Vikings : recapitulação quinta temporada (parte 1)

A quinta temporada de Vikings é o inicio oficial de uma nova fase para a série, uma fase sem seu carismático protagonista nas quatro primeiras temporadas, Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel), o que não significa uma perda total. Afinal, novos e instigantes personagens entram em cena e muito mais intrigas e conspirações ganham foco numa guerra civil sem precedentes.

34.jpg

No episódio duplo de estreia da temporada, “The Departed,” Sigurd (David Lindström), morto por Ivar (Alex Høgh Andersen) depois da vitória viking sobre os reis saxões Ecbert (Linus Roache) e Aelle (Ivan Kaye) ao final da quarta temporada, é enterrado. Ivar decide continuar sua guerra contra os cristãos em território saxão, enquanto Bjorn (Alexander Ludwig) parte com Halfdan (Jasper Pääkkönen) em viagem exploratória rumo ao Mediterrâneo, e Ubbe (Jordan Patrick Smith) e Hvitserk (Marco Ilsø) concordam com o plano de Ivar e comandam uma violenta invasão contra York. Harald (Peter Franzén) vai à Kattegat para tomar o trono de Lagertha (Katheryn Winnick), e sequestra Astrid (Josefin Asplund) com planos de tomar Kattegat à força e fazer dela sua rainha. Floki (Gustaf Skarsgård) segue viagem sozinho e chega à Islândia. Depois de escaparem do massacre causado pelos filhos de Ragnar em Wessex, Aethelwulf (Moe Dunford), Judith (Jennie Jacques) e Alfred (Ferdia Walsh-Peelo) unem forças com o bispo Heahmund (Jonathan Rhys Meyers).

MV5BNDhhNTlhOGYtOTE2My00MDk3LTkxZTItZDE2ZTg5MTIwY2QwXkEyXkFqcGdeQXVyNjc5Mjg0NjU@._V1_SY1000_SX1500_AL_

No terceiro episódio da temporada, “Homeland,” Floki encontra um novo lar na Islândia e decide trazer vikings que, assim como ele, acreditam nos deuses para ali se instalarem. Em York, território saxão, os vikings fincam acampamento, e o desejo de expansão de Ivar aumenta gradativamente ao ponto de entrar em confronta com os irmãos mais velhos, Ubbe e Hvitserk. O primeiro grande confronto entre seu exército e os homens do bispo Heahmund liderados pelo rei Aethelwulf finalmente acontece, e os saxões são tomados de surpresa com uma série de armadilhas e ataques estratégicos orquestrados por Ivar. Os saxões batem em retirada antes de serem completamente dizimados. Ubbe e Hvitserk contrariam a decisão de Ivar de continuar a luta, e depois de humilhado, Ubbe decide voltar para Kattegat, enquanto Hvitserk segue viagem com Ivar.

MV5BOWVmN2QzZGMtMzRiOC00ZWI3LWE5YzItZTYzOTJjYWMyZDNlXkEyXkFqcGdeQXVyNjc5Mjg0NjU@._V1_SY1000_CR0,0,1499,1000_AL_

No quarto episódio, “The Plan,” em sua viagem pelo Mediterrâneo, Bjorn e Halfdan aportam na Sicília se passando por mercadores. Ali, eles tentam chegar ao poder local representado por um tal de Ziyadat Allah (Kal Naga), um dos homens mais poderosos do Mediterrâneo, mas acabam no meio de uma vendeta entre grupos rivais. Em Kattegat, Ubbe faz aliança com Lagertha contra Ivar e Harald, e é incentivado por sua amante, Margrette (Ida Nielsen), à tomar o lugar que deveria ser de Bjorn como herdeiro de Ragnar. Contudo, ele se mostra pouco interessado em se tornar senhor de Kattegat. Em Vestfold, Astrid se casa com Harald, embora ainda tenha sentimentos por Lagertha, e em York, Heahmund revela à Aethelwulf seu plano para derrotar os vikings: sabotando suas provisões. No quinto episódio, “The Prisoner,” é revelado que Ivar faz uma armadilha para os saxões, cercando-os no meio da cidade dominada pelos vikings. Alfred é quase morto, e o bispo Heahmund é feito prisioneiro. Floki retorna à Kattegat e recruta moradores para viajarem e se instalarem com ele na Islândia.

2

No sexto episódio da temporada, “The Message,” Bjorn e Halfdan escapam da morte e decidem voltar para casa. Em Kattegat, Lagertha deixa Floki levar moradores que decidiram se mudar para a Islândia com ele, os quais ficam decepcionados quando chegam em terra firme e descobrem que o solo não é fértil. Em Vestfold, Ivar e Harald se reúnem e fazem uma aliança para a tomada de Kattegat. Ivar propõe ajudar Harald à assumir o trono, mas planeja trai-lo e assumir a linha sucessória de Ragnar, ignorando ainda por completo Bjorn e seus outros dois irmãos mais velhos. Astrid consegue mandar uma mensagem à Lagertha advertindo-a dos planos de Harald e de Ivar. Heahmund é forçado por Ivar à se juntar à ele na guerra por Kattegat, enquanto Alfred faz planos de unificar os reinos da Inglaterra quando se tornar rei.

2

No sétimo episódio da temporada, “Full Moon,” Bjorn e Halfdan retornam à Kattegat e descobrem os planos de ataque de Ivar e de Harald na próxima lua cheia. Lagertha faz aliança com o com o rei Svase (Anthony Brophy), enquanto Bjorn se apaixona e propõe casamento à filha dele, a princesa Snaefrid (Dagny Backer Johnsen), para desgosto de Torvi (Georgia Hirst), que acaba se envolvendo com Ubbe. Na Islândia, o grupo de colonizadores reunidos por Floki se divide e intrigas começam à contaminar todos. Em Vestfold, Astrid revela estar grávida de Harald, enquanto Ivar discute filosofia e religião com Heahmund. No oitavo episódio, “The Joke,” o exército de Ivar e de Harald se prepara para atacar, mas Lagertha anuncia que os filhos de Ragnar não deveriam lutar entre si, e propõe uma troca de prisioneiros. Halfdan e Hvitserk trocam de lugar, mas nem um nem outro mudam de ideia quanto ao lado de quem pretendem lutar. Uma última tentativa de conciliação acontece, mas Ivar não desiste de sua promessa de matar Lagertha. A batalha acontece, e Harald bate em retirada, enquanto Heamund fica para trás e é feito prisioneiro de Lagertha.

poster

No nono episódio da temporada, “A Simple Story,” Heahmund faz uma aliança com Lagertha, jurando-lhe lealdade, enquanto Ivar decide buscar mais aliados com fins de aumentar seu exército. Hvitserk vai então à França com fins de convencer Rollo (Clive Standen) à ajuda-los, e retorna com uma frota franca fornecida pelo tio, cuja única imposição é a de que Bjorn seja poupado. Em Wessex, Aethelwulf faz planos contra os vikings, mas acaba picado por um zangão e morre, ao que Judith convence seu filho mais velho à abdicar o trono e apoiar que Alfred se torne o novo rei. Na Islândia, Floki ordena a construção de um templo, mas este é destruído depois que o conflito entre os dois grupos de colonizadores se intensifica, ao que decide ser sacrificado para fazer as pazes com os deuses.

No último episódio da primeira metade da temporada, “Moments of Vision,” o exército de Ivar e de Harald enfrenta Lagertha numa batalha sangrenta. Ubbe falha em matar Hvitserk quando os dois se confrontam, enquanto Halfdan morre pelas mãos do próprio irmão, Harald. Astrid confronta Lagertha, e morre em seus braços numa espécie de suicídio com fins de evitar a gravidez indesejada. O exército de Lagertha, quase completamente dizimado, bate em retirada, e Ivar comemora. Em Kattegat, Lagertha se considera derrotada, enquanto Rollo parte para a Escandinávia com uma imensa frota franca, provavelmente com fins de se unir ao exército de Ivar.

Vikings é transmitida pelo canal History, e retorna com episódios inéditos no dia 28 de novembro.

Confira abaixo o trailer promocional do que vem por ai:

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios