Cinema Críticas Filmes

Corrida do Oscar 2018: O Destino de uma Nação

Darkest Hour, traduzido como O Destino de uma Nação, é um filme dirigido por Joe Wright, com roteiro de Anthony McCarten, que mostra os primeiros dias da investidura de Winston Churchill ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido em seu primeiro mandato, exatamente quando as tropas alemãs de Adolf Hitler cercavam o exército britânico em Dunkirk, França, culminando numa grande decisão daquele que viria a ser um dos mais controversos estadistas de todos os tempos.

MV5BMTc1MDkzNzgzMl5BMl5BanBnXkFtZTgwMTczODA1NDM@._V1_SY1000_CR0,0,1499,1000_AL_

O filme começa quando Winston Churchill (Gary Oldman) chega ao cargo de primeiro-ministro britânico em 10 de maio de 1940. Aos 65 anos de idade, longe de ser um exemplo no que diz respeito ao trato com a saúde, considerando a má alimentação, os vários charutos que fumava ao longo do dia e os constantes coquetéis de uísque que consumia, o estadista assumiu o maior posto do Reino Unido em momento decisivo para o país, quando tropas britânicas e francesas se viram encurraladas por uma divisão panzer alemã na cidade portuária de Dunkirk, norte da França, a qual viria à se tornar cenário para a Batalha de Dunkirk, entre 25 de maio à 4 de junho de 1940.

MV5BMjAxNTEzMTU5Nl5BMl5BanBnXkFtZTgwNDgzODA1NDM@._V1_SY1000_CR0,0,1498,1000_AL_

Seus discursos memoráveis reproduzidos no filme, mostram Churchill conclamando o povo britânico à resistência, e lembram o quanto sua habilidosa oratória manteve a coesão da nação num momento extremamente delicado da Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos sequer havia ainda ingressado definitivamente na guerra. Sua arrojada solidez possibilitou que o povo britânico se mantivesse em harmonia naquela que seria a hora mais negra para a nação, a qual, sozinha, confrontava um inimigo que avançava crescentemente pela Europa.

MV5BMTUxNTM0MjgzN15BMl5BanBnXkFtZTgwMDgzODA1NDM@._V1_SY1000_CR0,0,1499,1000_AL_

O Destino de uma Nação também traz o confronto de Churchill no Parlamento quanto ao ingresso do Reino Unido na guerra, especificamente com seu predecessor, Neville Chamberlain (Ronald Pickup) e o Lord Halifax (Stephen Dillane), bem como sua má reputação por conta da Primeira Grande Guerra e por seu apoio ao rei Edward VIII quando de sua abdicação. E mais do que retratar um momento histórico decisivo para o Reino Unido, o filme também explora muito da personalidade do polêmico político, sua relação com a esposa, Clementine (Kristin Scott Thomas), com sua secretária pessoal, Elizabeth Layton (Lily James), a qual aparece para trabalhar com ele na primeira cena do filme, bem como com o próprio Rei George VI (Ben Mendelsohn).

Considerada uma das melhores produções do gênero, e um dos dramas históricos mais provocativos dos últimos tempos, O Destino de uma Nação em nada decepciona ainda no que diz respeito à cinematografia e à adaptação de época. Contudo, é a performance de Gary Oldman como Winston Churchill que torna o filme um dos grandes favoritos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Sua atuação é de uma precisão impar, considerada por alguns críticos como algo digno de uma peça da Broadway, ao mesmo tempo em que inspira e emociona à cada momento em que o astro reproduz as imponentes palavras emanadas pelo estadista em seus lendários discursos.

O Destino de uma Nação concorre ao Oscar 2018 em seis categorias, incluindo a de melhor ator principal para Gary Oldman, melhor maquiagem, melhor cinematografia, melhor figurino, melhor cenografia e melhor filme do ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s