Coisa Mais Linda: review primeira temporada

Coisa Mais Linda (titulo original: Coisa Mais Linda) é uma série original Netflix criada e desenvolvida por Giuliano Cedroni e Heather Roth, que se passa no Brasil do final da década de cinquenta. Com oito episódios dirigidos por Caito Ortiz, Hugo Prata e Julia Rezende, a produção traz a história de uma paulista que, depois do desaparecimento do marido no Rio de Janeiro, decide abrir um clube de Bossa Nova, desafiando assim os paradigmas moralistas de uma época.

Coisa-Mais-Linda-NetflixDivulgação-1.jpg

A temporada começa com a introdução da personagem Maria Luiza (Maria Casadevall), uma paulista filha de um empresário do ramo agropecuário, Ademar (João Bourbonnais). Casada com Pedro, com o qual pretende abrir um restaurante no Rio de Janeiro, Maria Luiza o aguarda em São Paulo com o filho pequeno do casal até que ele tenha preparado o terreno para sua chegada em terras cariocas. Contudo, depois de uma misteriosa ligação com interferência na qual Pedro lhe pede desculpas, Maria Luiza se vê obrigada à viajar sozinha e com antecedência para o Rio com fins de averiguar como estão as coisas, ao que se depara com o sumiço do marido e a constatação de que ele a estava traindo, bem como que roubou todo o dinheiro enviado por ela para a construção do restaurante. Transtornada, Maria Luiza tenta incendiar as roupas de Pedro, ao que é impedida por Adélia (Pathy Dejesus), e encontra amparo com a amiga de longa data, Ligia (Fernanda Vasconcellos), uma aspirante à carreira de cantora que abriu mão de seus sonhos para acompanhar os anseios políticos do marido, Augusto (Gustavo Vaz), e sua cunhada, Thereza (Mel Lisboa), uma jornalista liberal que tem um casamento aberto com o marido, Nelson (Alexandre Cioletti), mas cujo passado esconde traumas irreparáveis.

cml_107_unit_00008r-resize.jpg

A trama ganha forma quando Maria Luiza é convidada por Ligia e Thereza à uma festa no barco de Roberto (Gustavo Machado), produtor musical que tenta à todo custo lançar a carreira do jovem e charmoso musico boêmio Chico Carvalho (Leandro Lima). Embriagada, Maria Luiza assiste uma pequena apresentação de Chico e fica maravilhada com seu estilo único, que mistura samba e jazz, ao que se atira no mar do alto do mastro do barco, e tem uma epifania. Hospedada por Thereza, ela visita o morro com Chico no dia seguinte, onde é introduzida ao samba de raiz, ao que decide transformar o projeto do tão sonhado restaurante que pretendia abrir com Pedro, em um ambicioso e inédito clube de música. Para isso, ela convida Adélia para ser sua sócia, e enfrenta o furor de Ademar, que decide não dar tostão algum para ajuda-la em sua nova empreitada, e de vários outros homens que colocam em dúvida seu sucesso como empreendedora. Nesse cenário, é revelado ainda que o casamento de Ligia não é tão perfeito como aparentava quando Augusto se vê consumido pelo desejo de se tornar candidato à prefeitura do Rio de Janeiro enquanto a esposa revive o sonho de se tornar cantora; que Adélia vive uma relação de idas e vindas com o apaixonado musico viajante que atende pelo nome de Capitão (Ícaro Silva) na esperança de reencontrar seu verdadeiro amor; e que fantasmas do passado voltam para assombrar o até então inabalável casamento de Thereza com Nelson.

Com cinematografia espetacular, trilha sonora magnífica e adaptação de época imbatível, além de ótimas performances, com destaque para Mel Lisboa, Fernanda Vasconcellos e Alexandre Cioletti, Coisa Mais Linda é uma surpresa bastante agradável. Embora os elementos novelescos de uma trama global estejam todos lá, e que o episódio final seja uma clara corrida contra o tempo em que a trama degringola e alguns personagens se tornam inconsistentes para uma resolução imprevisível quando de uma inesperada reviravolta que deixa um grande gancho em aberto, a produção agrada principalmente por trazer o chame e a elegância de um Brasil de mais de cinco décadas passadas, e os conflitos entre conceitos morais e progressistas de uma época.

Coisa Mais Linda não tem uma segunda temporada oficialmente confirmada, e sua primeira instalação pode ser conferida via Netflix.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios