Resumo do episódio #5.19 de Vikings: What Happens in the Cave

No penúltimo episódio da quinta temporada de Vikings, Ubbe é forçado à um sangrento duelo para conseguir paz entre vikings dinamarqueses e saxões com fins de realizar um antigo sonho de Ragnar. Na Islândia, Floki chega às profundezas do submundo e faz uma chocante descoberta. Bjorn e Harald chegam à Escandinávia e cruzam o caminho de Hvitserk e Olaf, enquanto Ivar ordena sejam reforçadas as muralhas de Kattegat antecipando um ataque sem precedentes.

MV5BYTg2NWNhM2YtY2EzZC00NTIzLTllNzctZTYzZTQ2YzIwNWQ4XkEyXkFqcGdeQXVyMzY1MjY1NTY@._V1_

Em Wessex, Judith (Jennie Jacques) morre, e Lagertha (Katheryn Winnick) consola Alfred (Ferdia Walsh-Peelo) lembrando-o de todos os sacrifícios que ela fez por ele, e que agora sua missão é se tornar o grande rei que ela tanto desejou. Pouco depois, ela se recorda de quando esteve perdida na floresta depois da batalha contra o exército de Harald (Peter Franzén). Gravemente ferida, ela desmaia no meio da mata, e é resgatada por uma bruxa que corta seus cabelos e diz que é chegada sua hora de começar uma nova vida. Enquanto isso, Torvi (Georgia Hirst) e Ubbe (Jordan Patrick Smith) estão no acampamento dos vikings dinamarqueses que pretendem invadir território saxão com fins de matar e saquear. Depois de convencerem os reis Aldwin (Jamie Maclachlan) e Angantyr (Markjan Winnick) à aceitarem um acordo com Alfred, resta à Ubbe duelar com Frodo (Gavan O’Connor-Duffy), o rei dissidente que almeja guerra contra os saxões. A luta é sangrenta, mas Ubbe vence quase morrendo em seguida.

De volta à Wessex, Ubbe se restabelece e revela à Torvi ter percebido durante o combate que seu coração pertence ainda aos deuses nórdicos, e que não pode mais lutar pelos cristãos. Depois de Alfred entregar o assentamento de terra aos dinamarqueses, concretizando um sonho de Ragnar (Travis Fimmel), Ubbe, Torvi e Lagertha decidem voltar para a Escandinávia sob as bênçãos de Alfred, que lhes agradece por tudo o que fizeram.

MV5BNjQ3Nzc3NDE1OV5BMl5BanBnXkFtZTgwMjQwOTc5NjM@._V1_SY1000_CR0,0,1499,1000_AL_

Depois de deixar York rumo à Kattegat, enfrentar uma tempestade em alto mar e perder vários navios, Harald entra em conflito com Bjorn (Alexander Ludwig), e os dois começam à lutar na praia debaixo de chuva quando Harald sugere que talvez faça um acordo com Ivar (Alex Høgh) ao invés de tentar destruí-lo como planejado. Gunnhild (Ragga Ragnars) intervém, e depois de esbofetear Bjorn, faz com que os dois recobrem a razão para o que ainda precisam enfrentar antes de disputarem o trono de Kattegat. Ambos concordam e seguem adiante com o plano incialmente elaborado, enquanto Magnus (Dean Ridge) dá indícios de que não deixou completamente de ser cristão, o que deixa Bjorn intrigado. Enquanto isso, Hvitserk também marcha em direção à Kattegat com o rei Olaf (Steven Berkoff) e o seu imenso exército. No caminho, Olaf questiona se tomou a decisão certa, mas não revida da ideia de derrubar Ivar.

Pouco depois, os caminhos de ambos os exércitos se cruzam, e Bjorn vai em missão diplomática no acampamento de Olaf, acreditando que Hvitserk o recrutou para Ivar com fins de invadir Wessex. Ao encontrar Hvitserk em sua tenda, no entanto, Bjorn descobre que a intenção do irmão é destronar Ivar. Os dois comemoram o fato de estarem novamente lutando do mesmo lado, e Hvitserk diz que seu destino é matar Ivar.

MV5BMGY4Njg5NjAtYzNjMi00NjcyLWI2N2YtMDY5YmRiODhlYzQzXkEyXkFqcGdeQXVyNjc5Mjg0NjU@._V1_SY1000_CR0,0,1498,1000_AL_

Em Kattegat, Freydis (Alicia Agneson) confronta Ivar sobre o paradeiro de Baldur, mas ele se esquiva sobre o fato de tê-lo abandonado na floresta. Depois de descobrir que o bebê foi encontrado morto e devorado por raposas, ela o acusa de assassina-lo, mas Ivar a agride, e até mesmo sugere que o filho nem mesmo era dele, esganando-a quase até a morte. Na sala do trono, onde Ivar é ainda tratado como divindade pelos habitantes de Kattegat, ele anuncia a chegada da primavera, bem como a retomada de York pelos saxões com a partida de Harald e Bjorn daquele território. Depois de apontar que contava com a chegada de Hvitserk com o exército de Olaf para seguirem viagem à Inglaterra com fins de derrotar Alfred e tomar Wessex, Ivar informa ter mudado de ideia, e que os planos agora são de reforçar as muralhas de Kattegat, sem jamais mencionar uma possível invasão com fins de destrona-lo. Todos celebram a decisão, enquanto Freydis parece finalmente temer o monstro no qual o transformou.

Na Islândia, depois de deixar para trás o que restou do acampamento de colonos e de encontrar uma caverna onde acredita ser a morada da deusa Hel, Floki (Gustaf Skarsgård) explora as profundezas do submundo com uma tocha, mas ao chegar ao fim do caminho é surpreendido com uma descoberta que o faz rir histericamente. Uma cruz levantada dentro da caverna e restos de um acampamento indicam que o local já foi povoado por cristãos. Nisso, um tremor acontece, e a caverna desaba sobre um desolado Floki, não ficando claro seu destino.

Pontos Altos do Episódio:

  • O renascimento de Lagertha. Embora seja imprescindível a evolução dos personagens, a nova fase de Lagertha não entusiasma, a menos que seja o começo do fim para ela. O fato de ter visões com Ragnar e lembrar dele à todo momento nos últimos episódios é a dica de que talvez o reencontre em Valhalla, a menos que não morra em batalha.
  • A inesperada vitória de Ubbe. À julgar pela violência do duelo com o rei Frodo, Ubbe se saiu melhor do que o esperado. Assim como Hvitserk, ele se tornou uma grande surpresa na segunda metade da temporada ao crescer como personagem e sair da sombra de Ragnar. Bjorn definitivamente não é mais o único favorito entre os filhos de Ragnar na batalha contra Ivar entre muitos fãs da série.
  • Sem poder confiar em Harald, Bjorn parece ainda meio perdido. Tendo apenas a lealdade de Gunnhild, o personagem parece estar com futuro incerto, ainda mais se considerado que Harald também tem desfecho histórico próspero nas lendas vikings.
  • Floki na caverna. Não fica claro o que acontece ao final no segmento. Se Floki morre ou não entre os escombros, ainda não sabemos. Mas é certo dizer que se ele escapar mais uma vez da morte, será definitivamente outra pessoa. Espera-se que ao menos nesse caso seu novo arco seja bem mais interessante na próxima temporada.

Vikings é originalmente transmitida pelo canal History, e pode ser também conferida pelo canal pago Fox Premium 2.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios