Resumo do episódio #4.13 de Outlander: Man of Worth (final de temporada)

O último episódio da quarta temporada de Outlander traz Jamie, Claire e o jovem Ian na tentativa de resgatar Roger de seus captores Mohawk. Enquanto isso, em River Run, Brianna se desespera com a possibilidade de nunca mais ver os pais e Roger.

Outlander Season 4 2018

O episódio começa com Jamie (Sam Heughan), Claire (Caitriona Balfe) e o jovem Ian (John Bell) finalmente chegando à vila Mohawk em Nova York. Ali, eles são hostilizados pelos nativos, até revelarem ter interesse em fazer troca. Levados ao chefe da tribo, Tehwahsehwkwe (Tom Jackson), os Fraser informam ter interesse em fazer troca de iguarias por Roger (Richard Rankin). O chefe da tribo se reúne com outros membros mais velhos para discutir tal possibilidade, enquanto Jamie, Claire e o jovem Ian mostram aos demais índios o que tem para darem em troca. Ao remover seu xale, e revelar a pedra presa à um cordão no pescoço que encontrou junto ao crânio de um índio também viajante do tempo que encontrou no episódio The False Bride, Claire causa alvoroço entre os nativos. Ao ver o artefato, o chefe da tribo os expulsa, e informa que não haverá troca alguma. Os Fraser decidem acampar não muito longe da tribo, e Jamie planeja voltar tarde da noite para resgatar Roger. Nisso, os três são surpreendidos por um pequeno grupo de Mohawks que querem a pedra. Claire revela ter interesse em lhes entregar em troca de Roger, e pede que eles lhe expliquem o motivo para ela ser tão importante para eles.

Outlander Season 4 2018

Os nativos então explicam que a pedra pertencia à um viajante que falava sua língua, Otter Tooth (Trevor Carroll), o qual os alertou sobre uma grande guerra, bem como o fim da cultura ameríndia. Ele também dizia que os homens brancos deveriam morrer, e com um grupo de seguidores escalpelou vários deles. Temendo retaliação, o chefe da tribo na época o expulsou, e como Otter Tooth sempre voltava, foi ordenada sua execução. Decapitado, a cabeça de Otter Tooth foi enterrada longe com a pedra para que não se ouvissem mais umas premonições. Segundo os nativos que anseiam a pedra, ela tem o poder de fazer seu possuidor ver o futuro. Claire então promete lhes entregar o artefato se eles os ajudarem à resgatar Roger, e na mesma noite os Fraser e o grupo Mohawk chegam às escondidas na vila e conseguem tirar Roger da tenda, mas são descobertos. Uma grande revolta acontece para impedir que os Fraser escapem da vila com o prisioneiro, e na manhã seguinte a líder do grupo Mohawk que ajudou os Fraser é expulsa da aldeia. Tehwahsehwkwe também decide libertar os Fraser e os manda de volta para casa, mas quando Jamie e Claire imploram para levarem Roger junto, são impedidos. Quando Jamie então se oferece como troca por Roger, o jovem Ian traduz a oferta à Tehwahsehwkwe, o qual aceita, exceto pelo fato de que o jovem Ian mentiu, oferecendo-se à si mesmo em troca de Roger.

Outlander Season 4 2018

Depois de uma emocionante despedida, na qual o jovem Ian não lamenta nem um pouco sua decisão de ficar com os Mohawk, e até mesmo comemora ao ser bem sucedido no teste para aceitação como membro da tribo, os Fraser seguem viagem. Jamie não esconde o ressentimento pelo fato do sobrinho ser deixado para trás, mas sabe que a irmã entenderá a decisão do filho, o qual sempre foi um rebelde. Quando a oportunidade aparece, Roger esbofeteia Jamie em retaliação pela surra que levou em The Birds and The Bees. Claire tenta intervir, mas Jamie diz que é seu direito de fazê-lo, e Roger o surra até não conseguir mais. Quando os dois finalmente se cansam, Roger pergunta sobre Brianna (Sophie Skelton), e descobre que foi ela que os enviou ao seu resgate, e que ela o aguarda em River Run, na casa de Jocasta (Maria Doyle Kennedy). Ele então informa que conseguiu duas pedras para conseguir levar Brianna de volta para o século XX, mas Claire o alerta que ela não pode viajar, pois está prestes à dar à luz. Roger fica extasiado com a noticia até descobrir que Brianna foi violentada por Stephen Bonnet (Ed Speleers) na mesma noite em que a deixou, e que existe a possibilidade de que o filho também seja dele. Os Fraser lhe cobram uma posição sobre o que ele pretende fazer, e Roger diz que precisa de um tempo para pensar.

Outlander Season 4 2018

Enquanto isso, em River Run, Murtagh (Duncan Lacroix) aparece depois da fuga da prisão em Wilmington, e Jocasta não se mostra nada satisfeita com seu envolvimento com os reguladores. Ele, por seu turno, fica furioso ao descobrir que Brianna está noiva de Lord John Grey (David Berry), um casaca vermelha. Os dois então discutem sobre a revolta contra os ingleses na América, e Jocasta ao final atira o conteúdo de seu copo de scotch no rosto de Murtagh. Na manhã seguinte, é revelado que os dois dormiram juntos, tornando-se assim amantes. Alguns dias depois, Brianna dá à luz um menino, e dois meses se passam até que é chegada a noticia do retorno dos Fraser. Brianna corre para encontra-los, mas recebe apenas os pais. Aos prantos, ela descobre que Roger está vivo e bem, e que não voltou com eles ao descobrir toda a verdade sobre o que lhe aconteceu desde que se separaram. No dia seguinte, os três se preparam para voltar ao rancho Fraser, e Brianna vê da janela do quarto Roger chegando à cavalo. Os dois se reencontram e se beijam apaixonadamente, ao que Roger pede para conhecer o filho. Nisso, vários soldados ingleses aparecem, e Murtagh vai se esconder na senzala, enquanto um dos soldados entrega uma carta à Jamie com ordens do governador Tryon (Tim Downie) para que lidere uma milícia contra os reguladores, tendo como primeira missão capturar e matar seu líder, Murtagh, ao que o episódio termina.

Pontos Altos do Episódio:

  • A troca do jovem Ian por Roger. Assim como em Os Tambores de Outono, o momento é dos mais emocionantes em toda a saga. Afinal, trata-se do sobrinho adorado de Jamie e Claire, e da promessa feita pelos dois à Brianna no sentido de que trariam Roger de volta. Felizmente, essa não é a última vez que veremos o jovem Ian.
  • A descoberta de Roger sobre o estupro e a gravidez de Brianna. Assim como na saga literária, a reação do personagem é bastante condizente com seus princípios. Mas o reencontro dos dois e a decisão de Roger de ficar com Brianna e assumir a criança como filho é definitivamente um dos momentos mais simbólicos do personagem, e provavelmente sua redenção por todas as pisadas de bola nos episódios anteriores.
  • O romance entre Murtagh e Jocasta. Alguém mais tinha alguma duvida do que estava para acontecer entre os dois? Claro que depois da tensão entre os dois no episódio a coisa toda parecia meio improvável àquela altura, mas nem um pouco impossível.
  • A intimação de Jamie para assumir uma milícia contra os reguladores. É o grande gancho para o que está por vir na quinta temporada.

A quarta temporada de Outlander pode ser conferida via Fox Premium Brasil, e a quinta temporada deve voltar em novembro de 2019.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios