Review Séries Vikings

Resumo do episódio #5.04 de Vikings: The Plan

No quarto episódio da quinta temporada de Vikings, todo mundo tem um plano, e quem não nenhum fica por conta dos planos dos deuses. Em York, o conflito entre vikings e saxões se torna puramente estratégico, enquanto Harald segue em frente com sua tentativa de tomar Kattegat de Lagertha, ao passo em que Bjorn avança em sua exploração por novos mundos e Floki decide voltar ao mundo dos homens.

13.jpg

A frota de Bjorn (Alexander Ludwig) atravessa o estreito de Gibraltar, e Sinric (Frankie McCafferty), um velho viking que serve como consultor e intérprete desde a primeira investida de Ragnar (Travis Fimmel) na França, sugere que aportem na Sicília e que se passem por mercadores. É exatamente isso o que Bjorn e Halfdan (Jasper Pääkkönen) fazem quando chegam à capital, onde são recebidos por um ambicioso comandante, Euphemius (Albano Jerónimo), o qual testa as habilidades de luta de Bjorn, e lhe pede para que os vikings sejam seus guarda-costas, ao que Bjorn concorda. Eventualmente, Sinric revela que Euphemius é uma ilusão, e que o poder local está concentrado nas mãos de um tal Ziyadat Allah, que parece ser um dos homens mais poderosos do Mediterrâneo. Bjorn decide conhecer essa autoridade, e viaja com Euphemius para a África, enquanto Halfdan fica fascinado por uma misteriosa mulher que acompanha Euphemius, uma freira que foi roubada do Império Bizantino.

22.jpg

Em Kattegat, Ubbe (Jordan Patrick Smith) chega com seus homens, e é recebido por Margrette (Ida Nielsen). Numa ceia com Lagertha (Katheryn Winnick) e Torvi (Georgia Hirst), Ubbe ressalta o desempenho de Bjorn na vitória viking sobre os saxões e a dominação dos territórios dos reis Ecbert (Linus Roache) e Aelle (Ivan Kaye). Lagertha então lhe propõe que os dois se tornem aliados na guerra que está por vir contra seus inimigos, Ivar (Alex Høgh Andersen) e Harald (Peter Franzén). Ubbe aceita, embora pareça distante em seus pensamentos. Pouco depois, em seu leito, Margrette o coloca contra Lagertha, apontando que na falta de interesse de Bjorn em se estabelecer em Kattegat e se dedicar ao papel de rei, ele é o mais indicado. Pelo visto, tanto Ubbe quanto Lagertha estão em maus lençóis, já que um deles não tem propósito e se deixa levar pela ambição alheia enquanto o outro está perdendo poder e aliados.

3

Em Vestfold, depois de vários dias sem ter contato com Harald, Astrid (Josefin Asplund) finalmente aparece com uma decisão. Assim como os filhos de Ragnar, ela tem ambições, e embora pareça ainda amar Lagertha, também tem planos, ao que decide finalmente se casar com Harald. A cerimônia acontece sob a carcaça de uma baleia morta pelos homens de Harald.

42.jpg

Na Islândia, Floki (Gustaf Skarsgård) tem uma epifania ao constatar que é errado de sua parte desfrutar sozinho do paraíso que encontrou, ao que decide voltar ao mundo dos homens e recrutar verdadeiros seguidores dos deuses para colonizar o novo mundo. Assim, pela primeira vez depois de muito tempo, Floki finalmente encontra um propósito para si próprio, eis que toda sua história ao longo da série foi voltada à atender os desejos de Ragnar.

52.jpg

Em York, Hvitserk (Marco Ilsø) é ridicularizado por Ivar e questiona se tomou a decisão certa ao ficar com o irmão mais novo ao invés de partir com Ubbe. Enquanto isso, o bispo Heahmund (Jonathan Rhys Meyers) revela à Aethelwulf (Moe Dunford) ter tido uma visão de como os vikings seriam derrotados, ou seja, com um cerco que os impediria de conseguir recursos, culminando em sua morte por fome ou doenças. Aethelwulf concorda com o plano, e os saxões sabotam as caças dos vikings. Pouco depois, fumaça é vista de York, e Aethelwulf conclui que o plano deu certo, e que os vikings estão cremando seus mortos. Contudo, vemos que Ivar também tem um plano, e que a fumaça é intencional. Sem saber disso, Aethelwulf ordena um ataque, mas Heahmund sugere que esperem. Furioso, Aethelwulf ordena que ele se ponha em seu lugar como submisso ao rei, autoridade absoluta, e Heahmund se ajoelha e pede perdão. O exército de Aethelwulf entra então em York, mas não há sinal algum dos vikings e nem dos seus barcos.

Pontos Altos do Episódio:

  • A aventura de Bjorn e Halfdan pelo Mediterrâneo finalmente começa à ficar interessante. O desbravamento de novos continentes e de novas culturas e a reação dos vikings à tais descoberta é um dos pontos mais fortes da série. Como eles lidam com isso, é outra história.
  • A aliança entre Lagertha e Ubbe pode não ser convincente, mas faz sentido dentro da realidade em que ambos os personagens se encontram. Se Ubbe se deixará contaminar pela ambição de Margrette, só o tempo dirá.
  • O núcleo em Vestfold é o mais cansativo, talvez por simplesmente não ter um dinamismo ou ser mais direcionado aos interesses de Harald. Com Astrid tomando partido agora no que diz respeito aos seus próprios desejos pessoais, é possível que a coisa toda comece à engrenar.
  • Finalmente Floki volta ao mundo dos homens. Seu próximo destino é certamente Kattegat. Como ele vai lidar com a nova realidade na qual Lagertha e os filhos de Ragnar se encontram, pouco sabemos. A verdade é que ele provavelmente vai ignorar todo o resto e seguir à fundo com seu propósito, como sempre fez, e custe o que custar.
  • A constatação do bispo Heahmund de que a cidade está tomada por ratos, os quais não deveriam estar na superfície, sugere a existência de esconderijos subterrâneos, talvez uma herança do império romano descoberta pelos vikings, e que pode ser usada como armadilha para uma nova e sangrenta batalha entre pagãos e cristãos. Talvez seja a deixa para Aethelwulf sair de cena com o subsequente inicio do reinado de Alfred O Grande, tendo Heahmund como seu braço de ferro.

Vikings é transmitida pelo canal History.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s