Desventuras em Série: resumo segunda temporada

Na segunda temporada de Desventuras em Série, produção Netflix criada e desenvolvida por Barry Sonnelfeld que adapta a série homônima de livros infanto-juvenis de autoria de Daniel Handler, o qual assina sob o pseudônimo de Lemony Snicket, os órfãos Baudelaire continuam à viver inúmeros contratempos nas mãos do terrível vilão, Conde Olaf (Neil Patrick Harris), ao passo em que tentam encontrar pistas sobre a organização secreta da qual seus pais faziam parte.

1

Os dois primeiros episódios da temporada adaptam o quinto livro da saga literária, Inferno no Colégio Interno, onde os irmãos Violet (Malina Weissman), Klaus (Louis Hynes) e Sunny Baudelaire (Presley Smith) são apresentados à dura vida na escola preparatória Prufrock, uma instituição nada agradável dirigida pelo detestável vice-diretor, Nero (Roger Bart). Ali, eles são aterrorizados por uma abominável aluna, Carmelita Spatz (Kitana Turnbull), e mais uma vez tem o execrável Conde Olef (Neil Patrick Harris) e seus terríveis asseclas em seu encalço. Mas antes que Olaf entre em cena, os Baudelaire encontram Duncan (Dylan Kingwell) e Isadora Quagmire (Avi Lake), trigêmeos cujos pais e irmão morreram num incêndio idêntico ao que matou os pais dos Baudelaire. Ao eventualmente descobrirem que seus pais faziam arte da mesma organização secreta, as cinco crianças tentam encontrar respostas com a ajuda da bibliotecária Olivia (Sara Rue).

A chegada de Olaf na instituição faz com que a vida dos Baudelaire fique mais complicada. Criminoso procurado, mais uma vez Olaf e sua trupe se vale de disfarces ridículos que conseguem enganar à todos, exceto os próprios Baudelaire. Antes de deixarem o colégio interno, as crianças conseguem encontrar mais algumas pistas da sociedade secreta da qual seus pais faziam parte, ao mesmo tempo em que os Quagmire acabam sendo sequestrados por Olaf.

2

O terceiro e o quarto episódio da temporada adaptam o sexto livro da série, O Elevador Ersatz, no qual os órfãos Baudelaire são colocados sob os cuidados de um abastado casal de tutores, Jerome (Tony Hale) e Esmé Squalor (Lucy Punch). Mais uma vez Olaf surge na história, desta vez disfarçado como um leiloeiro alemão. As crianças suspeitam que ele quer matar Jerome para casar-se com Esmé e assim tornar-se seu tutor e ficar com a fortuna Baudelaire, e decidem correr contra o tempo para tentar encontrar os trigêmeos Quagmire, que devem estar escondidos no imenso apartamento dos Squalor. Eventualmente, as cinco crianças acabam se reencontrando, mas mais uma vez se perdem, ao passo em que Olaf despista todos com um falso leilão.

Nesse cenário, entra ainda em cena Jacques Snicket (Nathan Fillion), irmão de Lemony Snicket (Patrick Warburton), o narrador da história. Jacques conta ainda com a ajuda de Olivia, a bibliotecária da escola preparatória Prufrock que se torna voluntária na organização secreta da qual faziam parte os pais dos Baudelaire e dos Quagmire.

njuf8poz49bdmupoqkvx

O quinto e o sexto episódio adaptam o sétimo livro da série, A Cidade Sinistra dos Corvos, em que os irmãos Baudelaire são deixados pelo Sr. Poe (K. Todd Freeman) na cidade dos devotos das aves de rapina, onde terão por guardiões todos os moradores. Ali, os Baudelaire se hospedam na casa de Hector (Ithamar Enriquez), o qual planeja deixar a cidade numa casa autossustentável construída secretamente num dirigível de ar quente, já que a cidade tem como regra abominar todo tipo de tecnologia. Mais uma vez as crianças são encontradas por Olaf, e novamente precisam tentar descobrir o paradeiro dos Quagmire, ao mesmo tempo em que Jacques Snicket e Olivia aparecem com reforços. Embora consigam resgatar os Quagmire, bem como obter mais informações sobre V.F.D., a organização secreta da qual seus pais faziam parte, e mais uma vez escapar das mãos de Olaf, os Baudelaire saem de cena como procurados por assassinato.

4

O sétimo e o oitavo episódio da temporada adaptam o oitavo livro da série, O Hospital Hostil, onde os Baudelaire vão parar no decadente e burocrático Hospital Heimlich depois de pegarem carona com um grupo de músicos enquanto fogem de Olaf. Com a ajuda de Hal (David Alan Grier), o responsável pelo arquivo do hospital, os irmãos conseguem mais informações sobre Jacques Snicket, e descobrem um vídeo no qual este revela que talvez um dos seus pais tenha sobrevivido ao incêndio do primeiro episódio da primeira temporada. Contudo, Olaf e seus asseclas tomam conta do hospital, e mais uma vez perseguem as crianças. Com a também descoberta da possível sobrevida de um dos pais dos irmãos Baudelaire, Olaf segue rumo ao Caligari Carnival, um circo de aberrações onde esperar poder encontrar respostas com uma vidente chamada Madame Lulu, sem saber que os órfãos estão escondidos no porta-malas de seu carro.

180325-neil-patrick-harris-a-series-of-unfortunate-events

Os dois últimos episódios da temporada adaptam o novo livro da série, O Espetáculo Carnívoro. Aqui temos um flashback no qual Lemony Snicket narra como descobriu tarde demais para impedir o assassinato de sua amada Beatrice por Olaf num baile de máscaras com vários membros da V.F.D., o que teria desencadeado as desventuras em série vividas pelos Baudelaire. No presente, Olaf e sua trupe chegam ao Caligari Carnival e encontram Madame Lulu (Sara Rue), que faz impressionantes adivinhações sobre o vilão, o qual decide fazer parte do espetáculo como apresentador até conseguir a confirmação da sobrevida e do paradeiro de um dos pais das crianças Baudelaire. Estas, por sua vez, disfarçam-se como aberrações com fins de também obterem informações de Madame Lulu. Enquanto Klaus e Violet fingem ser uma pessoa com duas cabeças, Sunny se passa por um bebê selvagem.

É claro que as coisas mais uma vez não acabam bem para os Baudelaire, e assim como a desventura no circo acaba em carnificina, Sunny é levada embora por Olaf, enquanto Klaus e Violet são lançados de um despenhadeiro num gancho para a próxima e última temporada, que deve estrear no outono de 2019.

Mais uma vez a série surpreende, não apenas por adaptar fielmente os livros da saga literária de Daniel Handler, como também por sua bela cinematografia que em muito remonta os estilos de Wes Anderson e Tim Burton, e que é muito eficaz para o gênero tragicômico em que vivem os protagonistas na história. Com final em aberto, eis que deixa um enorme gancho para o último ano da série, a temporada segue sua forma repetitiva (mas nem por isso enfadonha), na qual os Baudelaire continuam a ser perseguidos por Olaf, mas também traz novos elementos à narrativa, como a descoberta da organização secreta da qual os pais dos órfãos faziam parte, bem como novos personagens, como os irmãos Quagmire e Jacques Snicket e um misterioso açucareiro.

Desventuras em Série está disponível via Netflix.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios