Cinema Críticas Filmes

Corrida do Oscar 2018: Todo o Dinheiro do Mundo

Ridley Scott dirige All the Money in the World, traduzido para Todo o Dinheiro do Mundo, filme que adapta o romance biográfico de John Pearson e que mostra os bastidores do sequestro de John Paul Getty III e a tentativa desesperada de sua dedicada mãe em convencer seu ex-sogro, o homem mais rico do mundo, à pagar o resgate.

MV5BMjA0OTE1Njg0NV5BMl5BanBnXkFtZTgwMjQwMjQ2NDM@._V1_SY1000_CR0,0,1503,1000_AL_

O filme começa com o sequestro de John Paul Getty III (Charlie Plummer) na Praça Farnese, em Roma, em 10 de julho de 1973. Aos dezesseis anos, ele é colocado em cativeiro numa região montanhosa da Calábria, e um pedido de resgate de 17 milhões de dólares é enviado à sua mãe, Abigail (Michelle Williams). O avô de Paul é J.P. Getty (Christopher Plummer) o industrial fundador da companhia de petróleo Getty Oil, considerado na época como o homem mais rico do mundo. Questionado pela mídia se pagaria o resgate do neto, Getty causou polêmica ao anunciar que não o faria, pois se o fizesse seus 14 outros netos também se tornariam potenciais vitimas de sequestro.

MV5BMjQwNjk5MzQ3MV5BMl5BanBnXkFtZTgwMTU5MTQ1MzI@._V1_SX1500_CR0,0,1500,999_AL_

Quando o ex-agente da CIA, Fletcher Chase (Mark Wahlberg), contratado por Getty para tomar à frente as negociações descobre que Paul planejava o próprio sequestro para arrancar dinheiro de seu avarento avô, e os sequestradores são apontados como amadores, o caso esfria. Gail, no entanto, não mede esforços na tentativa de reaver o filho o mais depressa possível. Enquanto isso, no cativeiro, Paul se vê cercado por idiotas que revelam o rosto, enquanto um deles, Cinquanta (Romain Duris), porta-voz nas negociações, acaba se afeiçoando ao garoto ao ponto de tentar mantê-lo vivo até o final. Eventualmente, porém, um dos sequestrados se torna violento e acaba morto, tornando o caso problemático, ao que Paul é “vendido” para um mafioso local, que segue com o plano de tentar conseguir dinheiro de Getty em troca do neto.

MV5BMTU1NDg5ODg2M15BMl5BanBnXkFtZTgwNTY0OTUzNDM@._V1_SX1500_CR0,0,1500,999_AL_

Quatro meses depois do sequestro e de tentativas frustradas de Gail de tentar convencer o ex-sogro à pagar o resgate, um pedaço da orelha direita de Paul e algumas mechas de seu cabelo são enviados à um jornal local com um bilhete no qual consta a promessa de que vários pedaços dele serão enviados caso o dinheiro não seja entregue no prazo de 10 dias. Um relutante Getty negocia então o resgate do neto, e consegue baixar o valor para 2.9 milhões de dólares, pagando 2.2 milhões, valor máximo deduzido de seu imposto, emprestando o restante à nora para completar o montante exigido.

MV5BMTk4MTQzMjczMV5BMl5BanBnXkFtZTgwMDQwMjQ2NDM@._V1_SY1000_CR0,0,1470,1000_AL_

Além de mostrar a longa e dolorosa tragédia que se abate sobre a família Getty com o sequestro de Paul e a avareza e o olhar negocial de seu avô bilionário no pagamento do resgate, o filme tem cenas em flashback que trazem à tona a decadência de J.P. Getty II (Andrew Buchan), ex-marido de Gail, logo depois dele se tornar responsável pelos negócios do pai na Europa. À despeito da frieza do mesquinho industrial interpretado por Christopher Plummer, a produção também explora sua relação com o neto quando este ainda era pequeno, e embora o velho sovina pareça demonstrar alguma estima por Paul, nem mesmo isso o impede de recusar o pagamento do seu resgate sob a também justificativa de que nem tudo no mundo diz respeito à dinheiro, embora o mesmo, além de causar a ruina, possa efetivamente comprar a felicidade como o filme pretende mostrar ao final.

Excelentemente produzido, Todo o Dinheiro do Mundo nada deixa à desejar, e enquanto Ridley Scott simplesmente esbanja talento na direção, muito embora tenha ficado de fora da lista dos indicados da Academia, Michelle Williams também faz por merecer, principalmente por tomar à frente com dramaticidade impar as tratativas com o ex-sogro e também com os sequestradores, quando historicamente foi o ex-marido que negociou o resgate do filho. Porém, quem efetivamente rouba a cena é Christopher Plummer. Substituto de Kevin Spacey na versão original, o qual foi afastado da produção por conta de seus escândalos sexuais, Plummer regravou todas as suas cenas, e conferiu uma personificação do pragmático bilionário com muito empenho.

Todo o Dinheiro do Mundo concorre ao Oscar 2018 apenas na categoria de melhor ator coadjuvante para Christopher Plummer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s