As 13 Cinebiografias Mais Inspiradoras

13. Sempre ao seu lado

13-Hachi

Adaptação da incrível história de Hachiko, o filme traz Richard Gere como Parker Wilson, o professor de música que encontra um cãozinho da raça Akita perdido numa estação de trem. Depois da trazê-lo para casa e tentar localizar o dono sem sucesso, Parker o adota, dando-lhe o nome de Hachi. Ao longo dos anos, Hachi vai encontrar Parker todos os dias na estação de trem na volta do trabalho, até que um dia Parker sofre um infarto fulminante, vindo à falecer. Mesmo assim, Hachi continua a esperar o dono no mesmo lugar de sempre na estação de trem ao longo de dez anos. Emocionante, o filme trata da lealdade e do amor incondicional dos animais.

12. Os Intocáveis

11-Intouchables

Adaptação da autobiografia de Abdel Sellou intitulada Você mudou a minha vida, o filme conta a história de Driss (Omar Sy), um jovem delinquente argelino que se torna inesperadamente o cuidador de um rico homem de negócios, Philippe (François Cluzet), o qual se tornou tetraplégico devido à um acidente de parapente. Despojado, Driss conquista o ranzinza bilionário e transforma sua vida positivamente. O filme é uma bela história de como o carisma de uma pessoa à margem da sociedade pode ser capaz de salvar a vida de alguém que foi destroçada por uma tragédia.

11. Doze Anos de Escravidão

12-12Years

O filme é inspirado na autobiografia de Solomon Northup, e conta sua trajetória como homem nascido livre em New York que depois de drogado e capturado em Washington D.C. é vendido como escravo em 1841. Ao longo de doze anos, ele tenta escapar de seu infortúnio, bem como contatar sua família em New York e assim alcançar sua tão sonhada liberdade. Trata-se de uma história repleta de dor e sofrimento, na qual o protagonista luta persistentemente por seu direito de homem livre.

10. Histórias Cruzadas

10-HistoriasCruzadas

Inspirado no romance autobiográfico A Resposta, de Kathryn Stockett, o filme conta como a aspirante à escritora nos anos de 1960, Skeeter Phelan (Emma Stone) conseguiu convencer várias empregadas domésticas afrodescendentes à relatarem os maus tratos sofridos por suas patroas brancas no estado do Mississippi. Com ajuda de Aibileen (Viola Davis), a qual criou dez crianças brancas como se fossem suas, Skeeter busca chocar as pessoas preconceituosas e trazer orgulho e esperança à comunidade afro-americana.

9. Em Nome do Pai

9-Nameofthefather

O filme adapta a autobiografia de Gerry Conlon, quando, em 1974, um atentado a bomba do IRA matou cinco pessoas em um pub de Guilford, próximo de Londres, e Colon, na época um jovem rebelde irlandês, e outros três amigos, foram acusados pelo crime, presos e condenados. Na tentativa de ajudar o filho, Giuseppe Conlon também foi condenado, e uma corajosa advogada, Gareth Peirce, passou à investigar as irregularidades do caso, cujos desdobramentos levaram vários anos para serem solucionados. O ponto alto do filme é a reaproximação entre pai e filho na prisão, considerando a difícil relação entre os dois antes do fatídico evento que mudou para sempre a vida de ambos.

8. A Luta Pela Esperança

8-Cinderella

Russell Crowe estrela a triunfante, poderosa e inspiradora história de Jim Braddock, um lutador de boxe que ascende numa época de crise, quando as pessoas mais precisavam de um exemplo de garra e força de vontade. Conduzido pelo amor à família, esse herói incomum se tornou um dos nomes mais importantes do boxe nos anos 30 ao transformar um sonho impossível em realidade.

7. Céu de Outubro

7-October

Jake Gyllenhaal estrela a adaptação da autobiografia de Homer H. Hickam Jr., como o jovem filho de um mineiro que, inspirado pelo lançamento do primeiro Sputnik pelos russos e incentivado por uma professora, sonha um dia lançar seu próprio foguete, contrariando o desejo do pai de vê-lo também se tornar mineiro. Mais do que um filme para a família, Céu de Outubro conta como a força de vontade e a determinação de uma pessoa pode torna-la capaz de qualquer coisa.

6. De Porta em Porta

6-DoorToDoor

O filme conta a história de Bill Porter (William H. Macy), um homem com paralisia cerebral determinado à se tornar um vendedor. O filme trata de sua longa jornada para se manter ativo, com muito otimismo e determinação, o que lhe trouxe notoriedade nos idos dos anos de 1990.

5. Seabiscuit: Alma de Héroi

5-Seabiscuit

Adaptação do romance biográfico de Laura Hillenbrand, o filme é baseado na carreira e na vida de Seabiscuit, um cavalo puro-sangue inglês de pequeno porte de turfe que atinge um sucesso inesperado durante a Grande Depressão com a ajuda de um obstinado milionário, de um jóquei grande demais, mas com muito potencial, e também de um treinador velho demais, porém com uma capacidade única de se comunicar com os cavalos.

4. Fome de Poder

4-TheFounder

Michael Keaton estrela a adaptação da história de Ray Kroc, um vendedor que transformou o inovador restaurante de dois irmãos em uma das maiores cadeias de fast-food de todos os tempos, o McDonald’s. Com uma combinação de ambição, frieza e, acima de tudo, persistência, o filme transmite importantes lições de liderança e empreendedorismo.

3. Uma Mente Brilhante

3-BeautifulMind

Inspirado no best-seller homônimo de Sylvia Nasar, Ron Howard dirige Russell Crowe na cinebiografia de John Nash, um brilhante e antissocial matemático vencedor do prêmio Nobel que aceita um trabalho secreto como criptografador, e que vê sua vida se transformar para sempre ao descobrir que sofre de uma grave doença. Com o apoio da família e muita persistência, ele consegue superar as dificuldades.

2. À Procura da Felicidade

2-AProcuradaFelicidade

Adaptado do romance autobiográfico de Chris Gardner, o filme estrela Will Smith como o vendedor de porta em porta que almeja a carreira na área de finanças. Quando uma série de circunstâncias o levam à se tornar um sem-teto juntamente com o filho pequeno, tudo o que resta para ele é a força de vontade de mudar sua vida.

1. Patch Adams: O Amor é Contagioso

1-PatchAdams

Robin Williams estrela a adaptação da autobiografia de Patch Adams, um aspirante à médico oficialmente criticado por seus professores ao conciliar suas duas paixões: a medicina e a alegria excessiva. O filme retrata o triunfo de uma pessoa e sua busca interminável por um ideal, com muita compaixão e empatia.

 

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios