Durante a Tormenta: crítica de filme

Durante a Tormenta (título original: Durante la tormenta) é uma produção original Netflix escrita e dirigida por Oriol Paulo, que conta a história de duas terríveis tempestades havidas no intervalo de vinte e cinco anos que sofrem um distúrbio e abrem uma espécie de fenda no tempo entre dois períodos. Por conta de um efeito borboleta, a linha temporal atual é transformada; como resultado, uma mulher precisa correr contra o tempo para reverter a reação em cadeia que apagou sua filha da história.

MV5BM2U1NDIwMjEtMjA2Yy00MWExLTgzMTEtNDViYzVhOGI4MzBhXkEyXkFqcGdeQXVyNjUxMjc1OTM@._V1_SX1777_CR001777744_AL_.jpg

O filme começa em novembro de 1989, quando o garoto Nico Lasarte (Julio Bohigas-Couto) filma a si mesmo tocando guitarra, e é interrompido por sua mãe, Maria (Mima Riera), que o deixa sozinho para trabalhar como plantonista numa noite em que acontece uma terrível tempestade que deve durar cerca de 72 horas. Nesse cenário, ele testemunha gritos na casa ao lado, e decide investigar entrando na propriedade dos vizinhos. Ao descobrir o corpo sem vida de Hilda Weiss (Clara Segura) no chão da sala de estar, Nico é surpreendido pelo marido desta, Angel Prieto (Javier Gutiérrez), que ao alto das escadas e com sangue nas mãos vai ao seu encalço. Nico então foge, e ao atravessar a rua correndo é atropelado, morrendo instantaneamente. Vinte e cinco anos depois, Vera Roy (Adriana Ugarte), uma mulher que divide seu tempo como enfermeira num hospital e como mãe da pequena Gloria (Luna Fulgencio), muda-se para a antiga casa dos Lasarte com o marido, David Ortiz (Álvaro Morte). Depois de convidarem os vizinhos, Clara (Nora Navas), e o filho Aitor (Miquel Fernández), que é ex-namorado de Vera, o casal Ortiz descobre os eventos que se passaram com Nico Lasarte, antigo morador da casa vinte e cinco anos antes, e como Angel se suicidou pouco depois de ser condenado pela morte de Hilda.

MV5BMDA0MGM1ZDAtNjVlOC00YmEwLWFlMDEtMzJkNzBjZjkxNDM1XkEyXkFqcGdeQXVyNjUxMjc1OTM@._V1_SX1777_CR001777737_AL_.jpg

Tarde da noite, Vera encontra num armário o aparelho de televisão analógica e a câmera usada por Nico para registrar seus ensaios com guitarra. Quando David e Gloria estão dormindo, Vera acorda com o barulho da televisão ligada, e vai investigar. Por conta do inicio da tormenta idêntica que ocorreu vinte e cinco anos antes, ela acaba misteriosamente se conectando à Nico pela imagem da televisão. Os dois se comunicam, e ela o previne de sair de casa para investigar os ruídos na casa dos vizinhos. Não fica claro se Nico atendeu seu pedido por conta de uma interferência, e no dia seguinte Vera acorda no hospital. Trata-se de uma nova linha temporal, onde ela não é mais casada com David, não tem Gloria como filha, e é agora cirurgiã no hospital e está na iminência de fazer uma importante operação em um de seus pacientes. Transtornada, ela sai em busca de Gloria, para então descobrir que apagou a filha da história ao mudar os acontecimentos que culminaram na morte de Nico Lasarte vinte e cinco anos antes. Tudo fica mais complicado, quando ela descobre que Angel Prieto é casado e feliz com Clara e que ninguém jamais descobriu o corpo de Hilda Weiss. Com a ajuda do bem intencionado detetive Leyra (Chino Darín), Vera tenta provar a veracidade de suas alegações e encontrar Nico Lasarte antes que se passem as 72 horas da tormenta, caso contrário jamais poderá reverter sua linha temporal e reaver Gloria.

Considerado um dos melhores thrillers de ficção-científica internacional dos últimos tempos, Durante a Tormenta surpreende de forma bastante positiva, ainda que o final tenha lá seu tom novelesco e a narrativa seja similar à de filmes como Alta Frequência (2000) e Efeito Borboleta (2004). Com uma trama bem amarrada, a produção prende a atenção do inicio ao fim, e à exceção de algumas leves inconsistências, é aprazível, dinâmica e repleta de boas e convincentes reviravoltas que culminam num final bastante satisfatório.

Durante a Tormenta se encontra disponível via Netflix.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios