Amor, Morte + Robôs: review primeira temporada

Amor, Morte + Robôs (título original: Love Death + Robots) é uma série de animação adulta transmitida pela Netflix coproduzida por David Fincher e Tim Miller, que traz uma coletânea de dezoito episódios isolados com menos de vinte minutos cada que tem como temas amor, morte e robôs e cujo gênero vai desde a ficção científica e a fantasia ao horror e à comédia em cenários apocalípticos e distópicos. Seguindo a mesma linha de Black Mirror, a produção segue uma vertente imprópria para menores e para fracos do estômago devido ao excesso de nudez, violência e gore.

Por ser uma antologia, não é necessário assistir todos os episódios, ou mesmo levar em consideração a ordem em que estão disponíveis. Sobre qual deles é o melhor? Confira abaixo a classificação dos dezoito segmentos, do pior para o melhor, com alguns spoilers ao longo do caminho.

MV5BZjdkNjM5ZjQtYjJhOC00MzZhLTgwNjctM2MyMDU5YzkZDdjXkEyXkFqcGdeQXVyMTQxNjAwMTk@._V_

18. Histórias Alternativas

Escrito por Philip GelattTim Miller e dirigido por Víctor MaldonadoAlfredo Torres, Histórias Alternativas (título original: Alternative Histories) é sem sombra de dúvidas o pior episódio da primeira instalação da série. Felizmente, é um dos mais curtos, com oito minutos de duração. Mesmo assim, é extremamente cansativo ver as inúmeras e bizarras realidades alternativas geradas num simulador decorrentes da forma em que Hitler é morto.

MV5BMWFkMDhiYWYtYjQwNS00NThmLWE2ODAtYzcwMDg5YzA0OTBjXkEyXkFqcGdeQXVyNDg4NjY5OTQ@._V_SX777_CR0,0,777,999_AL_

17. Quando o Iogurte Assumiu o Controle

Escrito por  Tim Miller e Janis Robertson e dirigido por Víctor MaldonadoAlfredo Torres, Quando o Iogurte Assumiu o Controle (título original: When the Yogurt Took Over) traz outro dos mais fracos episódios da temporada. Aqui, um superinteligente iogurte é desenvolvido em laboratório e assume o controle da humanidade, provando ser superior ao próprio ser humano ao transformar o planeta num lugar perfeito.

MV5BODA5ZmIwOWItYzMxYy00OGMzLWIY2ItNTkxYzJmZWY3YzZhXkEyXkFqcGdeQXVyNDg4NjY5OTQ@._V_SX777_CR0,0,777,999_AL_

16. Era do Gelo

Escrito e dirigido por Tim Miller, Era do Gelo (título original: Ice Age) é o único segmento da série que envolve sequências em live-action, e que mesmo assim é de longe o mais inesquecível. A história acontece quando um jovem casal, Gail (Mary Elizabeth Winstead) e Bob (Topher Grace), se muda para um apartamento e descobre no congelador de um antigo refrigerador uma civilização que evolui velozmente, desde os tempos das cavernas à um futuro avançadíssimo.

MV5BZmFkYjc2MzUtMWI0Zi00ODJlLTljYjktMWM2NWMxZmZhNGJiXkEyXkFqcGdeQXVyNDg4NjY5OTQ@._V_SX777_CR0,0,777,999_AL_

15. A Testemunha

Alberto Mielgo dirige A Testemunha (título original: The Witness), escrito por Tim Miller. Embora visualmente espetacular, o segmento é repleto de nudez gratuita, onde a protagonista, depois de testemunhar o brutal assassinato de uma moradora do apartamento no prédio vizinho, se vê perseguida pelo assassino e corre praticamente nua pelas ruas de uma cidade surreal. À despeito da reviravolta, o episódio é de longe um dos melhores.

MV5BZmE5MzU5NjctYmQzYy00YzI5LWE0NjItYTBhZTFlNTNiMmI5XkEyXkFqcGdeQXVyNDg4NjY5OTQ@._V_SX777_CR0,0,777,999_AL_

14. Noite de Pescaria

Damian Nenow dirige Noite de Pescaria (título original: Fish Night), segmento escrito por Philip Gelatt, adaptado do conto de Joe R. Lansdale, que traz dois vendedores que acabam tendo que passar a noite no deserto depois que o carro em que viajam estraga. Ali, eles acabam tendo uma experiência surreal de viagem no tempo. Completamente sem noção como a grande maioria dos episódios, Noite de Pescaria impressiona pelo visual psicodélico; e nada mais do que isso.

MV5BN2VkYTczMjYtZjg0MC00OGJhLWFmNzUtMDljMzNiZWZmY2M2XkEyXkFqcGdeQXVyNDg4NjY5OTQ@._V1_SX1777_CR0,0,1777,999_AL_

13. Ajudinha

Escrito por Philip GelattTim Miller e dirigido por Jon Yeo, Ajudinha (título original: Helping Hand) é outro segmento visualmente fantástico, mas com um enredo que deixa um tanto quanto à desejar. Perdida em órbita à la Gravidade, uma astronauta precisa tomar uma importante e rápida decisão antes que o oxigênio de seu tanque de abastecimento se esgote. É um dos poucos segmentos com um final relativamente feliz.

MV5BYTg2MDE4NDctOGZhYS00YzQ4LTlkOWUtN2VkOWFkYmUyODE2XkEyXkFqcGdeQXVyNDg4NjY5OTQ@._V1_SX1777_CR0,0,1777,999_AL_

12. Zima Blue

Escrito por Philip GelattTim Miller e dirigido por Robert Valley, Zima Blue (título original: Zima Blue) conta a trajetória de um reservado e renomado artista num futuro distante que revela à uma jornalista os mistérios de seu passado e de sua ascensão ao estrelado pouco antes do lançamento de seu último trabalho.

MV5BNjRlY2UzNTEtYmQ3OC00M2JmLWE2M2ItNmFkZWU4ZmRlZGZhXkEyXkFqcGdeQXVyNDg4NjY5OTQ@._V1_SX1777_CR0,0,1777,999_AL_

11. Ponto Cego

Vitaliy Shushko dirige Ponto Cego (título original: Blind Spot), história escrita por Tim Miller que traz uma gangue de ciborgues assaltantes num roubo à um comboio fortemente armado por máquinas assassinas numa perseguição em alta velocidade numa rodovia no melhor estilo Velozes e Furiosos. Embora a narrativa não traga grandes explicações—especificamente quanto ao objeto fruto do roubo—o segmento é um dos mais espetaculares em termos de ação.

MV5BYjQ4NjIyYjYtOGI0ZC00ODNlLWJhMTktNzk5ZDJmMjMyOGVmXkEyXkFqcGdeQXVyNDg4NjY5OTQ@._V1_SX1777_CR0,0,1777,999_AL_

10. O Lixão

Escrito por Philip GelattTim Miller e dirigido por Javier Recio Gracia, O Lixão (título original: The Dump) traz um velho morador em um ferro-velho abandonado que é abordado por um agente municipal que quer removê-lo da área. Contudo, o velho lhe conta uma história surreal antes de conseguir se livrar de sua expulsão. Embora os personagens sejam desagradáveis e abomináveis, a trama prende a atenção até o final.

MV5BMTkwNGU5ZWEtNDA2Mi00ZjY3LWE2MzctOTFkMDlhZDgwZmVkXkEyXkFqcGdeQXVyNDg4NjY5OTQ@._V1_SX1777_CR0,0,1777,999_AL_

9. Boa Caçada

Oliver Thomas dirige o roteiro de Philip GelattTim Miller em Boa Caçada (título original: Good Hunting), onde o filho de um caçador de espíritos forma uma aliança com a filha de uma criatura metade humana, metade raposa. Nesse cenário, os dois se veem cercados por um mundo avançado e repleto de tecnologia que ameaça a magia de sua existência.

MV5BYWQ5YmI4OTItMWVjMC00M2Q2LWExNTktYWRhOWIyYTEzMGYzXkEyXkFqcGdeQXVyNDg4NjY5OTQ@._V1_SX1777_CR0,0,1777,999_AL_

8. Proteção contra Alienígenas

Em Proteção contra Alienígenas (título original: Suits), escrito por Philip GelattTim Miller e dirigido por Frank Balson, uma comunidade de fazendeiros usa suas imensas máquinas de guerra para conter os avanços de horrendas e esfomeadas criaturas alienígenas. Diferentemente dos demais segmentos, esse misto de velho-oeste com Firefly é divertido, ao mesmo tempo em que não tem nudez, violência extrema e gore.

MV5BNGJkODRmZTEtZTc0Mi00MmI4LWE4MTktMWJiMDJiNzdkYmQwXkEyXkFqcGdeQXVyNDg4NjY5OTQ@._V1_SX1777_CR0,0,1777,999_AL_

7. Sugador de Almas

Owen Sullivan dirige o roteiro de Philip GelattTim Miller em Sugador de Almas (título original: Sucker of Souls), que traz um grupo de arqueologistas e mercenários fortemente armados numa batalha sangrenta com demônios sedentos por sangue. Embora o final em aberto deixe um pouco à desejar, o dinamismo e o estilo da animação garantem muito divertimento.

MV5BODRiMDQ2ZWUtZmMwMy00MTc4LWE5MGMtMzZlNjI4MTNiNGVmXkEyXkFqcGdeQXVyNDg4NjY5OTQ@._V1_SX1777_CR0,0,1777,999_AL_

6. A Vantagem de Sonnie

Baseado no conto de Peter F. Hamilton, Dave Wilson e Gabrielle Pennacchioli dirigem A Vantagem de Sonnie (título original: Sonnie’s Edge). Primeiro segmento da temporada, o episódio impressiona pelo estilo gráfico, pelas cenas de luta e pela nudez sem vulgaridade. No submundo das lutas entre monstros geneticamente modificados e controlados remotamente, uma vencedora invicta se vê na mira de um inescrupuloso e rico empresário.

MV5BNjZjN2UzYzYtYmQ1Ni00ZjQzLTg3MjktZGYxZTAxMTE5YjRmXkEyXkFqcGdeQXVyNDg4NjY5OTQ@._V1_SX1777_CR0,0,1777,999_AL_

5. A Guerra Secreta

Último segmento da temporada, A Guerra Secreta (título secreto: The Secret War) é dirigido por István Zorkóczy e tem roteiro de Philip GelattTim Miller. Visualmente espetacular e visceral, a trama gira em torno de um grupo de elite do exército vermelho russo em uma época não especifica que combate incessantemente criaturas que emergem das profundezas subterrâneas das antigas florestas da Sibéria.

MV5BNzBmOGU5NzEtNDU3MC00NDk4LTliMjctZjI5MDI1ZjE2N2Q3XkEyXkFqcGdeQXVyNDg4NjY5OTQ@._V1_SX1777_CR0,0,1777,999_AL_

4. Metamorfos

Gabrielle Pennacchioli dirige o roteiro de Philip GelattTim Miller em Metamorfos (título original: Shape-Shifters), em que dois fuzileiros navais com poderes sobrenaturais enfrentam uma grande ameaça no meio da guerra do Afeganistão. Embora a trama seja previsível, a animação é de encher os olhos, enquanto as cenas de luta são extremamente gratificantes.

MV5BYjUyN2VkNTktY2M1My00ZjNlLWJlMzMtYWUzNGQ2NzFmNTA0XkEyXkFqcGdeQXVyNDg4NjY5OTQ@._V1_SX1777_CR0,0,1777,999_AL_

3. Para Além da Fenda de Áquila

Dominique Boidin, Léon Bérelle, Rémi Kozyra e Maxime Luère dirigem a história de Alastair Reynolds em Para Além da Fenda de Áquila (título original: Beyond the Aquila Rift), onde a tripulação de uma nave acorda de seu estado criogênico para descobrir que viajou anos-luz e que se perdeu na fenda de Áquila. Com uma qualidade visual superior aos demais segmentos, o episódio é imperdível à qualquer fã de uma boa história de ficção-científica.

MV5BZjM5Y2Y2OTktYTJjNi00MzljLWI5ZDUtZjJlMjFmZGUzNjZkXkEyXkFqcGdeQXVyNDg4NjY5OTQ@._V1_SX1777_CR0,0,1777,999_AL_

2. Três robôs

Baseado numa história de John Scalzi, Víctor MaldonadoAlfredo Torres dirigem Três Robôs (título original: Three Robots). Segundo segmento da temporada, o episódio é um frescor ao conferir uma boa dose de humor depois do intenso e violento A Vantagem de Sonnie, e traz um mundo pós-apocalíptico onde três robôs fazem um tour por uma cidade devastada.

MV5BM2UyNWM2YWEtNjRmMS00OWVkLWFhNzctYzg0NDEzNWQwNWQ1XkEyXkFqcGdeQXVyNDg4NjY5OTQ@._V1_SX1777_CR0,0,1777,999_AL_

1. Número da Sorte

Jerome Chen dirige Número da Sorte (título original: Lucky 13), adaptado da história de Marko Kloos, onde Samira Wiley empresta seu rosto com captura de movimentos e sua voz numa dramática aventura onde faz a piloto de um amaldiçoado avião de carga que em meio à uma sangrenta guerra futurística acaba ganhando vida própria e se torna a aeronave mais bem sucedida numa série de missões perigosas. Visualmente fantástico, o segmento conta com bom desenvolvimento, ótimos personagens e um desfecho emocionante.

Amor, Morte + Robôs se encontra disponível via Netflix.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios