Review Séries Vikings

Resumo do episódio #5.03 de Vikings: Homeland

O segundo episódio da quinta temporada de Vikings traz os filhos de Ragnar (Travis Fimmel) cada vez mais divididos, ao passo em que a primeira grande batalha entre o exército saxão pela retomada de York acontece, e Heahmund (Jonathan Rhys Meyers) tem seu primeiro encontro com Ivar (Alex Høgh) em meio à uma chacina na qual os vikings saem vitoriosos.

MV5BYzg5MmY0YTItZGVhNy00YmY0LTlmNzAtOWQ3MGU2NWJmNDdhXkEyXkFqcGdeQXVyNjc5Mjg0NjU@._V1_SY1000_SX1500_AL_

O episódio começa com Floki (Gustaf Skarsgård). Depois de construir um barco e navegar sem rumo até descobrir uma ilha supostamente deserta, bem como ferir gravemente a mão e ter uma visão com Loki ao ponto de acreditar estar em Asgard, ele continua sua incansável exploração em busca de um propósito. Ao notar que o ferimento na mão piora, ele questiona o motivo de estar ali, até que finalmente tem duas outras visões, e pondera que sua missão é morrer naquele lugar. Contudo, estranhamente, o ferimento na mão é curado, e constata que talvez, no final das contas, sua jornada ainda não terminou e que ele encontrou um novo lar longe de seu povo.

Enquanto isso, em viagem rumo ao Mediterrâneo, Bjorn (Alexander Ludwig) questiona a decisão de Halfdan (Jasper Pääkkönen) de acompanha-lo, e este revela pretender sair da sombra de Harald (Peter Franzén), concretizar algo por si próprio e viver a vida intensamente. Bjorn informa compreendê-lo, acreditando se tratar do mesmo desejo que teve quando morou algum tempo em meio à natureza selvagem.

Harald, por seu turno, retorna para junto de seu povo como herói. Ele apresenta Astrid (Josefin Asplund) à todos como “parte do seu sonho” e um banquete é preparado. Astrid, no entanto, não se impressiona com as joias e as roupas que ele lhe oferece. Depois de comparecer ao banquete e sair antes do final, Astrid é visitada por um embriagado Harald, que tenta seduzi-la, mas ela lhe acerta um soco no nariz. Tudo indica que a personagem deverá ser gradativamente testada quanto à sua lealdade à Lagertha (Katheryn Winnick) ou mesmo à Bjorn, e que talvez, caso ela ceda, Harald terá ao seu lado uma aliada poderosa.

MV5BMzM2MjQyYjAtNzg1YS00Njk0LWE5YTItZDBjNjljZmM1MGI3XkEyXkFqcGdeQXVyNjc5Mjg0NjU@._V1_SY1000_SX1500_AL_

Em York, as coisas não poderiam estar mais complicadas entre os irmãos Ivar (Alex Høgh) e Ubbe (Jordan Patrick Smith). Depois da grande vitória sobre os saxões e a dominação dos territórios dos reis Ecbert (Linus Roache) e Aelle (Ivan Kaye), os vikings fincaram acampamento. Enquanto a questão da liderança do exército pagão não é decidida, a megalomania de Ivar aumenta quando uma escrava revela não ter medo dele ao apontar que ele é especial por conta de sua condição. Quando Aethelwulf (Moe Dunford), decide finalmente partir para a guerra contra os invasores bárbaros tendo Alfred (Ferdia Walsh-Peelo), Aethelred (Darren Cahill) e o bispo Heahmund (Jonathan Rhys Meyers) ao seu lado, os vikings os esperam com uma série de armadilhas e ataques estratégicos.

MV5BNDhhNTlhOGYtOTE2My00MDk3LTkxZTItZDE2ZTg5MTIwY2QwXkEyXkFqcGdeQXVyNjc5Mjg0NjU@._V1_SY1000_SX1500_AL_

Ubbe e Hvitserk (Marco Ilsø) lideram o cerco, até que finalmente Ivar, cansado de apenas observar tudo do alto de uma torre, aparece com sua biga. Derrubado por um soldado cristão, ele o mata sanguinariamente. Cercado pelo exército saxônico, Ivar ri e grita enlouquecidamente seu nome e informa que não pode morrer. Nisso, os vikings liderados por Ubbe e Hvitserk aparecem, e uma luta sangrenta acontece. Heahmund se aproxima e percebe algo excepcional em relação à Ivar, e tenta chegar nele, mas não consegue.

Em outra parte de York, Aethelwulf luta ao lado dos filhos, e protege Alfred. Ao perceber que a batalha está perdida com o número de baixas, ele ordena a retirada com um Aethelred ferido, e os vikings celebram a vitória.

Com o fim da batalha, Ivar e Ubbe tem opiniões diferentes sobre o que devem fazer. Ubbe sugere que eles devem tentar negociar o assentamento de terra que lhes foi dado por Ecbert, enquanto Ivar deseja o domínio total com a dizimação dos cristãos. Contudo, no meio da noite Ubbe e Hvitserk vão ao acampamento saxônico com fins de fazer um acordo e colocar fim à guerra. A palavra final é de Alfred, e Heahmund espanca Ubbe e manda os irmãos de volta, humilhados. No dia seguinte, Ivar debocha da intenção de Ubbe e de Hvitserk diante de todos os vikings, e pede reconhecimento como líder. Como irmão mais velho, Ubbe não concorda, e decide voltar à Kattegat ao invés de lutar sob as ordens de Ivar. O segmento termina com Ubbe assistindo Hvitserk escolhendo ficar ao lado do irmão mais novo, enquanto Ivar repete que todos estão com ele.

Pontos Altos do Episódio:

  • Enquanto o arco envolvendo a viagem de Bjorn ganha forma, o episódio solidifica a posição de Ivar como o líder do exército pagão, enquanto o exílio de Ubbe, único dos remanescentes que não concorda com os planos do irmão mais novo em relação ao confronto com os saxões, pode significar seu envolvimento em conflitos com Lagertha e com Harald.
  • Astrid pode até quer quebrado o nariz de Harald, mas tudo indica que ele não está muito longe de convencê-la de fazer parte do seu sonho, qual seja, ser o rei da Noruega.
  • Floki continua sua bela e mística jornada pessoal, e prova que além de fundamentalista, ainda é um homem que acredita nos deuses. Ele pode achar que encontrou um propósito, mas sua história não fará sentido se ele não voltar à se encontrar com Ivar para provavelmente mostrar que nem todos estão ao seu lado.
  • O bispo Heahmund não mostrou muito ainda à que veio. Ele é um homem de fé, mas que também age violentamente. Embora já tenha percebido quem realmente manda no exército pagão, não parece tão esperto. Provavelmente Alfred, ao ascender como rei, será o grande estrategista na guerra contra os vikings, enquanto Heahmund será sua mão de ferro no cumprimento “da vontade divina”.

Vikings é transmitida pelo canal History.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s