Resumo do episódio #3.11 de This Is Us: Songbird Road, Part One

O décimo primeiro episódio da terceira temporada de This Is Us traz talvez a história mais lastimável de toda a temporada. Depois de descobrir que Nicky não morreu no Vietnã, Kevin conta a novidade à toda família, e parte numa viagem de carro à Pensilvânia com Randall e Kate com a intenção de descobrir os motivos por trás das mentiras de Jack no sentido de que o irmão morreu na guerra. O resultado não poderia ser mais “This is Us”.

MV5BZDcyNWZiNjYtMGNkYi00MGMyLWE4NzgtODBmOGYxY2Y1YzZmXkEyXkFqcGdeQXVyMjYwNDA2MDE@._V1_.jpg

O episódio traz Kevin (Justin Hartley) e Randall (Sterling K. Brown) na casa de Rebecca (Mandy Moore) revelando à Kate (Chrissy Metz) via Skype sobre a descoberta de que Nicky (Michael Angarano) não morreu no Vietnã. Kate fica surpresa sobre como Jack (Milo Ventimiglia) escondeu tal fato, e recusa ir com os irmãos para uma viagem de carro até a Pensilvânia no intuito de encontra-lo e conseguir respostas. Rebecca também afasta a possibilidade de se envolver, e toma conta de Tess (Eris Baker) e Annie (Faithe Herman), já que Beth (Susan Kelechi Watson) tem algumas entrevistas de emprego. Eventualmente, Kate acaba decidindo pegar a estrada com Kevin e Randall. Enquanto isso, Rebecca fica inquieta com a descoberta, e confrontada por Miguel (Jon Huertas), lembra que respeitou a privacidade de Jack ao jamais fazer muitas perguntas sobre a guerra, compreendendo o horror que ele passou, mas revela se sentir culpada por nunca tentar questiona-lo mais ao ponto de eventualmente descobrir o que tanto o atormentava. Miguel tenta consola-la no sentido de que ele mesmo tendo sido amigo de Jack vinte anos antes não poderia imaginar tal segredo, mas aponta sempre ter considerado que ele havia algo à esconder e que provavelmente o fez para não ter essa mancha do passado sobre sua vida iluminada ao lado da esposa e dos filhos. Rebecca é indiferente ao que Jack pretendia ao não lhe contar a verdade, e aponta querer agora apenas saber a verdade.

NUP_184411_2126-1014x570.jpg

Em flashback, é mostrado como a trágica história de Jack e Nicky no Vietnã chegou ao fim, e como os dois nunca mais se falaram. Depois da explosão do barco de pesca em The Beginning is The End is the Beginning, Jack corre ao descobrir que um dos soldados estava no barco. É então revelado que pouco antes naquela manhã Nicky estava deitado ao sol e foi surpreendido pelo menino vietnamita que ajudou à salvar de uma infecção no pé em Six Thanksgivings. Nicky lhe mostra um chocolate, e o garoto lhe rouba os óculos quando o doce lhe é recusado. Ele os coloca e ri histericamente. Nicky também ri, e como se finalmente tivesse encontrado um pouco de paz em meio ao inferno, entrega-lhe o chocolate e o convida para pescar. No barco, ele mostra um truque: atirar uma granada no rio, a qual explode e faz vários peixes mortos boiarem. Eles enchem a cesta e partem para outro trecho do rio. Nicky repete o truque, mas a granada emperra, e o garoto tenta ajuda-lo. Nicky tenta impedir, e o artefato cai sem o anel dentro do barco. Em pânico, ele grita para que o garoto salte, e depois se joga no rio. O barco explode, e o garoto morre. Jack vai de barco ao local do acidente, resgata Nicky, e ao notar os gritos histéricos da mãe vietnamita à margem do rio e ver um chinelo de criança boiando, descobre o que aconteceu, e fica furioso com Nicky, o qual é logo em seguida levado embora para tratamento numa clinica psiquiátrica.

MV5BOWRjODRkZWYtNjBmNC00ZTk1LTgxOTYtMmUzMzRkNTk0MWZlXkEyXkFqcGdeQXVyMjYwNDA2MDE@._V1_.jpg

Um segundo flashback revela como Nicky tentou contatar Jack ao longo dos anos enviando-lhe vários cartões postais, sempre assinados como C.K., e pedindo para os dois se encontrarem para conversar. Jack, no entanto, ignora todos os apelos. Um dia, porém, ele recebe um desses cartões em casa. É 1992, e ele está no seu melhor momento com Rebecca e as crianças. Jack definitivamente não quer o passado estragando a parte boa de sua vida, ao que decide ir ao encontro de Nicky, mentindo à Rebecca que vai à uma viagem de trabalho. O encontro é amargo, mas depois de algumas memórias de infância, os dois riem e a tensão parece dar uma trégua entre os dois. Contudo, quando Nicky tenta, e nem ao menos tem a chance de explicar que a morte do garoto no Vietnã foi um acidente, Jack recusa escutar qualquer coisa à respeito do que aconteceu naquele dia. Nicky então questiona se destruiu a vida de Jack, mas este diz que não, e lhe mostra a foto de sua família. Transtornado, Nicky lhe pede para ir embora, e promete que jamais voltará à lhe escrever. No caminho de volta para casa, Jack faz uma parada num posto de gasolina e considera voltar ao endereço de Nicky. Mas ele decide definitivamente deixar o passado para trás e vai embora. Em casa, ele revela ter mentido à Rebecca, e diz que foi ver alguém que conheceu no Vietnã e que fez uma besteira. Rebecca tenta saber mais à respeito, mas Jack não lhe dá a chance de fazer mais perguntas.

this_is_us_s03e11_still_1.jpg

No presente, Randall, Kevin e Kate finalmente chegam ao trailer onde um agora septuagenário Nicky (Griffin Dunne) mora. É o mesmo endereço onde Jack o encontrou pela última vez que se viram. Por quarenta anos, ele jamais formou uma família, e viveu praticamente como um ermitão. Nem um pouco entusiasmado ao ver os sobrinhos, Nicky pergunta se Jack sabe que eles estão ali, e descobre que o irmão morreu há vários anos. Arrasado com a noticia, ele os convida para entrar, e conta toda a história do que se passou no Vietnã, e o motivo pelo qual Jack deixou de falar com ele. Por fim, ele lamenta o fato de que o irmão jamais quis saber sua versão do ocorrido, e como tudo não passou de um infeliz acidente. Nicky lembra os gritos histéricos da vietnamita ao descobrir que o filho estava no barco, e revela como isso o assombra há várias décadas. Finalmente, ele pergunta ao sobrinhos como Jack morreu, e ao descobrir as circunstâncias do seu triste desfecho, pede à eles para irem embora. Antes de pegar o caminho de volta para casa, Kevin lembra de algo que Jack lhe disse há vários anos, no mesmo dia em que viu Nicky pela última vez, sobre como os filhos podem consertar os erros dos pais, ao que diz aos irmãos que não pretende deixar Nicky novamente.

O episódio termina com Randall, Kevin e Kate voltando ao trailer de Nicky, onde ele está sentando em frente à uma arma de fogo contemplando a hipótese de suicídio. Os sobrinhos se aproximam, e ele apenas repete o quanto lamenta o fato de Jack jamais querer ouvir sua versão de como tudo não passou de um acidente.

Pontos Altos do Episódio:

  • O chocante desfecho da história de Jack e Nicky no Vietnã. Impensável, a tragédia envolvendo uma criança é bastante coerente sobre a forma como Jack decidiu renunciar o irmão que ele tanto adorava e pelo qual decidiu visitar o inferno para salvar. Afinal, como um próprio envelhecido Nicky aponta, Jack sempre enxergou as coisas no preto e no branco, e jamais se permitiria entender ou aceitar aquilo que estava na zona neutra.
  • O emocionante relato de Nicky. Sua trajetória é definitivamente uma das mais tristes da série. Embora tenha se transformado de forma odiosa no Vietnã, seu mergulho na escuridão prometia ser temporário, mas quis o destino jamais lhe dar uma segunda chance com o trágico desfecho que culminou no fim de sua relação com Jack.
  • A decisão de Kevin de consertar o erros de Jack. Ao deixar de ser a ovelha negra da família desde que se tornou sóbrio, Kevin tem apenas impressionado à cada episódio. Ele pode não ter muito de Jack como os irmãos, mas é sem sombra de duvidas a melhor versão do pai. Ao resgatar seu passado, ele descobre que Jack não era tão perfeito como imaginava, mas sem aparentemente questiona-lo ou julga-lo, abraça a ideia de construir uma ponte no abismo havido entre ele e Nicky. Resta agora apenas saber como será o desenvolvimento dessa narrativa.

This Is Us é transmitida pelo canal NBC e pode ser conferida via Fox Premium.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios