Resumo do episódio #4.12 de Outlander: Providence

O penúltimo episódio da quarta temporada de Outlander traz Roger na vila Mohawk em Nova York, onde faz amizade com outro prisioneiro e conhece sua trágica história, enquanto em Wilmington, Brianna confronta Stephen Bonnet, e Murtagh é resgatado por Fergus e outros membros da revolta contra os ingleses.

outlander-s04e12-providence-720p..mkv_000626281.jpg

O episódio começa à partir do final do episódio anterior, com Roger (Richard Rankin) finalmente chegando na vila Mohawk, no estado de Nova York. Ali, ele se torna uma espécie de escravo, e é ajudado pela curandeira da tribo, Johiehon (Sera-Lys McArthur), que revela ter um filho fora da tribo. Muito ferido, Roger é levado por Kaheroton (Braeden Clarke) para uma tenda, onde é feito prisioneiro ao lado do Padre Alexandre Ferigault (Yan Tual), cuja história de amor e tragédia tocam profundamente Roger. Amante de Johiehon, os dois tiveram um filho e, embora a criança e as circunstâncias de seu nascimento tenham sido aceitas pela tribo, os índios o obrigaram à batiza-lo. Ferigault, no entanto, alegando ter pecado ao se apaixonar e se entregar à Johiehon, acredita não ser capaz de celebrar o sacramento do batismo. Roger o questiona, e ponta que os índios não conhecem os ritos católicos, e que ele poderia ao menos fingir realizar o batismo da criança, mas Ferigault recusa terminantemente fazê-lo por ser contra seus princípios. Roger então lhe explica sua própria situação, e os dois cavam um buraco na tenda com fins de escaparem, mas no dia seguinte Ferigault é levado à fogueira para ser lentamente queimado vivo depois de recusar pela última vez a realização do batismo do filho.

outlander-recap-season-4-episode-12-bonnet.jpg

Em River Run, Brianna (Sophie Skelton) descobre que Stephen Bonnet (Ed Speleers) foi preso em Wilmington e que deve ser enforcado por seus crimes dentro de uma semana. Ela então pede à Lord John Grey (David Berry) que a leve à prisão onde ele se encontra para vê-lo. Questionada, ela explica é uma decisão tomada baseada na carta que Jamie (Sam Heughan) lhe entregou, onde diz que perdoar os inimigos que lhe fizeram mal é a resposta para tudo. Assim, os dois partem para Wilmington, onde, paralelamente, Fergus (César Domboy) e Marsali (Lauren Lyle) planejam o resgate de Murtagh (Duncan Lacroix). Na prisão, Brianna confronta Bonnet, revela sua gravidez e diz perdoa-lo. Cínico, ele debocha de tudo, até que finalmente lhe entrega uma das pedras que roubou de seus pais e que estava escondida num de seus dentes como último pedido de um prisioneiro para ajuda-la com a criança. Depois de deixa-lo, Brianna é surpreendida com a invasão da prisão por Fergus e outros rebeldes que fazem parte do movimento contra o aumento dos impostos. Eles libertam Murtagh, e Lord John Grey nada faz para impedi-los em nome da amizade que tem pelos Fraser. O grupo explode a prisão, e Bonnet escapa no processo sem que eles percebam.

O episódio termina com Roger finalmente conseguindo escapar da aldeia depois que Ferigault é levado para ser executado. Porém, ao escutar seus gritos de dor enquanto é lentamente queimado na fogueira, decide voltar. Como única forma de acabar com seu sofrimento, ele atira um balde com pólvora contra a fogueira, queimando-o completamente, para horror de toda a tribo. Johiehon se despede do filho, e vai à fogueira, morrendo abraçada à Ferigault entre as chamas, enquanto Roger é novamente aprisionado.

Pontos Altos do Episódio:

  • A interação de Brianna e John Grey. Tal como a personagem diz em dado momento no episódio, é impossível não gostar dele.
  • O reencontro de Brianna com Bonnet na prisão. Tal como descrito em Os Tambores de Outono, é tenso e macabro. Embora questionável, por ser a revelação ao bandido de que ele tem um filho, o que pode significar problemas futuros, é um dos momentos mais intensos e marcantes da saga de Brianna.
  • O resgate de Murtagh. Embora não seja algo extraído do livro, visto que Murtagh sequer faz parte da história nessa fase, e que é Fergus que tem problemas com as autoridades durante esse arco, a trama ficou bem desenvolvida, e encaixou com perfeição com a visita de Brianna à Stephen Bonnet.
  • O encontro de Roger com Ferigault. Felizmente a trajetória de Roger com os índios Mohawk está chegando ao fim, e sua história com o padre aprisionado é bastante similar ao livro, não deixando nada à desejar, especialmente quando ao seu desfecho trágico.

A quarta temporada de Outlander pode ser conferida via Fox Premium Brasil.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios