Altered Carbon Review Séries

Carbono Alterado: resumo primeira temporada

poster

Altered Carbon, traduzida para Carbono Alterado, é a nova aposta da Netflix no gênero drama de ficção científica. Adaptada do romance homônimo de Richard Morgan, a série mostra um futuro distópico (ou utópico, dependendo de sua conta bancária) no qual a consciência humana pode ser digitalmente armazenada num pequeno disco cirurgicamente implantado na coluna cervical, permitindo que a pessoa morra e sua mente possa ser inserida em novo corpo, chamado “sleeve”. Apenas os mais ricos (chamados “meths”) podem adquirir órgãos de substituição contínua, evitando assim o envelhecimento, e possibilitando novas e bem sucedidas trocas. Nesse cenário à la Black Mirror, um prisioneiro retorna à vida 250 anos depois de sua captura e, valendo-se de um novo corpo, precisa resolver um caso de assassinato para conseguir sua liberdade definitiva.

1

A série começa apresentando Takeshi Kovacs (Will Yun Lee), um ex-militar de elite que se tornou membro de um grupo rebelde que lutou contra o sistema responsável por transformar a morte em contratempo inconveniente num mundo em que todos podem escolher viver para sempre. Capturado, Takeshi é levado à prisão, onde tem sua consciência conservada em gelo por mais de 250 anos. Despertado em outro corpo (Joel Kinnaman), ele é transportado para Bay City, a antiga São Francisco, onde é obrigado à solucionar o assassinato de um poderoso magnata, Laurens Bancroft (James Purefoy), que voltou à vida em novo corpo, mas sem memórias do crime por muitos apontado como suicídio.

2

Atormentado por lembranças de uma vida passada, tendo ainda a corajosa e determinada detetive Kristin Ortega (Martha Higareda) em seu encalço, Takeshi se vê num emaranhado de intrigas maquinadas por inimigos de todos os lados, os quais conspiram para o insucesso de sua missão mediante violência e tortura virtual, como se não bastasse a sociedade que o cerca e que trata o ser humano como produto à ser comercializado. Mas aliados surgem ao longo da narrativa, como a inteligência artificial que comanda o hotel em que Takeshi se hospeda e que se manifesta como Sr. Poe (Chris Conner), o qual, fascinado pela humanidade, surge na pele do famoso escritor Edgar Allan Poe e ajuda Takeshi, na qualidade de seu único hóspede, na resolução do entroncado caso.

4

Quando o aprisionamento virtual de Lizzie (Hayley Law), uma jovem ex-prostituta com a qual Laurens se encontrava, leva Takashi até o pai da moça, Vernon Elliot (Ato Essandoh), e novas descobertas que eventualmente se mostram relacionadas ao caso fazem com que a investigação o lance ao olho de um imenso furacão, mais os fantasmas do passado de Takeshi o infligem ao ponto dele se ver obrigado à tomar importantes e controversas decisões que poderão colocar em risco todos à sua volta.

Visualmente espetacular, com cenários e cinematografia que em muito remontam produções como Blade Runner, Vingador do Futuro, Minority Report e A.I., bem como uma trama que encontra referência em filmes como Matrix, O Fantasma do Futuro, Johnny Mnemonic, V de Vingança e A Origem, Altered Carbon é um noir futurístico que se desenvolve como uma verdadeira boneca russa, na medida em que cada novo fato desvendado por Takashi o leva à um novo mistério que converge para a narrativa principal até ele chegar à um final arrebatador. Com gancho para uma continuação provavelmente sem Joel Kinnaman reprisando o papel principal, a série tem grande potencial para uma segunda temporada se acaso  continuar com uma trama tão intensa, intrigante e fascinante quanto a de sua primeira instalação.

Altered Carbon está disponível via Netflix.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s