Perdidos no Espaço: resumo primeira temporada

Perdidos no Espaço é uma produção serial de ficção científica com dez episódios criada e desenvolvida para a Netflix por Zack Estrin, Matt SazamaBurk Sharpless, que traz a reformulação dos personagens originalmente criados por Irwin Allen na consagrada e extinta série de TV de mesmo nome transmitida pela ABC entre 1965 e 1968, e que tem por narrativa as aventuras espaciais de uma família de colonizadores.

MV5BOWNlMDI1ZGEtYzAzYy00OTQ4LTgwOTMtMzQ4Yjg3M2RiMGMyXkEyXkFqcGdeQXVyNzQ0MDUyMzg@._V1_SX1777_CR0,0,1777,888_AL_

Em 2046, quando um asteroide cai na Terra e ameaça o futuro da humanidade, o projeto Júpiter, visando a colonização de outros mundos, tem inicio. Nesse cenário, os Robinson fazem parte do seleto grupo de cientistas, médicos e pesquisadores que compõe a 24a missão rumo ao planeta Alpha Centauro. Contudo, quando a estação espacial Resolution é atacada por forças alienígenas, várias famílias escapam em suas naves Júpiter e colidem num planeta similar à Terra, porém inabitado e em vias de destruição. No episódio de estreia, os Robinson pilotam Júpiter 2 e caem numa geleira, onde a nave acaba afundando. Quando Judy (Taylor Russell), a filha mais velha do casal, John (Toby Stephens) e Maureen (Molly Parker), fica presa no gelo, John e o precoce caçula, Will (Maxwell Jenkins), decidem sair em busca de recursos para salva-la. O episódio também introduz o famoso robô da série original, agora na forma de uma ameaça alienígena que acaba se afeiçoando à Will depois que este o salva.

MV5BMzI5Mzg3NjcwOF5BMl5BanBnXkFtZTgwNDc4OTY4NDM@._V1_SX1777_CR0,0,1777,880_AL_

Como se não bastassem os perigos naturais do planeta em que se encontram e a presença do misterioso robô, cuja origem ainda é desconhecida, os Robinson acabam esbarrando naquela que deve se tornar a grande antagonista da série, e que surge agora como mulher, Dra. Smith (Parker Posey). Em cenas de flashback, é mostrado que ela não passa de uma criminosa com incrível capacidade de manipulação que rouba a identidade da irmã (Selma Blair) para fazer parte da missão colonizadora e depois do verdadeiro Dr. Smith (Bill Mumy), maquinando o tempo sua própria sobrevivência. Ao cruzar o caminho do contrabandista Don West (Ignacio Serricchio), ela também acaba no inóspito planeta, assim como todos os demais sobreviventes da missão, mas acaba enganando-o para salvar a própria pele quando ele insiste em ajudar uma vitima inconsciente que pode atrasar a busca dos dois por socorro em meio à uma terrível tempestade.

MV5BNDk3MTQxNmItNDA5NC00ZjMyLWJlYjUtYmVkOTMxZGRmYWNlXkEyXkFqcGdeQXVyNzQ0MDUyMzg@._V1_SX1777_CR0,0,1777,888_AL_

Quando cenas em flashback dão conta de revelar que o robô é o responsável pelo ataque da Resolution que culminou na morte de várias pessoas e o destino incerto de muitas outras no hostil planeta em que agora se encontram, Will decide guardar segredo de tal fato, o que eventualmente acarreta conflitos entre os Robinson e os demais sobreviventes que fazem parte da missão. A situação de todos apenas piora quando Maureen confirma que o planeta está mesmo em vias de destruição, e o escassez de combustível para que as naves retornem à estação espacial faz com que todos corram contra o tempo na tentativa de encontrar soluções alternativas. E como toda desgraça é pouca para os Robinson, a Dra. Smith usa sua língua ferina para descobrir os segredos mais íntimos da família e influenciar todos à sua volta num maquiavélico plano que consiste em ter controle sobre o robô, o qual ela pretende usar como arma contra todos que cruzarem seu caminho.

MV5BYTkzYmQ2ZjQtNmZjOS00MGFkLTg4ZWUtYjhiNzlkOTgwYjcyXkEyXkFqcGdeQXVyNzQ0MDUyMzg@._V1_SX1777_CR0,0,1777,888_AL_

Com trabalho em equipe, soluções começam à surgir para o problema do combustível, ao mesmo tempo em que o robô sai de cena e Dra. Smith dá inicio ao seu pérfido plano, mas acaba eventualmente sendo descoberta quando Don finalmente encontra evidências de suas mentiras. Tudo fica mais complicado quando John acaba se sacrificando, todas as outras famílias conseguem retornar à Resolution, exceto os Robinson, e a Dra. Smith, mais uma vez valendo-se de suas manobras ardilosas, assume enfim o controle da situação em seu favor. O clímax da temporada fica logicamente para o episódio final, quando a sobrevida dos Robinson depende dos esforços de cada um deles, à despeito de todos os entraves perpetrados pela Dra. Smith.

Com um final de temporada perfeito, que confere gancho para uma segunda temporada – ainda não oficialmente confirmada –, é certo dizer que um retorno ao universo de Perdidos no Espaço é garantidor de muito mais aventuras e perigos para a família Robinson, principalmente agora que foram deixados na última cena no que deve ser uma futura aterrissagem forçada num planeta ainda mais perigoso. Com efeitos especiais espetaculares, ação constante, reformulação de personagens condizente com uma narrativa coerente e dinâmica e elenco composto em sua maioria por rostos desconhecidos que não deixa nada à desejar, Perdidos no Espaço é seguramente uma das últimas apostas no quesito ficção científica que efetivamente deu certo.

Perdidos no Espaço está disponível via Netflix.

 

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios