Velvet Buzzsaw: crítica de filme

Velvet Buzzsaw (título original: Velvet Buzzsaw) é um filme de horror e mistério com uma boa dose de humor negro escrito e dirigido por Dan Gilroy, no qual o cineasta reprisa sua dobradinha com Jake Gyllenhaal, com o qual já havia trabalhado no renomado O Abutre. A história de Velvet Buzzsaw gira em torno de uma série de quadros de um artista desconhecido que transformam a vida de várias pessoas que desejam lucrar com sua venda numa conceituada galeria de arte em Los Angeles.

MV5BNDU0ODk1MzUyOV5BMl5BanBnXkFtZTgwODcyMjU4NjM@._V1_SX1500_CR0,0,1500,999_AL_

Morf Vandewalt (Jake Gyllenhaal) é um crítico de arte que, cansado de sua relação com o namorado, começa um romance com a melhor amiga, Josephine (Zawe Ashton), a qual trabalha na prestigiada galeria de arte Haze de propriedade da ex-artista plástica, Rhodora (Rene Russo). Na intenção de alavancar sua carreira tornando-se sócia de Rhodora, e depois de encontrar no apartamento de seu vizinho morto uma imensa coleção de pinturas muito peculiares, Josephine decide roubar e mostrar os trabalhos do falecido à Morf e Rhodora com fins de expô-los e vendê-los. Os dois ficam fascinados pelas pinturas, e Rhodora decide cataloga-los com fins de exposição e venda, enquanto Morf, intricado pelo estilo do artista, resolve escrever sua biografia, descobrindo um passado sombrio e repleto de tormento e abuso infantil que resultou na morte de seu pai e uma doença mental retratada em suas telas. Gradativamente, no entanto, as pinturas se mostram tão sinistras quanto a própria vida e tragédia de seu autor, e ganham vida própria quando a ganância toma cada vez mais conta de Rhodora, e mesmo quando seus rivais tentam expor os sórdidos segredos por trás da trajetória do desconhecido pintor.

MV5BMjM1ODAyNzIxN15BMl5BanBnXkFtZTgwOTE0NDUzNzM@._V1_SX1500_CR0,0,1500,999_AL_

A narrativa fica mais complicada quando Morf e Josephine enfrentam seus próprios demônios pessoais ao descobrirem a infidelidade um do outro, bem como quando, em suas investigações sobre o misterioso pintor, Morf tem por revelado que os quadros foram na verdade pintados com o próprio sangue do artista. Nesse cenário, várias mortes misteriosas e bizarras começam à ocorrer envolvendo os quadros e as pessoas envolvidas em tentar ganhar dinheiro com as pinturas ou sabotar a reputação de seu artista. Morf começa então à acreditar estar sofrendo de alucinações ao ver as pinturas se moverem, e descobre que o pintor teria deixado instruções explicitas para destruir toda a sua obra logo depois de sua morte, desejo esse que não foi concretizado, e do qual Josephine tinha plena ciência. Quando Rhodora admite saber de tal informação, e que não abre mão de continuar à expor e vender os quadros, Morf tenta se desfazer da coleção por sua própria conta numa tentativa desesperada de salvar sua vida e de todos aqueles que possam adquirir as pinturas.

Considerado um dos filmes de horror mais harmoniosos e confusos dos últimos tempos, Velvet Buzzsaw não poupa na sátira ao universo das artes plásticas ao mostrar um meio repleto de vaidade, ganância e frivolidade. À despeito da trama levemente inconsistente e superficial que demora à ser desenvolvida, o filme não peca no aspecto visual, enquanto os talentos arrebatadores de Jake Gyllenhaal, de Rene Russo e de John Malkovich—que faz uma ponta como um artista em crise de bloqueio depois de ver as infames pinturas—roubam completamente a cena. Seguindo o mesmo tom amargo e imoral de O Abutre, Dan Gilroy reprisa seu característico estilo sombrio em Velvet Buzzsaw da forma mais cínica possível servindo-se de um universo fútil e impessoal.

Polar encontra-se disponível via Netflix.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios