Você: review primeira temporada

Você (título original: You) é uma produção serial da Warner Horizon Television para o canal Lifetime cujos direitos de produção e transmissão da segunda temporada foram recentemente adquiridos com exclusividade para a Netflix, e que traz a adaptação do romance homônimo de estreia Caroline Kepnes. Instigante, brilhante e aterrador, o enredo se desenvolve ao longo de dez episódios de aproximadamente 45 minutos cada, e gira em torno de uma bela aspirante à escritora que se torna alvo de um obsessivo jovem com tendências psicopatas que trabalha numa livraria e que passa à vasculhar sua vida e criar situações que o permitam tornar-se seu namorado na medida em que elimina todas as pessoas que o impeçam de atingir seu objetivo.

MV5BYzBjMTg1MWMtMjhkNi00ZDk3LTg4YWUtYmE3NjBlNTE0OTdjXkEyXkFqcGdeQXVyMTg4ODgxNjY@._V1_SY1000_SX1500_AL_

A série começa com Joe Goldberg (Penn Badgley) narrando seu primeiro encontro com Guinevere Beck (Elizabeth Lail), uma talentosa, porém relapsa aspirante à escritora, que entra na livraria onde ele trabalha no East Village, em Nova York. Fascinado por seus atributos físicos e intelectuais depois de uma rápida conversa regada à um discreto flerte entre os dois, Joe passa a vasculhar sua vida na Internet depois de conseguir seu nome completo no recibo de seu cartão de crédito. Descobrindo seu endereço, os lugares que frequenta, os amigos que tem e algumas de suas características pessoais através de suas contas públicas nas redes sociais, Joe cria situações visando fazer com que Beck acabe se apaixonando por ele. Nesse meio caminho, no entanto, ele tem vários obstáculos, como Benji (Lou Taylor Pucci), o namorado cafajeste de Beck, e Peach Salinger (Shay Mitchell), sua amiga controladora, dentre vários outros. Sem qualquer pudor, ele então invade a privacidade de Beck chegando ao cúmulo de entrar em seu apartamento, roubar seu celular sem senha com fins de acessar todas as suas informações na nuvem, e segui-la e expia-la constantemente, o que, no entanto, é gradativamente revelado como apenas o inicio do que ainda está por vir.

MV5BZGY2YmY5ZDgtMzIzZS00ZTZlLThhODQtZjYwMmIwYjNmMmI1XkEyXkFqcGdeQXVyMjYwNDA2MDE@._V1_

Nesse cenário em que Joe se mostra um sórdido e astuto manipulador que visa conquistar Beck valendo-se dos mais pérfidos e ilícitos artifícios, é também mostrado um lado sensível do personagem no que diz respeito às atribulações vividas por seu vizinho, Paco (Luca Padovan), um garoto que adora ler os livros que Joe frequentemente lhe traz, e cuja mãe, Claudia (Victoria Cartagena), além de viciada em drogas, tem um namorado chamado Ron (Daniel Cosgrove) que é extremamente violento e faz de sua vida um inferno. A leveza conferida por esse lado de Joe, no entanto, desfaz-se completamente quando a narrativa também traz à tona os mistérios envolvendo uma ex-namorada, Candace (Ambyr Childers), cujo rompimento lhe trouxe dores irreparáveis, as quais ele obsessivamente evita à todo custo em sua nova relação com Beck, o que o torna paranoico em praticamente tudo o que lhe diz respeito, principalmente quando comprovado que ele tem toda razão em suas desconfianças. Quando Beck vai revelando também ter alguns segredos que esconde de Joe, os desdobramentos da obsessiva relação entre os dois se tornam ainda mais complicados e Joe se revela muito mais letal do que se poderia imaginar em sua delirante busca pelo amor verdadeiro e pela namorada perfeita.

Excelentemente bem produzido, e com uma forte veia de Dexter, onde o personagem principal é um psicopata criado sob um código de conduta que narra sua história à audiência na medida em que justifica seus atos, no caso, proteger aqueles que ama, Você é sem sombra de dúvidas um dos melhores thrillers psicológicos dos últimos tempos. À despeito de algumas incoerências e inconsistências ao longo da narrativa, a série surpreende em vários aspectos positivos, especificamente no que diz respeito ao dinamismo e desenvolvimento da trama, e encerra sua primeira instalação com um enorme gancho que muda completamente o final do livro de Kepnes.

Com uma segunda temporada oficialmente confirmada, e que deve adaptar o segundo livro da série que tem o personagem Joe Goldberg como protagonista intitulado Hidden Bodies, é certo dizer que há muito mais ainda desse enigmático personagem à ser ainda explorado.

Você está disponível via Netflix.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios