Os Vingadores – Guerra Infinita: Resumo de filme (com spoilers)

Dirigido por Anthony Russo e Joe Russo, Os Vingadores – Guerra Infinita (título original: Avengers – Infinity War), é um dos filmes mais esperados do ano, e não deixa nada à desejar. Com roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely, o filme é uma continuação de Os Vingadores (2012) e Os Vingadores: A Era de Ultron (2015) e também o décimo nono do Universo Cinemático da Marvel. Inspirado na saga Desafio Infinito, de Jim Starlin, o filme traz os Vingadores e os Guardiões da Galáxia numa tentativa de impedir que Thanos consiga coletar todas as pedras infinitas e assim dizimar o universo.

MV5BMjMxNjE4NTQwMV5BMl5BanBnXkFtZTgwMzk2Njk5NDM@._V1_SX1777_CR0,0,1777,937_AL_

Depois de conseguir a pedra roxa do poder no planeta Xandar, Thanos (Josh Brolin) e seus asseclas interceptam a nave com os sobreviventes da destruição de Asgard em Thor: Ragnarok. Thor (Chris Hemsworth), Loki (Tom Hiddleston) e Hulk (Mark Ruffalo) são incapazes de proteger os asgardianos, e Heimdall (Idris Elba) consegue enviar Hulk de volta à Terra antes de ser morto. Loki entrega Tesseract, a pedra azul do espaço, à Thanos com fins de salvar Thor, mas é morto logo depois de tentar matar o vilão. Hulk, agora transformado em Bruce Banner, aterrissa no Santuário Sanctorum, e avisa Strange (Benedict Cumberbatch) e Wong (Benedict Wong) dos planos de Thanos. Strange contata então Tony Stark/Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) para que os dois possam unir forças no que deve ser uma guerra sem precedentes.

Nesse cenário, dois partidários de Thanos aterrissam em Nova York. Eles buscam a pedra verde do tempo que se encontra no medalhão de Strange. Uma batalha acontece, na qual Peter Parker/Homem-Aranha (Tom Holland) também se envolve e Strange, Stark e Parker seguem a nave em fuga, enquanto Banner contata Steve Rogers/Capitão América (Chris Evans).

MV5BMjQyNjgwMDUzNV5BMl5BanBnXkFtZTgwNTk2MTUwNTM@._V1_SX1777_CR0,0,1777,936_AL_

Na Escócia, Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) e Vision (Paul Bettany) são surpreendidos por dois dos seguidores de Thanos que querem a pedra amarela da mente que se encontra cravada na testa de Vision. Steve Rogers, Natasha/Viúva Negra (Scarlett Johansson) e Sam Wilson/Falcão (Anthony Mackie) aparecem para resgata-los. Rogers então os leva à nova sede dos Vingadores, onde todos se reúnem com Rhodes (Don Cheadle). Vision oferece ser sacrificado com a destruição da pedra por Wanda, mas Rogers sugere que eles viajem à Wakanda, onde acredita que a pedra possa ser removida sem que Vision morra.

Enquanto isso, os Guardiões da Galáxia respondem um chamado da nave asgardiana e a encontra destruída e sem sobreviventes, exceto por Thor. Eles o resgatam, e ele revela os planos de Thanos, o qual está agora em busca da pedra vermelha da realidade, a qual se encontra com Taneleer Tivan, o Colecionador (Benicio Del Toro). Assim, enquanto Thor, Rocket (Bradley Cooper) e Groot (Vin Diesel) partem para Nidavellir com fins de conseguirem uma arma capaz de matar Thanos, Peter Quill (Chris Pratt), Gamorra (Zoe Saldana), Drax (Dave Bautista) e Mantis (Pom Klementieff) vão tentar impedir Thanos de conseguir a pedra da realidade. Os quatro chegam tarde demais, e Thanos leva Gamorra em sua próxima missão: conseguir a pedra laranja da alma no planeta Volmir, onde um sacrifício pessoal precisa ser feito, e Gamorra morre.

MV5BMTc3Mjk2MjkzMl5BMl5BanBnXkFtZTgwMzY4MjkzNTM@._V1_SX1777_CR0,0,1777,937_AL_

Nebula (Karen Gillan), que estava como prisioneira de Thanos, consegue escapar e envia uma mensagem aos Guardiões da Galáxia para que a encontrem em Titan, planeta de origem de Thanos totalmente destruído. Nisso, Stark, Strange e Parker aterrissam em Titan, e acabam esbarrando em Quill, Drax e Mantis. Eles tentam descobrir uma forma de destruir os planos de Thanos, enquanto Strange consegue ver milhões de futuros alternativos e encontra apenas um no qual Thanos é derrotado. O grupo então elabora uma estratégia com fins de arrancar a luva com as pedras do poder da mão de Thanos, mas quando este aparece com fins de conseguir a pedra do tempo com Strange, os sete heróis não são capazes de contê-lo. Strange então entrega a pedra do tempo à Thanos com fins de poupar a vida de Stark, e Thanos viaja agora para a Terra em busca da última pedra do poder que se encontra com Vision.

MV5BMTc3NjY5MzMzN15BMl5BanBnXkFtZTgwMTkwMDk1NDM@._V1_SX1777_CR0,0,1777,937_AL_

Enquanto isso, em Wakanda, Roger se reúne com Buck Barnes/Soldado Invernal (Sebastian Stan) e T’Challa/Pantera Negra (Chadwick Boseman). Um exército de Thanos aparece, e enquanto os Vingadores tentam impedir a destruição das defesas de Wakanda, Shuri (Letitia Wright) tenta extrair a pedra da mente de Vision. Thor, Rocket e Groot aparecem para ajudar na defesa de Wakanda – já que Stormbreaker, a nova arma de Thor, tem poderes à la Bifrost -, mas quando Wanda sai de perto de Vision para ajudar os Vingadores, os asseclas de Thanos conseguem interromper o processo de extração da pedra, e Vision escapa. Thanos finalmente aparece no campo de batalha, e à despeito dos esforços de todos os Vingadores, e mesmo da destruição da pedra da mente por Wanda, sacrificando assim a vida de Vision, Thanos consegue voltar no tempo e conseguir ter em seu poder a última pedra.

O filme termina com Thor ferindo gravemente Thanos com sua nova arma confeccionada por Eitri (Peter Dinklage), em Nidavellir. Contudo, Thanos consegue ativar sua luva com todas as pedras do poder e é transportado para longe. Seu plano é concluído com a desintegração de metade da vida no universo, incluindo Barnes, Drax, Groot, Mantis, Wanda, Parker, Quill, Strange, T’Challa e Wilson.

Os Vingadores – Guerra Infinita definitivamente não decepciona. O filme traz com perfeição e maestria quase todos os personagens do universo cinemático Marvel em pequenos núcleos de ação setorizada, o que torna a narrativa bem dinâmica. Obviamente que várias mortes iriam acontecer, e embora alguns personagens não façam falta e possam efetivamente não retornar, é certo que muitos dos heróis principais – que inclusive já tem continuações de seus filmes solos em andamento – devam retornar. Vale lembrar, ainda, Strange colaborou para que Thanos continuasse com o plano que pode talvez ser a única versão possível de sua derrota, a qual deve acontecer no próximo filme, em 2019. Não menos importante é a cena pós-créditos, em que Nick Fury (Samuel L. Jackson), antes de ser igualmente desintegrado, teve a chance de sinalizar um potencial novo herói inédito, a Capitã Marvel (Brie Larson). Ela provavelmente deve se juntar ao time remanescente dos Vingadores, assim como os demais heróis que ficaram de fora no filme, como Scott Lang/Homem-Formiga (Paul Rudd), Vespa (Evangeline Lilly) e Hawkeye (Jeremy Renner), para a batalha final em 2019.

Os Vingadores – Guerra Infinita estreou nos cinemas brasileiros no último dia 26 de abril.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios