The Sinner: review primeira temporada

The Sinner é um thriller de mistério e drama produzido pela USA Network e originalmente concebido em formato de série limitada com uma primeira temporada composta por oito episódios inspirados no romance homônimo de Petra Hammesfahr (traduzido em português como A Pecadora). A trama gira em torno do detetive Harry Ambrose, o qual investiga o passado de uma jovem mãe responsável pelo assassinato brutal de um homem num domingo familiar na praia, e cujas motivações para horrendo crime são desconhecidas até mesmo por ela.

MV5BNGNkM2NhMGEtYTQzYy00YTJhLWE2NzAtZTNlM2U4ZWYzYmUxXkEyXkFqcGdeQXVyNjc5Mjg0NjU@._V1_

A temporada começa com a introdução da personagem Cora Tannetti (Jessica Biel). Criada sob a rígida educação de uma família de religiosos fanáticos ao norte do estado de Nova Iorque, ela é casada com Mason (Christopher Abbott) e tem um filho de três anos. No primeiro episódio, o casal leva o filho ao lago, onde várias outras pessoas estão reunidas. Depois de tentar se afogar longe do campo de visão de todos, Cora se reúne com a família e descasca uma fruta para o filho. Ao observar um casal se beijando ao som de uma música à poucos metros, ela corre em direção ao dois e esfaqueia o rapaz até a morte sem motivo aparente algum, ordenando-lhe que a solte. Embora se declare culpada, Cora não convence o detetive Harry Ambrose (Bill Pullman), o qual, responsável pelo caso, pede uma avaliação de especialistas. É descoberto então que o assassinato foi possivelmente desencadeado por um suposto trauma do passado do qual ela não quer ou não consegue se lembrar por algum motivo misterioso.

Paralelamente, imagens em flashback dão conta de mostrar a conturbada infância e adolescência de Cora, que além de viver sob um autoritarismo religioso dentro de casa, precisava lidar com uma irmã mais nova doente e curiosa que constantemente lhe exigia viver experiências do mundo exterior através dela. É revelado, ainda, que desde pequena Cora era imputada pela mãe como responsável pela condição da irmã, eis que a doença que a acometida “seria um castigo de Deus em razão de seus pecados”, o que dá origem ao título da série.

MV5BYzY4YWU4MWYtNTEwNi00Mjg3LWExZTAtMDA3NWZiNTdjZWI3XkEyXkFqcGdeQXVyNjc5Mjg0NjU@._V1_

De outro lado, tem as consequências do crime de Cora sobre sua família. Em negação, Mason tenta lidar com a situação através do afastamento ao recusar visita-la nos primeiros dias depois de sua prisão. Gradativamente, no entanto, ao acreditar que algo sempre esteve errado com a esposa, ele decide investigar por conta própria seu passado ao descobrir uma pista de um antigo namorado supostamente envolvido com o narcotráfico, colocando ele mesmo em perigo na busca pela verdade. Nesse cenário em que apenas Ambrose parece disposto à seguir com as investigações com fins de esclarecer o crime cometido por Cora, tem ainda a conturbada vida pessoal do detetive, o qual estaria tentando a terapia de casais para tentar salvar o casamento com a esposa de longa data, Faye (Kathryn Erbe), à despeito de sua estranha relação com a prostituta Sharon (Meredith Holzman), a qual lhe inflige dor a cada vez que se encontram.

Como se tudo não fosse o bastante, a descoberta de um cadáver no local indicado por Cora durante uma sessão de hipnose compromete ainda mais seu caso quando a capitã de policia, Anne Farmer (Joanna Adler), toma a frente da investigação, e tenta à todo custo fazê-la confessar o crime, embora a personagem continue à não se lembrar de mais nada.

Com uma forte veia de True Detective e de filmes como Os Homens que Não Amavam as Mulheres e Los Angeles: Cidade Proibida, The Sinner tem uma trama entroncada, instigante e lúgubre. Sem grande reviravoltas ou a promessa de um final feliz, a narrativa avança progressivamente na medida em que pequenas descobertas da parte do detetive Ambrose vão sendo feitas, enquanto os dois episódios finais são uma montanha-russa de acontecimentos quando a verdade vem à tona. O destaque da série fica totalmente por conta de Jessica Biel, que coproduz a série, e esbanja talento como a personagem Cora Tannetti.

A primeira temporada de The Sinner está disponível via Netflix

Deixe um Comentário