Os Vingadores – Ultimato: Resumo de filme (com spoilers)

Dirigido por Anthony Russo e Joe Russo, Os Vingadores – Ultimato (título original: Avengers – Endgame), é um dos filmes mais esperados do ano, e não deixa nada à desejar como conclusão da saga das pedras do infinito. Com roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely, o filme é continuação direta de Os Vingadores: Guerra Infinita (2018), e também o vigésimo segundo do Universo Cinemático da Marvel. Inspirado na saga Desafio Infinito, de Jim Starlin, o filme traz os membros remanescentes dos Vingadores e dos Guardiões da Galáxia numa tentativa de reverter dizimação da metade do universo causada pelo temível vilão Thanos ao final do filme anterior.

MV5BNTI5MDYwNDIxN15BMl5BanBnXkFtZTgwOTg2MDAxNzM@._V1_SX1777_CR001777942_AL_.jpg

Três semanas depois de Thanos (Josh Brolin) usar a manopla com as pedras do infinito para desintegrar metade da população do universo, Tony Stark/Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) e Nebula (Karen Gillan) são resgatados no espaço por Carol Danvers/Capitã Marvel (Brie Larson). De volta à Terra, os três se reúnem com Natasha Romanoff/Viúva Negra (Scarlett Johansson), Steve Rogers/Capitão América (Chris Evans), Bruce Banner/Hulk (Mark Ruffalo), Thor (Chris Hemsworth), Rocket (Bradley Cooper) e Máquina de Guerra/James Rhodes (Don Cheadle), os quais já vasculharam todo o globo atrás de Thanos. Com a ajuda de Nebula, um ferido Thanos é localizado num planeta distante, mas as pedras do infinito foram destruídas para evitar que seu plano seja desfeito. Furioso, Thor o mata com sua nova arma, o machado do poder, Stormbreaker.

Cinco anos depois, Scott Lang/Homem Formiga (Paul Rudd) consegue finalmente escapar do universo quântico no qual foi inserido ao final de Homem Formiga e a Vespa (2018), onde, para ele, passaram-se apenas cinco horas. Depois de descobrir o que aconteceu através da filha, uma agora crescida Cassie (Emma Fuhrmann), ele vai à sede dos Vingadores, onde encontra Natasha e Steve, e teoriza a possibilidade de voltarem no tempo através do universo quântico para reverterem a concretização do plano de Thanos e salvarem todos que foram desintegrados.

MV5BOTY2NTYzODIxNF5BMl5BanBnXkFtZTgwMDA2OTU5NzM@._V1_SX1777_CR001777937_AL_.jpg

Os três vão ao encontro de Tony, o qual agora mora numa cabana isolada com sua agora esposa Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) e a filha do casal, Morgan (Alexandra Rachael Rabe). Temendo perder a filha, Tony se recusa a ajuda-los no plano de desenvolver uma máquina do tempo e voltar ao passado. Steve, Natasha e Scott recorrem então à Bruce Banner, que agora conseguiu um meio termo entre ser o cientista e o Hulk, tendo se transformado numa criatura com a metade do tamanho do Hulk de antes, mas com a consciência de Banner. Na sede dos Vingadores, com a ajuda de Banner, testes de viagem no tempo usando a tecnologia do universo quântico são feitos, mas os resultados são desastrosos. Depois de refletir sobre a desintegração de seu pupilo, Peter Parker/Homem-Aranha (Tom Holland), Tony finalmente decide ajudar Steve e os demais. Com a estabilização do efeito da viagem no tempo, Natasha, Bruce e Rocket tentam reunir os demais membros dos Vingadores para colocarem o plano em prática.

Natasha vai ao encontro de Clint Barton/Arqueiro Negro (Jeremy Renner), o qual, depois de perder toda a família—desintegrada por Thanos—, tornou-se um sombrio vigilante nas ruas de Tóquio, enquanto Banner e Rocket vão à colônia de Nova Asgard, na Noruega, onde Valquíria (Tessa Thompson) levou boa parte dos asgardianos antes da destruição da nave que os deveria levar para um lugar seguro ao final de Thor: Ragnarok (2017) e inicio de Os Vingadores: Guerra Infinita, e onde descobrem que Thor se tornou um bêbado recluso depois da mal sucedida batalha com Thanos.

MV5BNTRmNDEzOTAtOGI0Yi00N2U1LTlhNDctNmQxMGFiNjk3ZmU4XkEyXkFqcGdeQXVyNjg2NjQwMDQ@._V1_SX1777_CR001777937_AL_.jpg

Reunidos, os Vingadores colocam em prática o plano de reaver as pedras do poder antes de Thanos encontra-las. Eles então se dividem em três grupos. Banner, Rogers, Lang e Stark viajam no tempo para Nova York em 2012. Nesse cenário, enquanto Banner tenta convencer a Anciã (Tilda Swinton)—quatro anos antes de treinar Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) em Doutor Estranho (2016)—à lhe entregar a pedra verde do tempo com a promessa de que ela lhe será devolvida depois que a história com Thanos for mudada, Rogers se infiltra entre os agentes da Hydra para conseguir a pedra amarela da mente, para depois enfrentar sua própria versão de 2012.

Lang e Stark falham em conseguir a Tesseract, a pedra azul do espaço, a qual é roubada pelo Loki (Tom Hiddleston) de 2012, o qual desaparece pouco depois de sua captura em decorrência dos eventos havidos em Os Vingadores (2012). Sem a intenção de voltarem com as mãos vazias, Rogers e Stark usam o último fresco de partículas desenvolvidas por Hank Pym (Michael Douglas) para alterar o tamanho e viajar para a sede da S.H.I.E.L.D. em 1970 com fins de roubar uma versão anterior da pedra do espaço que se encontra em frascos nos laboratórios de Pym. Ali, Tony tem um emocionante encontro com seu pai, Howard Stark (John Slattery), com o qual troca conselhos sobre paternidade, enquanto Steve revê o grande amor de sua vida, Peggy Carter (Hayley Atwell), a qual jamais o esqueceu.

MV5BMjI0MTkzMzkyNl5BMl5BanBnXkFtZTgwNTA2OTU5NzM@._V1_SX1777_CR001777936_AL_.jpg

Paralelamente, Thor e Rocket viajam para Asgard em 2013 com fins de recuperar a pedra vermelha da realidade que se encontra com Jane Foster (Natalie Portman) durante os acontecimentos de Thor: Mundo Sombrio (2013). Ao lembrar que naquele dia sua mãe, Frigga (Rene Russo), seria morta, Thor tenta mudar o passado, mas ela recusa querer saber ou ajuda-lo à mudar o que vai acontecer, enquanto Rocket consegue a pedra da realidade com Jane. Os dois voltam ao presente, não sem antes Thor conseguir seu antigo martelo do poder, Mjolnir. O terceiro e último grupo que volta no tempo é composto por Natasha, Rhodes, Nebula e Clint, os quais viajam para 2014. Enquanto Natasha e Clint vão atrás da pedra laranja da alma no planeta Volmir, Rhodes e Nebula vão ao planeta Morag para conseguirem a pedra roxa do poder antes que Peter Quill (Chris Pratt) a encontre na cena inicial de Guardiões da Galáxia (2014). Ao descobrirem através do Caveira Vermelha (Ross Marquand), guardião da pedra laranja da alma, que para consegui-la, alguém que eles amam deve ser sacrificado, Natasha e Clint brigam para salvar um ao outro. No final, num dos momentos mais dramáticos do filme, Natasha consegue se sacrificar atirando-se do mesmo penhasco de onde Thanos empurrou Gamorra (Zoe Saldana) no filme anterior. Nesse meio tempo, depois de conseguirem a pedra roxa, Rhodes e Nebula se preparam para voltar no tempo, mas por conta de seus implantes cibernéticos, Nebula sofre interferência de sua versão de 2014. Por conta de tal interferência, a versão de Thanos de 2014 descobre os planos dos Vingadores que visam reverter seu bem sucedido plano no futuro, ao que envia a Nebula de 2014 para atacar a Nebula de 2023 e voltar no tempo em seu lugar.

https-hypebeast.com-image-2019-03-avengers-endgame-second-trailer-breakdown-04.jpg

De volta ao presente, os Vingadores juntam as pedras do infinito e as colocam numa luva feita por Tony com mesma tecnologia de sua armadura de Homem de Ferro. Uma discussão acontece para saber quem deve usar a manopla para estalar o dedo e trazer de volta todos que foram desintegrados por Thanos, mas ao final é Banner que a usa. O plano funciona, com Scott vendo pássaros pela janela, e Clint recebendo uma ligação de sua esposa no celular. Nesse meio tempo, no entanto, Nebula de 2014 usa a máquina do tempo para transportar Thanos e sua nave para o presente. A sede dos Vingadores é atacada pelos asseclas de Thanos, que aguarda tranquilamente Nabula de 2014 encontrar a manopla com as pedras do infinito. Rogers, Tony e Thor enfrentam Thanos, e no clímax do confronto Rogers consegue manejar Mjolnir. Porém, Thanos consegue se sobrepor ao trio de super-heróis, enquanto seu imenso exército intergaláctico chega à Terra. Enquanto isso, Nebula de 2014 consegue a manopla de Clint, mas é morta pela Nebula de 2023, que volta ao presente com a Gamorra de 2014 depois de convencer esta à ajuda-la à derrotar Thanos. Cercados pelo exército de Thanos, os Vingadores são surpreendidos com a chegada de todos os que haviam sido desintegrados e que foram restaurados com a ajuda do Dr. Estranho e de Wong (Benedict Wong), que abrem vários portais. Assim, Sam Wilson/Falcão (Anthony Mackie), Buck Barnes/Soldado Invernal (Sebastian Stan), T’Challa/Pantera Negra (Chadwick Boseman), Hope van Dyne/Vespa (Evangeline Lilly), Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), Mantis (Pom Klementieff), Drax (Dave Bautista), Groot (Vin Diesel), Peter Quill e Homem-Aranha, além de Pepper Potts vestindo uma armadura simular à do Homem de Ferro, aparecem para ajudar com um exército de Wakanda, de Nova Asgard e de Destruidores.

No momento ápice da batalha, Danvers aparece e destrói a nave de Thanos, o qual consegue tomar a manopla, prometendo destruir todo o universo e transforma-lo à sua imagem de modo que nada mais poderá reverter seu plano. Rogers, Thor, Danvers e Stark lutam pela manopla, e depois de Thanos dar uma surra em Rogers, Dr. Estranho sinaliza para Stark como sendo aquele o único entre os mais de 14 milhões de futuros alternativos que ele previu que pode significar a destruição definitiva de Thanos, ao que Tony toma as pedras do infinito de Thanos e estala o dedo para fazer com que todo seu exército e o próprio Thanos sejam desintegrados, o que, ao final, custa-lhe a própria vida. Depois do dramático enterro de Tony, Thor deixa Nova Asgard sob a liderança de Valquíria e parte em busca de um novo propósito com os Guardiões da Galáxia que voltam para o espaço. Rogers, por seu turno, viaja no tempo para devolver Mjolnir e as pedras do infinito aos seus devidos lugares, mas acaba decidindo ficar no passado com Peggy Carter. No presente, um agora idoso Rogers encontra com Buck e Sam, e entrega seu escudo à este para que assuma seu manto.

Os Vingadores: Ultimato definitivamente não decepciona como desfecho da saga das pedras do infinito. Apesar da produção deixar à desejar quanto à trilha sonora—em contrapartida aos filmes anteriores da franquia—e quanto ao lamentável rumo do personagem Thor depois de toda sua evolução em Thor: Ragnarok e Os Vingadores: Guerra Infinita, o filme acerta ao novamente trazer com muita maestria todos os personagens do universo cinemático Marvel em sub-narrativas separadas, reprisando o dinamismo do filme anterior, e faz os fãs delirarem quando todos os personagens aparecem juntos em cena para a batalha final com Thanos. Como encerramento de uma era dos filmes da Marvel, Os Vingadores: Ultimato cumpre sua missão, e é certo dizer que os Vingadores originais saem definitivamente de cena para darem espaço agora aos novos super-heróis do universo cinemático Marvel que devem retornar em seus filmes solo ou em séries do vindouro sistema on streaming, Disney Plus.

Os Vingadores: Ultimato estreou nos cinemas brasileiros no último dia 25 de abril.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios