Outlander Review Séries

Resumo do episódio #3.03 de Outlander: All Debts Paid

Intitulado All Debts Paid, o terceiro episódio da terceira temporada de Outlander segue com as duas timelines distintas desde o episódio de estreia. Aqui, o casal Claire (Caitriona Balfe) e Jamie (Sam Heughan) segue seu tortuoso caminho separado por duzentos anos. Novos acontecimentos, no entanto, transformam seus destinos para o que ainda está por vir.

Jaime e Lord Grey

Três anos depois de sua prisão em Lallybrock, Jaime se encontra agora em Ardsmuir, uma fortaleza prisional fictícia situada ao norte da Escócia. Ali, Jaime, ex-comandante das tropas jacobitas na revolta escocesa, é considerado um líder entre os prisioneiros, o que chama a atenção da guarda inglesa, principalmente do governador da prisão, o oficial Lord John Grey (David Berry), que o chama para intermediar os problemas dos presos.

Nesse cenário, descobrimos que Murtagh (Duncan Lacroix) afinal não morreu na Batalha de Culloden Moor, diferentemente do que acontece no terceiro livro da saga literária, O Resgate no Mar. A chegada de um novo prisioneiro, Duncan Kerr (Murray McArthur), falante apenas de galês e francês balbuciando a palavra “ouro” deixa a guarda inglesa inquieta, o que faz com que Lord Grey recrute Jaime na intenção de traduzir o que pode ser a localização dos supostos tesouros franceses enviados para a campanha dos Stuart contra a coroa inglesa. Contudo, a única coisa que interessa na história do velho moribundo é a revelação de uma certa “bruxa branca”, como Claire era conhecida por muitos, o que faz com que Jaime conspire sua própria fuga com os demais prisioneiros quando de uma saída escoltada com fins de caça.

Sem descobrir qualquer coisa que diga respeito à Claire, Jaime retorna à Ardsmuir, surpreendendo Lord Grey da mesma forma que este o fez há vários anos, quando tentou matar Jaime pouco antes da Batalha de Prestonpans, na segunda temporada. Lord Grey poupa a vida de Jaime e os dois eventualmente se tornam amigos, mas a relação se torna desconfortável para ambos num determinado momento quando Lord Grey confidencia a perda de um grande amor, um soldado que o inspirou à se alistar, e a revelação de seu amor por Jaime. Pouco depois, Lord Grey paga seu débito com Jaime ao lhe conferir liberdade provisória em Helwater, propriedade rural da família Dunsany.

Claire e Frank

Enquanto isso, no século XX, Claire se torna médica cirurgiã, e Brianna (Gemma Fray) é a única coisa que mantém o casal Randall unido. As coisas ficam complicadas quando Frank (Tobias Menzies) não parece mais se importar em esconder o fato de ter uma amante, Sandy (Sarah MacRae), já que o casamento com Claire é uma relação de aparências.

Com a formatura de Brianna (Sophie Skelton), agora com dezoito anos, Claire é surpreendida com a decisão de Frank em levar a filha para Cambridge depois de um convite para sua transferência como professor naquela instituição. Ele pede o divórcio, e informa seu desejo de se casar com Sandy. Indignada, Claire o proíbe de levar Brianna, mas ele a lembra que a filha agora é adulta e, portanto, capaz de tomar suas próprias decisões. Depois de uma discussão acalorada, Frank sai furioso, e Claire é chamada ao hospital para uma cirurgia de emergência.

No último segmento do episódio, Joe Abernathy (Wil Johnson), amigo de Claire, e também cirurgião, encontra-a nos corredores do hospital e a informa do acidente sofrido por Frank. Claire encontra Frank no necrotério, onde declara que um dia verdadeiramente o amou. É a amarga despedida de Claire ao seu primeiro marido.

Pontos Altos do Episódio:

  • A estreia do personagem Lord John Grey. De importância impar na saga literária, o galante e honrado oficial britânico surge em momentos cruciais na vida dos Fraser à partir de O Resgate no Mar. Sua última cena com Jaime definitivamente não significa que não veremos novamente.
  • A sobrevida de Murtagh. Provavelmente a maior mudança na narrativa em relação aos livros, o fato de Murtagh estar vivo na série significa que o personagem deve voltar, e que ele certamente continuará sua parceria com o casal Fraser em episódios vindouros.
  • A formatura de Claire. À frente de seu tempo mesmo em sua própria época, a personagem supera mais uma fase em sua fase. Tornando-se cirurgiã, algo que sempre sonhou ser, significa que o céu é o limite, e que falta pouco para que ela realize outro grande sonho, qual seja, reencontrar Jaime.
  • Brianne se torna adulta. Depois de três fases, a personagem finalmente aparece na pele da atriz Sophie Skelton, que seguirá nos próximos episódios, faltando, portanto, pouco para seu grande encontro com aquele que será seu grande amor, Roger Wakefield (Richard Renkin).
  • A morte de Frank. Amado e odiado pelos fãs por vários motivos, principalmente no que diz respeito aos últimos episódios, Frank foi o devotado primeiro marido de Claire. À despeito de seu comportamento no episódio, jamais podemos nos esquecer de sua promessa e de sua honra ao cuidar de Claire depois de sua traumática separação de Jaime ao final de A Libélula no Âmbar. Black Jack Randall não faz falta alguma, mas a doçura e a paciência de Frank, talvez.

Outlander é transmitida pelo canal Starz e pode ser conferida via Fox Premium.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s