Órbita 9: crítica de filme

Órbita 9 é um romance de ficção científica espanhol escrito e dirigido por Hatem Khraiche que conta a história da única passageira de uma nave espacial que almeja colonizar um planeta e que tem sua vida transformada para sempre quando da visita de um engenheiro encarregado de consertar o sistema responsável pelo armazenamento e distribuição de oxigênio.

rHGZtBqEZGASioZ53toCh9ibY1T.jpg

O filme começa mostrando a rotina de Helena (Clara Lago). Ela é a jovem e única passageira de uma nave espacial que tem por missão chegar à um desconhecido planeta com fins de colonização. Tendo crescido desde pequena na nave, foi deixada sozinha pelos pais (Fernando Campo e Sara Deray), que teriam decidido se sacrificar no intuito de que lhe restasse mais oxigênio depois de uma avaria indecifrável até mesmo para o sofisticado sistema de inteligência artificial responsável pela nave, Rebecca. Seu quotidiano se resume à muitos exercícios físicos, alimentação saudável proveniente de um pequeno pomar artificial e assistir o último vídeo mensagem deixado por seus pais. Sua trajetória muda de rumo quando, depois de vários anos de pedido de ajuda, um engenheiro finalmente a encontra. Rebecca a informa da visita, advertindo-a de que se trata de seu primeiro contato com outra pessoa, ao que Helena a corrige, dizendo que é o terceiro.

MV5BZmVlNGFjZTAtZWVjNS00ZTg4LTlkMDQtMDZhMzcwZGFiYzllXkEyXkFqcGdeQXVyMTg0ODk1MjY@._V1_

Quieto e misterioso, Alex (Álex González) tem apenas cinquenta horas para consertar o defeito na nave de Helena, e muito pouco tempo ou interesse em socializar com a solitária viajante. Mas a insistência de Helena por conversa e, ao final, por uma noite de sexo, já que estará sozinha pelos próximos vinte anos até chegar ao seu destino, também transforma a vida de Alex. Quando ele vai embora, a audiência se depara com a cruel realidade de Helena. É mostrado o trajeto feito por Alex depois de sair da nave, o que definitivamente revela não ter nada à ver com o espaço. Helena nada mais é do que uma cobaia, assim como nove outras pessoas que vivem confinadas no subsolo de uma estação de pesquisa. Seus pais são na verdade cientistas também responsáveis pelo experimento que consiste em avaliar a capacidade humana de sobrevivência isolada por período indeterminado antecipando o que deve ser a iminência das viagens colonizadoras.

Orbiter_9-164965133-large-2008407675-1523122761277.jpg

Depois de conhecer Helena, Alex, que também faz parte do corpo do projeto e cuja missão no confinamento da jovem cobaia humana era inspecionar sua situação, acaba questionando a moral da experiência diante do desconhecimento de seus envolvidos acerca de sua situação ao truculento responsável pela operação, Hugo (Andrés Parra), segundo o qual os dez elementos não passam de ratos de laboratório dos quais depende o interesse de bilhões de pessoas. Mas Alex não consegue esquecer Helena, ao que decide liberta-la. Evidentemente que as coisas não são nada fáceis, seja com a descoberta de Helena da sua verdadeira condição, seja com os perigos que a dupla acaba se envolvendo quando localizados, à despeito da ajuda da mãe de Helena e de Silvia (Belén Rueda), terapeuta de Alex. Como se não bastasse, uma misteriosa mutação começa à submeter Helena quando exposta ao mundo exterior, o que os faz correr contra o tempo afim de salvarem suas vidas.

Embora a narrativa tenha um desfecho nada convincente, além de deixar várias lacunas em aberto, trata-se de um filme com um contexto interessante, em que o bem comum é colocado acima dos interesses de uma minoria, e a questão que fica em aberto é a legitimidade de um experimento realizado alheio ao conhecimento e à vontade de seus envolvidos. No final, quando os outros confinados sequer podem ter a chance de escolher, seja porque jamais tiveram a mesma chance de Helena, seja porque simplesmente foram esquecidos pela narrativa, os vitoriosos da história são Alex e Hugo, únicos com uma real opção ao fim do filme, a qual é movida por seus próprios interesses pessoais.

Óbita 9 está disponível via Netflix.

 

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios