Animatrix: Crítica de anime

Criado e desenvolvido por Lana Lilly Wachowski, e produzido por Joel Silver, Animatrix (título original: アニマトリックス Animatorikkusu) é uma antologia de ficção-científica composta por nove animes japoneses com cerca de dez minutos de duração cada. Inspirada nos filmes da trilogia The Matrix, a produção traz detalhes da guerra entre homens e máquinas que culminou na criação do sistema de realidade virtual responsável por escravizar a humanidade como fonte de energia cultivada, bem como uma prequela para The Matrix Reloaded (2003), além de várias outras histórias que se passam dentro e fora da Matrix.

osiris.png

Criada pela mesma equipe responsável pela animação Final Fantasy: The Spirits Within, Voo Final de Osíris (título original: Final Flight of the Osiris) é escrito pelas irmãs Wachowski e dirigido por Andrew R. Jones. Prequela direta dos acontecimentos em The Matrix Reloaded, a narrativa traz a tripulação da aeronave Osíris, a qual descobre uma ameaça das máquinas à cidade de Zion, refúgio dos humanos no mundo real. Descobertos por sentinelas, eles precisam correr contra o tempo para tentar avisar Zion do perigo iminente. Nesse cenário, a oficial Jue (voz de Pamela Adlon) se voluntaria e entra na Matrix com fins de entregar a mensagem enquanto seus colegas lutam contra centenas de sentinelas que estão invadindo Osíris. Visualmente deleitável, o anime captura com perfeição o universo de Matrix e não deixa nada à desejar quanto ao desfecho dramático.

MV5BMTkyMDg5Njc1N15BMl5BanBnXkFtZTcwNzY2NTIyNw@@._V1_SX1777_CR0,0,1777,756_AL_

Escrito pelas irmãs Wachowski, O Segundo Renascer – Parte I e II (título original: The Second Renaissance Part I & II) tem um total de 20 minutos divididos em dois episódios, e é dirigido por Mahiro Maeda. A primeira parte conta como a humanidade conseguiu desenvolver a inteligência artificial e criar robôs domésticos e industriais para servi-los. É revelado como tudo muda quando um robô doméstico chamado B1-66ER é preso por matar seu dono depois que este o ameaça desativa-lo. Julgado, ele alega legítima defesa, mas é sentenciado à morte, ao que é definitivamente desativado. O acontecimento desencadeia uma sucessão de manifestações dos robôs, e vários deles são destruídos. Banidos da humanidade, os robôs sobreviventes formam uma nação na Mesopotâmia chamada Zero Um, a qual desenvolve uma inteligência artificial ainda mais avançada e prospera em vários setores enquanto o resto do mundo enfrenta uma grave crise econômica. Quando o conselho de segurança das Nações Unidas decide impor embargo global à Zero Um, é o inicio da guerra.

MV5BMTM1NTIzMDgyMl5BMl5BanBnXkFtZTcwNDU2NTIyNw@@._V1_SY1000_CR0,0,1691,1000_AL_-2

Na segunda parte de O Segundo Renascer, as Nações Unidas liberam um massivo bombardeio nuclear em Zero Um, devastando a nação. Como nem todos os robôs foram destruídos, a guerra ganha proporção global quando o exército das máquinas consegue dominar diversas nações e territórios da Europa oriental. As Nações Unidas decidem lançar mão de um último recurso: a operação tempestade negra, que consiste em cobrir os céus com uma mortalha de nanites, bloqueando o sol, e privando as máquinas de sua principal fonte de energia. Contudo, as máquinas continuam à dizimar a humanidade, e embora capazes de encontrar outros meios para sobreviver, descobrem o corpo humano como fonte de energia alternativa. Depois de destruírem o quartel general das Nações Unidas com uma bomba de hidrogênio, vencendo assim a guerra contra os humanos, as máquinas decidem poupar vários humanos capturados, sedando-os coletivamente e usando-os como fonte energia cultivada enquanto os aprisiona na Matrix.

Os dois episódios são definitivamente os mais fascinantes da série, seja por mostrarem os bastidores da guerra entre homens e máquinas, seja pelo horror visceral do conflito e suas consequências.

MV5BMjA4Mjk2MTgyMF5BMl5BanBnXkFtZTcwNDY2NTIyNw@@._V1_SX1777_CR0,0,1777,752_AL_

Escrito e dirigido por Shinichirô Watanabe, Era Uma Vez Um Garoto (título original: Kid’s Story) é um anime que conta com as dublagens de Keanu Reeves e de Carrie-Anne Moss, os quais reprisam seus papéis como Neo e Trinity. A narrativa, no entanto, gira em torno de Michael Popper (voz de Clayton Watson), o garoto em questão, e se passa entre os filmes The Matrix (1999) e The Matrix Reloaded (2003). Na trama, Michael tem a estranha sensação de que há algo errado com o mundo ao perceber que os sonhos são mais reais do que a própria realidade. Ele então pede ajuda em salas de bate-papo hackers afim de descobrir se está sozinho. No dia seguinte, na escola, ele recebe uma ligação de Neo (Reeves), que o informa que os agentes já sabem que ele sabe. Ele foge, e no telhado da escola decide arriscar tudo para finalmente descobrir o que é real. Pouco depois, ele é resgatado no “mundo real” pela Nebuchadnezzar, e é recepcionado por Neo e Trinity. Assim como em The Matrix Reloaded, ele acredita que foram as ações de Neo, e não as suas, que o salvaram.

MV5BMTQyMzIxNzQ2OF5BMl5BanBnXkFtZTcwNDIwNjIyNw@@._V1_SX1777_CR0,0,1777,756_AL_

Coração de Soldado (título original: Program) é escrito e dirigido por Yoshiaki Kawajiri, e conta a história de Cis (voz de Hedy Burress), uma humana foragida da Matrix que treina suas habilidades com lutas numa simulação ambientada no Japão feudal. Ali, ela é confrontada por Duo (voz de Phil LaMarr), que a faz questionar o mundo real e a decisão que fizeram em escolher a pílula vermelha, convencendo-a à voltar para a Matrix. Ele informa ter contatado as máquinas com fins de conseguir um meio de retornar à Matrix, mas Cis o acusa de traidor e pede ajuda ao operador para sair da simulação. Duo revela ter bloqueado seus sinais, e que os dois devem agora lutar até a morte, enquanto tenta convencê-la à se juntar ao seu propósito. Visualmente espetacular, o anime não deixa nada à desejar quanto ao universo de Matrix.

MV5BNjI1NDYyNDg3NV5BMl5BanBnXkFtZTcwNjMwNjIyNw@@._V1_SX1777_CR0,0,1777,752_AL_

Escrito por Yoshiaki Kawajiri e dirigido por Takeshi Koike, O Recorde Mundial (título original: World Record) revela como alguns humanos excepcionais são capazes de perceber a Matrix ao conseguirem identificar suas inconsistências. Na história, Dan Davis (voz de Victor Williams) é um corredor olímpico recordista mundial com sua marca de 8.99 segundos que tenta bater o próprio recorde depois de injustamente acusado de doping. Monitorado por agentes, ele inicia a corrida e num dado momento até mesmo rompe os músculos da panturrilha, mas continua à correr velozmente. De repente, os agentes percebem uma instabilidade na Matrix, ao que Dan começa a ver a matrix, e à acordar em sua cápsula no mundo real. Perseguido por agentes que assumiram o corpo dos demais corredores na pista, e colocado de volta pelas máquinas em estado de sedação no mundo real, Dan termina a corrida tendo alcançado a marca de 8.72 segundos. É sem duvida um dos episódios mais fascinantes da antologia.

MV5BMTQ1NzI3MzE1M15BMl5BanBnXkFtZTcwMjQwNjIyNw@@._V1_SX1777_CR0,0,1777,751_AL_

Além da Realidade (título original: Beyond) é escrito e dirigido por Kôji Morimoto, e conta a história de Yoko (voz de Hedy Burress), a qual decide investigar o desaparecimento de sua gata de estimação num terreno supostamente assombrado, mas que na verdade é uma falha da Matrix. Juntamente com outras três crianças, ela descobre uma série de anomalias surpreendentes dentro de um edifício antigo e abandonado no terreno em questão, que acabam se tornando divertimento na medida em que desafiam a física do mundo real. A diversão acaba quando agentes chegam ao local e os tiram do terreno para estabilizar o setor. No dia seguinte, Yoko e as crianças retornam ao terreno, mas as estranhas ocorrências desapareceram e deram lugar à “normalidade”.

MV5BMTk5MjA1Njg2NF5BMl5BanBnXkFtZTcwOTMwNjIyNw@@._V1_SX1777_CR0,0,1777,753_AL_

Shinichirô Watanabe escreve e dirige Uma História de Detetive (título original: A Detective Story), que nada mais é do que uma prequela ao filme The Matrix (1999), onde um detetive particular, Ash (voz de James Arnold Taylor), é contratado para localizar o hacker que atende pelo apelido de Trinity (voz de Carrie-Anne Moss). Depois de descobrir algumas pistas ao investigar o que aconteceu com os outros detetives encarregados de encontrar Trinity antes dele, Ash consegue se comunicar com o tal hacker em salas de bate-papo usando referências de Alice no País das Maravilhas. Os dois se encontram, mas agentes os descobrem, e o detetive que aponta aquele como “o caso que encerra todos os casos” não consegue descobrir a verdade, embora Trinity admita que ele seria capaz de lidar com o que viria à descobrir na sequência. Além de ser um deleite visual, o episódio captura com perfeição o estilo das histórias noir, enquanto a presença de Trinity nos instantes finais é um bônus.

MV5BMjA1ODk1MTQwNF5BMl5BanBnXkFtZTcwODMwNjIyNw@@._V1_SX1777_CR0,0,1777,754_AL_

Escrito e dirigido por Peter Chung, criador de Æon Flux (1991-1995), O Robô Sensível (título original: Matriculated) conta a história de um grupo de rebeldes responsável por capturar máquinas no mundo real e convertê-las usando um sistema similar ao da Matrix. No episódio, eles capturam um robô sentinela, e o inserem em sua matrix, onde interagem com ele, ensinando-lhe humanidade, compaixão e empatia. O último passo na conversão consiste em fazer com que o robô desenvolva seu livre arbítrio, mas o laboratório é descoberto e atacado por vários sentinelas antes que o procedimento termine. Desconectado, o robô vê a última dos humanos, Alexa (voz de Melinda Clarke), quase ser morta, ao que a salva, matando todas as máquinas. O robô se reconecta à matrix juntamente com uma desacordada Alexa, a qual entra em desespero ao se ver presa ali, dissolvendo-se no sistema, e morrendo no mundo real. Convertido, o robô passa agora à viver sozinho na superfície do mundo real e com a consciência de Alexa em seu sistema.

Deleitáveis, surpreendentes e arrebatadores, os nove animes não apenas honram com louvor os filmes da trilogia Matrix, como também complementam o universo criado pelas irmãs Wachowski sem deixar nada à desejar. E mesmo tendo sido lançado há mais de 15 anos, o filme pode ser considerado um dos raros casos de ficção-científica atemporal, eis que visualmente impecável, e com narrativa amarrada e engajada, que mesmo oscilando entre finais felizes ou não à cada episódio, vale-se de muita ambiguidade, tudo em conformidade com a própria proposta da versão original dos filmes.

Animatrix pode ser conferida via Amazon Video, ITunes e YouTube.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios