Resumo do episódio #5.18 de Vikings: Baldur

No décimo oitavo episódio da quinta temporada de Vikings, Bjorn se casa e Hvitserk é testado, enquanto Floki faz uma grande descoberta na Islândia. Em Kattegat, Freydis dá à luz e, em Wessex, Ubbe usa de diplomacia para negociar com os três reis da Dinamarca para que não invadam território saxão, mas acaba chegando à um perigoso resultado. Lagertha ressurge transformada depois da batalha contra o exército de Harald, e forma um forte vínculo com Judith.

Vikings-Baldur-5x18-promotional-picture-vikings-tv-series-41924528-7952-5304.jpg

Em Kattegat, o reinado de horror de Ivar (Alex Høgh) segue com o inesperado massacre de vários aldeões depois que sua imagem como deus em praça pública é destruída. Dentre os moradores de Kattegat que são queimados vivos, estão Thora (Eve Connolly), amante de Hvitserk (Marco Ilsø), bem como toda a sua família. Pouco depois, Freydis (Alicia Agneson) finalmente dá à luz ao filho que Ivar acredita ser seu, e a criança, batizada como Baldur, nasce com deformidade, a qual, segundo uma das parteiras, a impede de até mesmo alimentar-se direto no peito da mãe. Depois de um horrorizado Ivar ver a criança, Freydis aponta que sua deformidade é sinal de divindade. Contudo, um arrasado Ivar decide levar Baldur para a floresta para deixa-lo morrer do mesmo modo que Ragnar (Travis Fimmel) um dia fez com ele, temendo que o filho tenha os mesmos sofrimentos que ele próprio experimentou ao longo de toda a sua vida.

niklwe8p8adwggggrpd5.jpg

Em York, Harald (Peter Franzén) assiste com inveja e desprezo o casamento viking de Gunnhild (Ragga Ragnars) com Bjorn (Alexander Ludwig). Abordada por Harald, Gunnhild anuncia que ao informar seu desejo de ser rainha no episódio anterior, jamais quis dizer que queria ser “sua rainha”. Bjorn tenta contornar a situação com fins de reforçar o acordo entre os dois para a grande batalha contra Ivar, lembrando Harald seu lugar, qual seja o de que jamais será a metade do que Ragnar um dia foi, por não fazer parte dos planos do deuses. Nesse cenário, um embriagado Magnus (Dean Ridge), que se sente cada vez mais à vontade como novo vikings, agradece Harald por tê-lo aceito em seu exército para que agora pudesse lutar ao lado do grande herói Bjorn Ironside, o que o deixa ainda mais furioso.

Enquanto isso, Hvitserk chega no reino de Olaf (Steven Berkoff), o qual aguarda sua visita como emissário de Ivar para a oficialização do convite para uma viagem com fins de dizimação de Wessex. Contudo, Hvitserk anuncia que o reinado de Ivar é de tiranismo e que pretende destrona-lo, ao que Olaf o aprisiona. Quando Hvitserk insiste em ir contra os propósitos do irmão, Olaf inesperadamente muda de ideia e aceita lutar contra Ivar ao seu lado.

Vikings-Baldur-5x18-promotional-picture-vikings-tv-series-41924519-7952-5304.jpg

Em Wessex, Lagertha (Katheryn Winnick) reaparece depois de vários dias perdida na floresta onde visões da morte de Ragnar a atormentam. Alfred (Ferdia Walsh-Peelo) a recebe como heroína, e pouco depois ela se reconecta com Judith (Jennie Jacques), a qual revela ter matado um de seus filhos, e que está morrendo por conta de um tumor no seio. Enquanto isso, Torvi (Georgia Hirst) e Ubbe (Jordan Patrick Smith) marcham rumo ao acampamento dos vikings dinamarqueses que pretendem invadir território saxão com fins de matar e saquear. Ubbe é recebido com honra por ser filho de Ragnar, e depois de anunciar estar liderando o exército de Alfred, propõe dar-lhes uma parte das terras que lhe foram entregues pelo rei de Wessex. Dos três reis, apenas um deles não aceita a oferta, ao que Ubbe o desafia para um duelo afim de resolver o impasse.

Na Islândia, depois do massacre da família de Eyvind (Kris Holden-Ried) por Kjetill (Adam Copeland) e seus filhos, bem como do suicídio de Aud (Leah McNamara), Floki (Gustaf Skarsgård) decide se afastar do que restou da comunidade e explorar novos territórios. Ele implora aos deuses que se manifestem, e revela que precisa encontrar encontrar Hel, deusa nórdica que regula o submundo, onde muitos mortos habitam. Ao viajar vários dias à pé, ele encontra uma caverna, onde acredita ser o esconderijo de Hel.

Pontos Altos do Episódio:

  • Ivar é definitivamente a grande reviravolta da série. Personagem fascinante que cresceu em importância desde sua liderança na batalha por York contra os saxões liderados por Athelwulf e Heahmund, sua decadência é um trem descarrilado, e tudo indica que Freydis não é a única responsável por sua transformação.
  • Agora que Hvitserk tem um grande aliado e potencial reforço ao exército de Harald e de Bjorn na batalha contra Ivar, o qual ainda cresce em impopularidade em Kattegat, pode ser que o fim esteja próximo para o tirano viking.
  • Bjorn parece estar em sua melhor fase, mas Harald cresce em ameaça ao não apenas perder Gunnhild, como provavelmente sua legitimidade como rei na batalha por Kattegat.
  • Ubbe cresce exponencialmente em importância na série ao valer-se da estratégica diplomática do pai, e tudo indica que sua aliança com os dois reis dinamarqueses pode ser um grande reforço ao exército de Alfred contra a investida de Ivar. Mas será que Ubbe vai se sair bem no corpo à corpo com o rei dissidente?
  • Terá mesmo Floki encontrado Hel? E o que será do personagem mais fascinante de todas as temporadas anteriores, mas que inesperadamente se tornou o protagonista do segmento mais enfadonho de toda a série desde o inicio da temporada?

Vikings é originalmente transmitida pelo canal History, e pode ser também conferida pelo canal pago Fox Premium 2.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios