planejado, mas Bretch eventualmente faz uma delação, e entre mortos e feridos, os bastidores da política ganham ainda contornos funestos com manobras do vice-presidente, Damuel Themes (Tonio Carvalho), inspirado em Michel Temer; do presidente do principal partido de oposição, Lucio Lemes (Michel Bercovitch), inspirado em Aécio Neves; e do presidente da câmara, Carlos Penha (Augusto Madeira), inspirado em Eduardo Cunha, que, com fins de arruinar a Lava Jato, orquestram o impeachment de Janete Riscov (Sura Berditchevsky), inspirada em Dilma Rousseff. Nesse cenário, o ex-presidente, Gino (Arthur Kohl), inspirado em Lula, acaba também se complicando com um tríplex no Rio e um sítio no interior de São Paulo que o comprometem no esquema de corrupção descoberto por Ruffo e Verena.

MV5BMWJiNDBlMmUtMzQzNS00YmVlLWJhNDEtZWI0NmE4OGIxOGI3XkEyXkFqcGdeQXVyODg3OTU5Nzg@._V1_SX1777_CR001777999_AL_.jpg

A segunda temporada também explora o importante papel do juiz da 13a Vara Federal de Curitiba responsável pelo processo envolvendo os denunciados da Lava Jato, Paulo Rigo (Otto Jr.), inspirado em Sérgio Moro. Sem se abalar com as repercussões políticas da Lava Jato, ele faz valer a premissa de que “a justiça não desempenha um papel na lei” e valida os fins como forma de justificar os meios dividindo opinões ao não ter medo de fazer o que acha certo. Nesse cenário, ele é a ferramenta perfeita para Verena—que embora conteste a utilização de um grampo ilegal rastreado por seu amante, o também agente federal Vander Santana (Jonathan Haagensen)—ainda assim leva a prova à Rigo, o qual protagoniza o escândalo do vazamento do sigilo de uma ligação telefônica entre Gino e Janete que coloca a operação toda ainda mais no centro do furacão. Embora a temporada abrace a questionável tese do golpe com o impeachment de Janete—mostrando um complô político montado em meio ao circo criado pela mídia—, e mostre os agentes federais questionarem a moralidade das investigações quando seus resultados repercutem negativamente no cenário político nacional, à despeito de seus deveres com a manutenção da ordem e da lei, a produção não poupa nenhuma figurinha do cenário político histórico que tem a Lava Jato como foco.

Além de mostrar que aquilo que comanda o país é o poder e o dinheiro, enquanto direita e esquerda brincam de governar, e uma guerra ideológica sem sentido acontece entre a população e os bens intencionados políticos dos partidos menores, O Mecanismo dá a letra para as cenas dos próximos capítulos da grande novela brasileira—sem fazer a promessa de uma terceira temporada—reproduzindo de forma mais exagerada o discurso aviltante de sua versão de Jair Bolsonaro (Garcia Júnior) na votação do impeachment de Janete, e encerrando com a posse de Themes.

Excelentemente bem produzida, a série não toma partido quanto aos mais controversos acontecimentos da Operação Lava Jato, prestando-se unicamente como instrumento para mostrar a versão de Padilha que adapta livremente a obra de Vladimir Netto e que traz um pouco da realidade da corrupção desenfreada e sem fim nos grandes e pequenos setores do Brasil.

Todos os episódios de O Mecanismo estão disponíveis via Netflix.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios