Outlander Review Séries

Resumo do episódio #3.02 de Outlander : Surrender

O segundo episódio da terceira temporada de Outlander, intitulado Surrender, acontece seis anos depois da Batalha de Culloden Moor. Aqui, vemos mais uma vez as agruras do casal Claire (Caitriona Balfe) e Jamie (Sam Heughan), separados por duzentos anos. Paralelamente, ambos tomam decisões difíceis, que irão mudar suas vidas para sempre.

MV5BZDhhNzYwMTAtNzhiYy00NGYxLTg2MGYtZTJiNWYwMTViY2M1XkEyXkFqcGdeQXVyNjc5Mjg0NjU@._V1_SY1000_SX1500_AL_

O episódio começa em Lallybrock, no ano de 1952. Depois de socorrido pela irmã, Jenny (Laura Donnelly), e o cunhado, Ian Murray (Steven Cree), ao final da revolta jacobita no final do episódio The Battle Joined, Jaime passa à morar numa caverna não muito longe da propriedade. Os simpatizantes jacobitas já não são mais enforcados pela coroa britânica como previsto por Claire, mas os casacas vermelhas continuam em busca dos lideres da rebelião, e “Red Jaime”, apelido de Jaime durante a guerra, ainda é procurado pelos ingleses, que volta e meia aparecem por Lallybrock para interrogarem seus familiares. Numa dessas visitas, Ian é levado prisioneiro, e não retorna até algum tempo depois do nascimento do caçula dos Murray, o pequeno Ian.

Vivendo basicamente de caça e pesca, Jaime provém Jenny e as crianças na ausência de Ian, mantendo sempre muita cautela no intuito de não ser descoberto, já que toda sua família corre perigo por cumplicidade ao mantê-lo foragido. Ele testemunha o nascimento do pequeno Ian, e é incentivado por Jenny à se casar novamente. Contudo, Jaime ainda não conseguiu superar a dor da separação de Claire, tendo ainda visões com ela, como quando traz uma caça para Lallybrock, e vê a esposa ao invés da irmã.

MV5BNmMyZjIyNTItZGJmZC00ZDRiLTgzMGYtMzMzZjMzMWViY2Q4XkEyXkFqcGdeQXVyNjc5Mjg0NjU@._V1_SY1000_SX1500_AL_

Impelido à reagir às investidas dos ingleses na propriedade, o jovem Fergus (Romann Berrux), adotado por Jaime e Claire quando da estada do casal em Paris na segunda temporada, decide confronta-los. Uma inocente travessura na qual ele faz com que dois casacas vermelhas suspeitos de seu conhecimento do paradeiro de Jaime o sigam pela floresta acaba em tragédia quando sua mão é decepada. Amparado por Jaime, Fergus tem o ferimento tratado por Jenny. Ciente do perigo que correm as pessoas que ama com seu paradeiro desconhecido e das dificuldades financeiras na região, Jaime então elabora um plano no qual Jenny o entrega mediante recompensa às autoridades.

Antes de sua captura, ele tem uma noite de amor com Mary MacNab (Emma Campbell-Jones), viúva de Ronald MacNab (Richard Jack), personagem que na primeira temporada participou juntamente com Jaime e Ian numa infração que culminou na prisão de Jaime em Wentworth. Ele então cai aos prantos, lembrando-se de Claire. No dia seguinte, sua prisão acontece, e Jenny recebe a recompensa com o coração apertado e o olhar desesperado ao ver o irmão ser levado pelos soldados ingleses.

MV5BMzE2NDc3NDYtODFhYi00N2ZiLWFkYzctMWI1OTZlMDI3MTQzXkEyXkFqcGdeQXVyNjc5Mjg0NjU@._V1_SY1000_SX1500_AL_

Enquanto isso, no século XX, as coisas continuam nada fáceis para os Randall em sua nova vida em Boston. O nascimento de Brianna amenizou as diferenças entre Claire e Frank (Tobias Menzies), e o casal até mesmo tenta uma reaproximação física. Contudo, o fantasma de Jamie continua presente e impede Claire de se entregar completamente ao marido. O momento mais crucial para a personagem acontece justamente em sua primeira cena no episódio, quando sente desesperadamente a falta do toque do amor de sua vida, lembrando-se de cenas e momentos íntimos com Jaime.

Eventualmente, a carência de Claire é suprida com sua outra grande paixão na vida: a medicina. À despeito de se encontrar numa época em que ainda existe muito preconceito em relação à mulher no mercado de trabalho, ela se torna a única pessoa do sexo feminino numa turma de medicina ao decidir seguir seu sonho de se tornar cirurgiã. É no final do segmento da personagem que ela conhece aquele que será seu melhor amigo no século XX: Joe Abernathy (Wil Johnson). Ele é o único homem negro em sua turma, e também alvo de preconceito. O episódio termina com a melancólica sequência em que Claire vê um tocador de gaita de fole ambulante no campus. Ela lhe entrega algum dinheiro, e parte com a mente e o coração repleto de doces lembranças.

Pontos Altos do Episódio

  • Jaime como “Dubonnet”. Completamente transformado pelo tempo, pelas feridas de guerra, pelo sofrimento e pela solidão, ele passa à viver numa caverna. Sem o bom humor que tanto conquistou Claire na primeira temporada, ele é um homem que perdeu o coração à partir do momento em que perdeu Claire, tal como descrito por Ian.
  • O nascimento do pequeno Ian. Na segunda metade do livro O Resgate no Mar, o caçula dos Murray é a segunda melhor coisa na história depois do reencontro do casal Fraser. Ele é o sobrinho amado e rebelde de Jaime que se mete em grandes perigos. Não é por acaso, portanto, que Jaime o segura nos braços com tanto amor.
  • Fergus é o que Jaime era “quando tinha pelo que lutar”. Essa é a melhor descrição para o desobediente ex-delinquente capaz de tudo por seu milorde. É o jovem e obstinado ex-ladrão que faz com que Jaime encontro um novo propósito na vida, o de salvar sua família.
  • Jaime se deita com Mary MacNab. O ato, em si, não tem qualquer importância, pois Jaime jamais deixou de amar Claire, enquanto Mary mais parece interessada em saciar um desejo carnal. Porém, o momento de entrega de Jaime é repleto de emoção quando a saudade lhe invade e enche os olhos de lagrimas.
  • Claire decide retornar aos estudos para se tornar cirurgiã. Muito mais desconfortável de se ver do que qualquer uma das cenas vistas ao longo das duas primeiras temporadas quando as mulheres eram subjugadas no século XVIII, os olhares repletos de preconceito no momento em que Claire entra em sala de aula é o ponto mais deplorável do segmento da personagem.

Outlander é transmitida pelo canal Starz e pode ser conferida via Fox Premium.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s