Críticas Filmes Netflix

O Ritual: crítica de filme

O Ritual é um horror britânico escrito por Joe Barton e dirigido por David Bruckner. Adaptado do romance homônimo de Adam Nevill, o filme produzido pela Netflix conta a história de quatro amigos que se reúnem numa viagem por uma floresta e são ameaçados por uma presença macabra que vai transformar suas vidas em pesadelo.

mv5botuzotgzmze2of5bml5banbnxkftztgwmdq0nty2ndm-_v1_sy1000_cr0014991000_al_.jpg

A trama começa com cinco amigos universitários, Luke (Rafe Spall), Phil (Arsher Ali), Hutch (Robert James-Collier), Dom (Sam Troughton) e Robert (Paul Reid) sentados numa mesa de bar em Londres. Eles discutem a próxima viagem que farão, mas depois que Robert é morto durante um assalto numa loja de bebidas, os demais amigos decidem honrar sua memória e, seis meses depois do ocorrido, fazem a viagem que ele havia proposto: uma escalada nas montanhas do Parque Nacional de Sarek, ao norte da Suécia.

ac07-FEB-The-Ritual

A viagem começa desastrosa no sentido de que nenhum deles queria estar ali, enquanto Luke sofre em silêncio com o fato de se sentir culpado pela morte de Robert ao não ter feito nada para ajuda-lo. Quando Dom cai e machuca o joelho, Hutch sugere retornarem pelo caminho mais curto, ou seja, através da floresta, o que os fará chegar na metade do tempo programado. Mas a travessia é sinistra à começar pelo cervo estripado empalado ao alto de uma árvore e os estranhos símbolos entalhados nas árvores que os quatro amigos encontram na medida em que avançam floresta adentro.

ritual_03-h_2017

Quando a noite cai, o grupo é surpreendido por uma chuva torrencial. Os quatro avistam uma cabana vazia na qual decidem passar à noite, mesmo depois de encontrarem um estranho suposto deus de palha no sótão. Durante a noite, Hutch, Luke, Dom e Phil são acometidos por terríveis pesadelos. Enquanto Luke acorda do lado de fora da cabana com estranhas marcas no peito, Hutch se vê com as calças molhadas e Dom chama incessantemente o nome da esposa, Phil é encontrado nu no sótão, adorando a escultura de palha. Decididos à saírem da floresta o mais depressa possível, o grupo discute o caminho à seguir, e embora Hutch tenha certeza do rumo que precisam tomar, Dom acidentalmente arrasta o grupo para o interior da floresta.

screen-shot-2017-07-06-at-9-29-41-am.jpg

Quando Luke encontra evidências de que o grupo está sendo seguido por uma misteriosa criatura, Dom o acusa de ter falhado com Robert, e todos ficam divididos e assustados demais para racionarem direito. Antes de dormirem em suas tendas, Hutch conversa com Luke e lhe sugere seguir o caminho que ele indicou antes para trazer ajuda na manhã seguinte, considerando que Dom não pode seguir viagem com o joelho cada vez mais comprometido. Porém, durante a noite, a criatura os ataca, e o que se segue é uma luta desesperada pela sobrevivência.

Visualmente espetacular, a trama, que evoca elementos da mitologia escandinava e possui similaridades com produções como A Bruxa de Blair e A Floresta, tem boas reviravoltas nos instantes finais, principalmente quando revelada a importância de Luke para a criatura, talvez por conta de seu desempenho na chocante cena inicial da morte de Robert. Afinal, seria ele capaz de seguir o ritual por conta de sua suposta indiferença com a vida alheia? É isso que a criatura sugere ao escolhê-lo? Controverso, o filme divide opiniões, seja por sua desenvoltura, seja por sua narrativa, e embora não seja uma obra-prima do gênero, é uma surpresa que garante ao menos bom entretenimento.

O Ritual está disponível via Netflix.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s