Resumo do episódio #3.05 de Outlander: Freedom & Whisky

O quinto episódio da terceira temporada de Outlander, intitulado Freedom & Whisky, é o grande divisor de águas da série nesse novo arco. Depois de vinte anos separados em meio à duzentos anos de história, o casal Claire (Caitriona Balfe) e Jamie (Sam Heughan) finalmente se reencontra. Antes disso, porém, o episódio trata das emendas que precisam ser feitas no século XX antes que Claire viaje novamente através das pedras.

13.jpg

O episódio começa com Claire e Joe Abernathy (Wil Johnson) realizando um delicado procedimento cirúrgico. Ele contesta sua ousadia que pode culminar em grave risco à paciente, mas Claire é bem sucedida. Pouco depois, os dois tomam um drinque no escritório, e Joe pergunta como andam as coisas ao notar seu olhar perdido, o mesmo desde que voltou da Escócia. Nisso, Claire confidencia que tentou localizar um grande amor do passado na Europa, o verdadeiro pai de Brianna, e que por descobrir a verdadeira identidade do pai a filha anda com crise existencial. Joe pergunta se Claire o encontrou, e ela diz que o destino quis que as coisas não fossem como ela gostaria, e ele manda o destino se foder.

2

É Natal em 1968, e Roger (Richard Rankin) chega inesperadamente em Boston para uma visita surpresa à residência dos Randall. Enquanto espera do lado de fora da casa, ele escuta os gritos entre Claire e Brianna (Sophie Skelton). Quando esta última abre a porta, ambos sorriem. Ou seja, o amor ainda está no ar para Roger e Brianna. Contudo, o jovem historiador não chega em boa hora. Mãe e filha estão tendo uma terrível discussão por conta do fato de que Brianna está largando os estudos em Harvard. Para ela, a história não faz mais sentido desde que descobriu sua verdadeira origem. Ela parte, e deixa Roger na companhia de Claire.

Os dois jantam, e finalmente Roger revela à Claire o verdadeiro motivo de sua visita. Ele encontrou um trecho de um poema de Robert Burns num artigo intitulado “Freedom & Whisky” impresso por Alexander Malcolm. Claire dica transpassada. Trata-se de Jaime, o qual trabalha, há exatos vinte anos, numa casa de impressão em Edimburgo. Mas o timing de Roger não poderia ser pior. Claire tem outros problemas no momento, e não pode deixar Brianna quando ela mais precisa da mãe. Assim, a descoberta é um alívio, mas ao mesmo tempo uma tortura para Claire, o que a faz confrontar Roger por fazer tal descoberta, impedindo-o de revelar tal fato à Brianna.

33.jpg

No dia seguinte, uma homenagem à Frank (Tobias Menzies) é feita na universidade, e Claire, Brianna e Roger estão presentes. Num dado momento, Claire é formalmente apresentada à Sandy (Sarah MacRae), ex-aluna (amante) de Frank, com a qual ele pretendia se casar tão logo conseguisse o divórcio de Claire. O reencontro não é nada agradável, e Sandy revela à Claire que Frank era o amor de sua vida. Intrigada, Brianna confronta Claire sobre a misteriosa mulher que a deixou perturbada na homenagem ao pai, cobrando-lhe a honestidade que prometeram uma à outra desde que voltaram da Escócia. Claire então lhe revela que se tratava da amante de Frank com a qual ele pretendia se casar. Por fim, ela conta à filha a descoberta feita por Roger. E Brianna incentiva a mãe à partir em sua jornada em busca de Jaime.

43.jpg

A segunda metade do episódio é agridoce, pois ao mesmo tempo em que Claire e a audiência está extasiava com a aproximação do momento da reunião dela com Jaime no século XVIII, tem ainda a difícil separação entre mãe e filha no século XX e a possibilidade de que as duas jamais voltarão a se encontrar. Mas Brianna prova que é mais filha de Claire do que de Jaime ou de Frank, e garante que se for metade da mulher que a mãe é, ficará bem. Assim, movida pelo incentivo de uma firme e determinada Brianna, Claire começa os preparativos para sua grande viagem de volta ao passado, como transferir a propriedade da casa e das contas bancarias para o nome da filha.

Na noite de Natal, Brianna presenteia a mãe com uma gargantilha com um pingente de topázio, e Claire lhe entrega o colar de pérolas escocesas que Jaime lhe deu de presente na noite de núpcias (e que será bem útil na próxima temporada!). Por fim, ela se despede da filha e de Roger, e decide seguir viagem sozinha para a Escócia. Brianna enxuga as lágrimas, recebe uma copia de A Christmas Carol de Charles Dickens de presente de Roger, e começa a leitura em voz alta para ele do mesmo modo que Frank fazia para ela quando criança.

5

O episódio avança com Claire descendo do taxi em frente ao aeroporto em Boston para imediatamente o momento em que ela desce da carruagem logo depois de chegar em Edimburgo. Não vemos, portanto, a ansiedade da personagem durante seu retorno à Escócia, tampouco o momento em que ela volta no tempo ao tocar a imensa pedra nas ruinas em Craigh na Dun ou então, já no século XVIII, seguir viagem até Edimburgo. Apreensiva, ela pergunta à um garoto onde fica a casa de impressão Alexander Malcolm. Não muito longe, ela caminha e finalmente encontra os letreiros na porta de entrada.

Cautelosa, Claire entra e o sino na porta anuncia a chegada de alguém. A voz de Jaime, acreditando tratar-se de outra pessoa, é inconfundível, e Claire parece começar a perder o chão do mesmo modo que a audiência ao se aproximar de uma janela de onde consegue ver a máquina de impressão e de onde veio a voz. Ali, ela vê as distintas madeixas ruivas de Jaime, o qual está de costas, e anuncia sua chegada. Estarrecido ao ouvir a voz de Claire, ele se vira para vê-la. Incrédulo, ele desmaia, e o episódio termina com um certo alívio cômico para um momento que deveria ser dramático.

Pontos Altos do Episódio:

  • Brianna e Roger. Esses dois nunca são demais juntos. A história de ambos pode estar apenas no começo, mas os primórdios dessa relação remontam muito à Jaime e Claire na primeira temporada.
  • A descoberta de Claire do paradeiro de Jaime em Edimburgo. Mais uma vez, seu olhar não precisa dizer mais nada. Uma pena que o momento não era dos mais convenientes e Roger acabou fazendo papel de vilão.
  • O reencontro entre Claire e Jaime. Não exatamente como o esperado, tampouco como mostrado em O Resgate no Mar, a reunião oficial entre os dois fica para o próximo episódio. Ao menos fica a certeza de que teremos um episódio inteiro com o casal agora reunido.

 

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios