Corrida do Oscar 2018: Dunkirk

Escrito e dirigido por Christopher Nolan, Dunkirk é um filme de guerra que mostra a evacuação das tropas britânicas de Dunquerque, quando 400 mil soldados aliados ficaram cercados por tropas alemãs depois da queda da França em 1940. A narrativa se passa sob três perspectivas: terrestre, marítima e aérea.

MV5BZjhmMDU4NjktNDA5Yy00NWZlLWFhN2UtZTkxMWVjNzRiNjhiXkEyXkFqcGdeQXVyNjUxMjc1OTM@._V1_SX1777_CR0,0,1777,742_AL_

O filme começa com Tommy (Fionn Whitehead), um jovem soldado que perdeu seu pelotão numa emboscada inimiga. Na praia, ele encontra milhares de outros soldados que esperam a chegada dos navios para a evacuação. Ele encontra Gibson (Aneurin Barnard), outro jovem soldado que enterra um corpo. Depois de um ataque aéreo na praia, vários ficam feridos, e Tommy e Gibson socorrem um soldado e o levam até um dos navios hospital. A entrada dos dois é interditada, e em sua escapada, o navio é atingido e afunda. Nesse meio tempo, Tommy resgata Alex (Harry Styles). O trio consegue ser acolhido num destroyer, o qual acaba afundado quando atingido por um torpedo disparado por um submarino alemão. Resgatado, Gibson salva Tommy e Alex.

MV5BYmY2MzA1MjEtODU5Zi00NjA1LTk5NTItMGYxZmU4NTUyZDJjXkEyXkFqcGdeQXVyMzc0ODA1MjM@._V1_SX1777_CR0,0,1777,804_AL_

Em Weymouth, a Marinha Real requisita barcos civis para ajudar na evacuação, mas Dawson (Mark Rylance), seu filho Peter (Tom Glynn-Carney) e o melhor amigo deste, George (Barry Keoghan), decidem eles mesmos participarem do resgate de soldados aliados. Atravessando o Canal da Mancha, eles encontram um soldado traumatizado (Cillian Murphy) que tenta lutar pelo controle do iate ao descobrir que os três estão voltando para Dunquerque. No trajeto, eles resgatam um piloto, Collins (Jack Lowden), e vários outros soldados que escapavam num caça-minas bombardeado por alemães, dentre os quais, Tommy e Alex.

MV5BMDUzNmI0NmYtZDMxYy00ZDM4LWIwYWUtNzM1MTliNzk2ZDAyXkEyXkFqcGdeQXVyNjUwNzk3NDc@._V1_SX1777_CR0,0,1777,744_AL_

Num terceiro segmento, três Spitfires atravessam o Canal na Mancha com fins de resguardarem os soldados que aguardam os navios para a evacuação na praia de Dunquerque. Quando o líder é morto, Farrier (Tom Hardy) assume o controle da operação. Um segundo ataque alemão faz com que o avião de Collins seja abatido, forçando-o à fazer um pouso de emergência na água. Ele é eventualmente resgatado por Dawson, enquanto Farrier continua a missão, mesmo quando seu medidor de combustível é danificado.

Visualmente espetacular, Dunkirk é um dos melhores filmes de guerra dos últimos tempos, ao lado de grandes produções como O Resgate do Soldado Ryan, A Lista de Schindler, Nascido para Matar, Apocalypse Now, Platoon, Falcão Negro em Perigo, dentre outros. Com sequências aéreas e navais de tirar o fôlego, Dunkirk também não deixa nada à desejar com a edição de som e a ambientação da época. Faz parte também do elenco estelar Kenneth Branagh. Ele é o Comandante Bolton, o qual não deixa a praia até a partida do último soldado.

Dunkirk concorre ao Oscar 2018 em oito categorias, incluindo a de melhor cinematografia, melhor edição de som, melhor mixagem de som, melhor edição de filme, melhor produção de design, melhor trilha sonora para Hans Zimmer, melhor direção para Christopher Nolan e melhor filme do ano.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios