Resumo do episódio #11.06 de Arquivos X: Kitten

Com uma temporada até agora infinitamente superior à anterior, Arquivos X segue com mais um episódio deleitável, ainda que a trama seja totalmente alheia à narrativa principal da temporada, principalmente depois da estupenda revelação no último episódio.

1

O episódio começa em 1969, no Vietnã. Um trio de soldados desce de um helicóptero com um caixote e atravessa mata adentro debaixo de vários disparos inimigos. Quon (Johnson Phan), um dos soldados, é abatido, ao passo em que os outros dois, John “Kitten” (Haley Joel Osment) e “Glasses” (Cory Rempel), carregam o caixote para dentro de uma tenda repleta de vietnamitas. Glasses volta para resgata-lo, enquanto a tenda é alvejada por disparos do lado de fora. O caixote é atingido, e uma fumaça amarela começa à emanar de dentro dela. De repente, Quon e Glasses escutam gritos dentro da tenda, e ao retornarem, veem John matando enlouquecidamente todos os vietnamitas, acreditando tratarem-se de monstros. É então revelado que Glasse é, na verdade, Walter Skinner (Mitch Pileggi).

2

Cinquenta anos depois, Mulder (David Duchovny) e Scully (Gillian Anderson) são chamados na sala de Skinner, mas encontram Kersh (James Pickens Jr.) em seu lugar. Ele informa que Skinner desapareceu, e aponta que a culpa é dos dois agentes. Afinal, todos os problemas de Skinner são culpa de Mulder e Scully. A dupla começa a busca pelo diretor em seu minimalista apartamento, onde encontram um envelope com uma orelha dentro enrolada num jornal de Mud Lick, uma comunidade rural, e um bilhete dizendo que os monstros estão de volta. Flashbacks de Skinner no Vietnã mostram que John, antes um garoto assustado, vangloria-se agora de sua coleção de orelhas de suas vitimas, as quais julga serem monstros. Nesse momento, um norte-vietnamita aparece coberto de granadas, e Skinner salva todo o pelotão.

35.jpg

Em Mud Lick, Mulder e Scully descobrem o dono da orelha, um renomado médico, e são informados que, além dele, várias pessoas da cidade tem sido encontradas mortas em armadilhas na floresta. Quando um veterano é encontrado morto numa armadilha, uma câmera na floresta o flagra cair quando de sua caçada ao suposto monstro que aterroriza a floresta, e Skinner aparece logo depois na imagem, bem como o monstro. Eventualmente, Skinner encontra Davey (Haley Joel Osment), filho de John. Davey acusa Skinner de ter testemunhado em desfavor de seu pai no tribunal militar, culminando na sua internação num hospital psiquiátrico por mais de 38 anos. Skinner, como sempre, aponta ter agido conforme o sistema determina. Mas ele quer fazer emendas, e pede para encontrar John, ao que Davey concorda leva-lo até o pai. Contudo, Skinner encontra John enforcado ao alto de uma arvore, e cai numa armadilha onde é empalado no abdômen.

44.jpg

Pouco depois, Mulder e Scully chegam à casa de Davey, o qual fecha a armadilha de onde Skinner continua à sangrar e tenta, em vão, gritar. Questionado sobre Skinner, Davey informa jamais ter ouvido falar de seu nome, embora Mulder encontre um álbum de fotos onde John e Skinner aparecem durante um momento de descontração no Vietnã. Davey fala sobre todos os experimentos pelos quais seu pai passou no sanatório e compartilha sua teoria conspiratória de que o governo estaria envenenando as pessoas com o gás tóxico que acabou com a vida de seu pai. Mulder encerra o interrogatório, e decide voltar para investigar. Ao escutar os gritos de Skinner, ele o encontra na armadilha, e Davey, vestido de monstro, o empurra para o buraco. Davey joga gasolina nos dois e acende um isqueiro, mas é baleado por Scully, que ajuda Mulder e Skinner escaparem do buraco. Davey, que fugiu, os surpreende com mais armadilhas, mas acaba eventualmente morto numa delas.

Na última cena, enquanto Scully faz curativos em Skinner na sala de estar de Davey e a ambulância e a policia chegam no local, Skinner revela que eles o salvaram, não pelo fato de estarem ali, mas por ajuda-los à apontar a luz para os cantos escuros, e confirma todas as vezes que foi manipulado, deixando-se influenciar ao ponto de tomar sempre as mesmas erradas decisões influenciado pelas forças sombrias que o cercam. O episódio então termina com um biplano sobrevoando uma plantação em Mud Lick onde o gás amarelo é despejado, o que provavelmente justifica o fato de que vários moradores da cidade, e Skinner em sua última cena, tal como John no Vietnã, estariam perdendo os dentes.

Pontos Altos do Episódio:

  • O episódio traz a reunião de Mulder e Scully com Skinner depois de uma série de episódios em que a dupla ficou, como várias outras vezes, com um pé atrás no que diz respeito à confiança em seu superior, o qual sempre os defendeu, ainda que frequentemente manipulado.
  • A trama envolvendo a história de Skinner no Vietnã não deixa nada à desejar ao envolver muito mistério, e principalmente uma trama de conspiração com direito à experimentos escusos da parte do governo.
  • O discurso de Skinner sobre suas crenças e seus erros é um dos melhores monólogos do personagem na série, e faz referência à todos os momentos em que decepcionou Mulder e Scully.

Arquivos X é transmitida por Fox Brasil.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios