Chef’s Table: resumo segunda temporada

Assim como na primeira temporada, a segunda fase de Chef’s Table traz no mesmo formato de documentário em série o grande sucesso da Netflix que à cada episódio conta a trajetória de vida e de carreira de um chefe de cozinha internacionalmente renomado, seu estilo gastronômico, bem como uma breve apresentação do conceituado restaurante no qual ele atua.

1.png

O primeiro episódio traz Grant Achatz, o cultuado chefe de cozinha do restaurante Alinea, em Chicado, Illinois, Estados Unidos, detentor de três estrelas do conceituado Guia Michelin. Conhecido mundialmente por ser um dos pioneiros da gastronomia molecular moderna, também chamada “cozinha progressiva”, Achatz é ainda vencedor de diversos prêmios, dentre os quais o de Melhor Chefe nos Estados Unidos em 2008. Sua jornada pessoal e profissional também é inspiradora, com destaque à superação de um diagnóstico de carcinoma de células escamosas na boca. Uma cirurgia que culminou na perda temporária do paladar transformou sua profissão em desafio, mas a reversão do quadro e a remissão total permitiram à Achatz de seguir em frente com seus pratos exóticos.

2.png

Alex Atala é o representante brasileiro no rol dos grandes chefes mundiais apresentados em Chef’s Table. Chefe do conceituado D.O.M., em São Paulo, SP, Brasil, considerado o melhor restaurante da América do Sul em 2006 e um dos 50 melhores do mundo desde 2006, chegando ao quarto lugar em 2014, Atala conciliou sua experiência com a cozinha francesa e italiana com as técnicas de culinária e ingredientes brasileiros. No segundo episódio de Chef’s Table, ele mostra alguns de seus pratos revolucionários que incluem insetos e outros ingredientes amazonenses preparados com técnicas pioneiras.

3.png

Dominique Crenn é a chefe de cozinha francesa do Atelier Crenn, em São Francisco, CA, Estados Unidos, detentor de duas estrelas Michelin. O episódio mostra sua paixão pela culinária desde que era pequena, e sobretudo sua forte conexão com o pai adotivo, um político que a levava ainda criança para jantar em vários restaurantes premiados pelo Guia Michelin ao lado de um amigo crítico de gastronomia. Mais do que uma jornada gastronômica na vida de uma chefe de cozinha, o episódio mostra a influência paterna em suas escolhas, e a homenagem à memoria do pai em alguns de seus mais famosos pratos.

4.png

O quarto episódio traz Enrique Olvera, o chefe de cozinha do conceituado Pujol, na cidade do México, considerado o melhor da cidade, e um dos 50 melhores do mundo desde 2013. Embaixador da gastronomia mexicana, o extremamente simples e humilde Olvera redefine a rica, forte, artesanal e tradicional culinária local, muitas vezes ofuscada apenas por margaritas e guacamole.

5.png

Ana Roš, considerada a melhor chefe do sexo feminino em 2017 pelo guia dos 50 melhores restaurantes do mundo, dirige a cozinha da Casa Hiša Franko em Kobarid, na Eslovênia. Ambiciosa desde pequena, foi profissional do esqui por muitos anos, e depois estudante de diplomacia, quando então conheceu Valter Kramar, filho dos donos da Casa Hiša Franko. Tendo iniciado a carreira no restaurante inicialmente como garçonete enquanto Kramar se tornou sommelier, Ana gradativamente tomou gosto pela coisa e passou à comandar a cozinha do restaurante. Seu estilo compreende a inovação dos pratos tradicionais da região de Soča.

6.png

Gaggan Anad, chefe do renomado restaurante Gaggan, em Bangkok, na Tailândia, encerra a segunda temporada de Chef’s Table. Assim como em alguns dos demais episódios, Gaggan começa sua trajetória de vida sem grande interesse pela culinária, tornando-se chefe quase que acidentalmente depois de começar à trabalhar na cozinha de um restaurante indiano. Frustrado pelo estilo gastronômico estagnado de seus colegas compatriotas, Gaggan ganhou o status de celebridade no universo da alta culinária ao revolucionar a cozinha indiana em seu próprio restaurante, considerado o melhor da Tailândia entre 2015 e 2017 e um dos 50 melhores do mundo desde 2010.

Coragem e espírito inovador descrevem a segunda temporada de Chef’s Table, onde mais uma vez pessoas comuns são apresentadas ao maravilhoso mundo da gastronomia, e com muito trabalho transformam paixão em ofício, tornando-se referência no universo da alta culinária mundial com seus pratos saborosos, exóticos e inventivos que conciliam estilos e resgatam tradições locais.

Chef’s Table está disponível via Netflix.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios