Nós: crítica de filme

Escrito e dirigido por Jordan Peele, responsável pelo criticamente aclamado Corra!, Nós (título original: Us) é um thriller de horror psicológico crítico em que uma família de férias tem sua tranquilidade transformada em caos quando atacada por um violento e sanguinário grupo de sósias.

MV5BOTExNjY3NTcwNV5BMl5BanBnXkFtZTgwODU0Nzg2NzM@._V1_SX1500_CR0,0,1500,999_AL_

O filme traz como introdução a infância de Adelaide, personagem de Lupita Nyong’o, mais precisamente o traumático incidente havido em 1986, quando de uma viagem à praia com os pais em Santa Cruz. Ali, ela some de vista durante uma visita ao parque de diversões e explora uma casa de espelhos, onde tem um aterrorizante encontro com sua sósia. No presente, traumatizada pelo ocorrido, uma agora adulta Adelaide viaja com o marido, Gabe Wilson (Winston Duke), e os dois filhos, Zora (Shahadi Wright Joseph) e Jason (Evan Alex), para a antiga casa de veraneio dos pais. As coisas começam à ficar estranhas quando os quatro vão à contragosto de Adelaide à praia onde trinta anos antes aconteceu o fatídico evento na casa de espelhos. Eles encontram uma família de amigos, Kitty (Elisabeth Moss), Josh (Tim Heidecker) e as filhas gêmeas, Becca (Cali Sheldon) e Lindsay (Noelle Sheldon). Jason desaparece quando ao vai ao banheiro, momento em que encontra um itinerante na areia com os braços abertos, e Adelaide vai em pânico ao seu encontro. Transtornada, ela decide voltar com a família de volta para casa.

MV5BMTk0OTY2MDIwMl5BMl5BanBnXkFtZTgwMzY0Nzg2NzM@._V1_SX1777_CR001777948_AL_.jpg

À noite, Adelaide finalmente conta à Gabe seu trauma do passado, e o quanto teme que sua sósia volte para persegui-la. Nisso, Jason avisa que há uma família do lado de fora parada e de mãos dadas em frente à entrada da casa. Gabe sai para confronta-los, e quando eles não vão embora, ele retorna com um taco de baseball, ao passo em que Adelaide chama a policia, que não deve chegar tão cedo. Os quatro misteriosos visitantes, todos vestidos em uniformes vermelhos e armados com tesouras, ocupam a casa à força e fazem a família Wilson refém. É nesse momento em que é revelado que os invasores são sósias perfeitos de cada um dos membros da família de Adelaide. Nesse cenário, Red, sósia de Adelaide—e a única dos quatro ofensores capaz de falar, enquanto os demais apenas grunhem como animais—, conta-lhes a história de uma princesa, sua sombra e a relação entre as duas, para então ordenar que Adelaide se algeme à uma mesa. Nisso, Abraham, sósia de Gabe, arrasta-o violentamente para outra sala, enquanto Umbrae, sósia de Zora, a persegue pela rua, e Jason se vê obrigado à se separar da mãe na companhia de seu animalesco sósia, Pluto. O que se segue é um festival de horrores sem precedentes, onde os Wilson se veem confrontados por seus aterrorizantes sósias que não apenas querem brutalmente assassina-los, como sabem exatamente o próximo passo de cada um deles e são capazes de imitar todas as suas tentativas de luta pela sobrevivência, tornando o embate físico insustentável.

Excelentemente bem produzido, e com uma narrativa inicial intrigante, Nós surpreende do mesmo modo que Corra! surpreendeu as plateias dois anos antes. Claro que o filme está longe da perfeição, embora seja considerado a inauguração de uma nova era do cinema de horror psicológico crítico americano. E se Jordan Peele perdeu a mão com o excesso de explicações em Corra!, aqui ele peca pelo não esclarecimento de certos elementos do filme. No caso, não se trata exatamente dos “por quês” que são deixados no ar, eis que as motivações da sinistra família de sósias é bem explícita. A falta de aclaramento na narrativa fica por conta de “como” os sósias colocam seu plano em prática à despeito de toda a revelação de Red ao final do filme. De qualquer forma, o desfecho é coerente no ponto principal da trama e satisfaz, ainda mais com a grande reviravolta final, o que ainda assim não torna o filme uma obra-prima. Os destaques ficam por conta de Lupita Nyong’o e de Evan Alex.

Nós estreou nos cinemas brasileiros no dia 21 de março.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios