Corrida do Oscar 2018: Lady Bird – A Hora de Voar

Escrito e dirigido por Greta Gerwig, responsável pelos divertidos Frances Ha, How I Met Your Dad e Mistress America, Lady Bird, traduzido como A Hora de Voar, é uma comédia familiar de humor negro ambientada em 2002, na qual uma adolescente com inclinações artísticas tenta desesperadamente sair da cidade em que cresceu para ganhar o mundo.

MV5BZjBkZDk1MWYtYzY4MS00ODYwLWIxZGUtYTI1ZWQwMzZlMzMwXkEyXkFqcGdeQXVyNDU3MjgwMDQ@._V1_SY1000_CR0,0,1497,1000_AL_

O filme gira em torno de Christine McPhearson (Saoirse Ronan), aluna do último ano ginasial de uma escola católica em Sacramento no ano de 2002, e que insiste ser chamada por todos como “Lady Bird”. Ela mora com os pais, Larry (Tracy Letts) e Marion (Laurie Metcalf), com a qual tem uma atribulada relação por serem ambas teimosas e temperamentais. Lady Bird tem ainda um irmão adotivo, Miguel (Jordan Rodrigues), com o qual também vive às voltas em brigas e discussões, e que está sempre com sua inseparável namorada, Shelly (Marielle Scott).

MV5BNDkxOThhY2QtMzJjYS00ZjgwLWIxZDYtYjA5YjkxNjBjZDRhXkEyXkFqcGdeQXVyNDU3MjgwMDQ@._V1_SY1000_SX1500_AL_

A vida social de Lady Bird se resume à andar sempre com a melhor amiga, Julie (Beanie Feldstein), e à destacar-se artisticamente. Quando as duas entram numa peça de teatro da escola, Lady Bird conhece e se apaixona por Danny (Lucas Hedges), o qual se torna seu primeiro namorado. Eventualmente, as coisas não dão certo com Danny, e obrigada à trabalhar numa cafeteria por imposição da mãe – que faz sempre questão de enfatizar as dificuldades financeiras da família, ainda mais depois que Larry perde o emprego e cai em depressão –, Lady Bird conhece Kyle (Timothée Chalamet), com o qual começa à namorar depois de largar o teatro, de passar à ignorar a melhor amiga e de andar com Jenna (Odeya Rush), a garota mais popular da escola.

MV5BODliZTNkM2ItNWNiNS00ZTZlLTgzNzgtYjMzN2E3N2NkOWYwXkEyXkFqcGdeQXVyNDkwNTM3OTA@._V1_SY1000_CR0,0,1498,1000_AL_

Nesse meio tempo, Lady Bird começa à aplicar para várias escolas de artes do país que não comprometam as finanças da família e que sejam fora do estado, mas é rejeitada por quase todas elas, ficando na lista de espera para a Universidade de Nova York. Quando Marion descobre que a filha aplicou apenas para escolas longe de Sacramento, ela lhe dá um doloroso tratamento de silêncio. Semanas depois, agora maior de idade e rumo à Nova York depois de ter confirmada sua aceitação, Lady Bird descobre em sua nova jornada que nem tudo na vida diz respeito à voar longe, e que embora as experiências importem, as raízes é o que nos torna quem realmente somos.

Considerada uma das maiores surpresas do ano, A Hora de Voar é um filme que não mede esforços para impressionar. Divertido e dramático na medida certa, a produção não exagera na adaptação da época, tampouco na composição da complexa e corajosa adolescente. Embora seja uma história sobre descobertas, o drama familiar que cerca a conturbada relação entre Lady Bird e sua mãe são o grande mote da narrativa. O destaque fica obviamente por conta das excelentes performances de Saoirse Ronan e Laurie Metcalf.

A Hora de Voar concorre ao Oscar 2018 em cinco categorias, incluindo a de melhor atriz principal para Saoirse Ronan, melhor atriz coadjuvante para Laurie Metcalf, melhor roteiro original para Greta Gerwig, melhor direção para Greta Gerwig e melhor filme do ano.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios