Aquaman : resumo de filme (com spoilers)

Aquaman (título original: Aquaman) é uma superprodução dos estúdios Warner que adapta pela primeira vez em live-action a origem do icônico personagens dos quadrinhos da DC Comics. Sexta instalação do universo estendido da DC Comics, Aquaman tem roteiro de David Leslie Johnson-McGoldrickWill Beall, história original concebida pelo quadrinista Geoff Johns, e direção de James Wan. O filme traz Jason Momoa pela terceira vez na pele de Arthur Curry/Aquaman, e segue em continuação aos eventos havidos em Batman v Superman: Dawn of Justice (2016) e Justice League (2017). A trama gira em torno da legitimidade de Arthur Curry como herdeiro do trono de Atlântida, atualmente corrompido por seu meio-irmão, Orm, que deseja unir os reinos dos sete mares contra a superfície da Terra.

MV5BMjMxMTA1MDEwNF5BMl5BanBnXkFtZTgwOTcxNDY5NTM@._V1_SX1777_CR0,0,1777,999_AL_

Como filme de origem, a narrativa começa na costa do Maine, onde o faroleiro Thomas Curry (Temuera Morrison) encontra e resgata Atlanna (Nicole Kidman), a princesa de Atlântida, depois de uma tempestade. Os dois eventualmente se apaixonam e tem um filho, Arthur, que desde cedo revela sua habilidade em comunicar-se com todas as formas de vida marinha. Forçada à abandonar sua família e voltar para Atlântida, onde posteriormente é executada depois de dar à luz à um segundo filho que se torna rei, Atlanna deixa nas mãos de seu leal conselheiro, Nuidis Vulko (Willem Dafoe), o treinamento de Arthur, para que um dia ele possa assumir o reino de Atlântida. Embora ele eventualmente se torne um habilidoso guerreiro, Arthur é rejeitado pelos atlantes por ser considerado herdeiro ilegítimo ao trono. E é essa sua condição até um ano depois da invasão do Lobo de Estepe no filme A Liga da Justiça (2017). Conhecido na superfície depois da primeira reunião da Liga da Justiça como o famoso super-herói do mundo submarino, Arthur começa o filme impedindo um grupo de piratas liderados por Jesse Kane (Michael Beach) e seu filho David Manta (Yahya Abdul-Mateen II) de roubarem um submarino russo nuclear. Com a morte de Jesse, David promete vingar-se de Arthur.

Contudo, Arthur tem problemas maiores para lidar depois de receber uma visita de Mera (Amber Heard), filha do Rei Nereus de Xebel (Dolph Lundgren), que anuncia uma aliança entre o pai e o meio-irmão de Arthur, Rei Orm de Atlântida (Patrick Wilson), que planeja reunir todos os reinos dos sete mares numa guerra contra a superfície da Terra.

MV5BMjE2MDg1OTg5NF5BMl5BanBnXkFtZTgwMTIwMTg0NjM@._V1_SX1777_CR0,0,1777,999_AL_

Relutante, Arthur vai à Atlântida com Mera, onde se encontra com Vulko, o qual explica que ele precisa encontrar o tridente mágico de Atlan (Graham McTavish), o primeiro regulador de Atlântida, para reclamar seu direito de rei legítimo. Contudo, o trio é surpreendido por soldados de Orm que aprisionam Arthur, o qual, levado diante do meio-irmão, o desafia para um combate. Derrotado, Arthur é resgatado por Mera antes que possa ser morto por Orm, e os dois partem para a superfície numa espécie de aventura à la Indiana Jones no intuito de encontrar o tridente mágico de Atlan, ao mesmo tempo em que acabam se apaixonando. Nesse meio tempo, Orm, que deu um bracelete com rastreador à Mera sem que ela o soubesse, e continua à reunir reinos marítimos para sua guerra contra os humanos, entrega armamento atlante para David Manta, o qual acaba se transformando no icônico super-vilão Arraia Negra, que, valendo-se de soldados atlantes, caça Arthur e Mera pela Sicília. Depois de derrotar Arraia Negra, Arthur e Mera seguem na busca pelo tridente mágico de Atlan, enfrentam a temível criatura marinha chamada de Fosso, e chegam ao mar desconhecido no centro da Terra, onde inesperadamente se reúnem com Atlanna, que, embora sacrificada ao Fosso, conseguiu escapar, estando aprisionada ali desde então.

Incentivado por Atlanna e Mera, Arthur enfrenta o Karathen (voz de Julie Andrews), o mítico leviatã guardião do tridente, e prova seu valor como legítimo regulador de Atlântida em sua determinação em proteger tanto o reino submarino quanto a superfície. Armado com o tridente mágico de Atlan, Arthur lidera um exército de criaturas marinhas contra Orm, derrotando-o, e poupando sua vida ao final. O filme encerra com a reunião de Atlanna com Thomas, e Arthur ascendendo ao trono de Atlântida com Mera ao seu lado.

Aquaman definitivamente não decepciona. Corolário de inúmeras criticas aos filmes do universo estendidos da DC Comics, a produção surpreendente de forma bastante positiva, ainda mais em se tratando da adaptação de um dos personagens menos populares do universo dos quadrinhos, mas nem por isso o menos relevante. A reformulação de Arthur Curry/Aquaman como um super-herói descolado e repleto de vícios mundanos na pele de Jason Momoa, o qual está muito à vontade como o personagem, também ajuda muito. Obviamente que o fator dinamismo engrandece a produção, tornando-a deleitável, enquanto a narrativa está longe de ser enfadonha, e os efeitos especiais são simplesmente estupendos, além do fato de que o filme transmite uma forte mensagem de preservação do meio ambiente.

Embora o futuro do personagem no cinema seja incerto à julgar pelo afastamento oficial de Henry Cavill e de Ben Affleck como Superman e Batman nos próximos filmes da Warner/DC Comics, a cena pós-créditos de Aquaman, que mostra o Dr. Stephen Shin (Randall Park), um cientista obcecado em localizar Atlântida, resgatando David, o qual concorda mostrar-lhe como chegar até lá se ele o ajudar à matar Arthur, é a promessa de uma continuação, a qual efetivamente espera-se que aconteça.

Aquaman encontra-se em cartaz nos cinemas brasileiros desde o dia 13 de dezembro.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios