Filmes Literatura

As 13 Melhores Adaptações Cinematográficas de Obras de Stephen King

A lista à seguir contém algumas das melhores adaptações das histórias do escritor americano também conhecido como “O Mestre do Horror”, Stephen King. O critério para a seleção leva em conta apenas as produções cinematográficas, e traz não apenas o gênero que o consagrou, mas também alguns dramas, muitos dos quais com boas doses de suspense.

13. Carrie, A Estranha

Carrie

Inspirado no romance Carrie, A Estranha, de 1974, o filme é um clássico do horror dirigido por um dos maiores cineastas de todos os tempos, Brian De Palma. A narrativa gira em torno da personagem Carrie, interpretada por Sissy Spacek. Ela é uma tímida adolescente oprimida pela mãe que se torna alvo de constantes humilhações de seus colegas de classe, até que algo terrível acontece na noite de formatura. Vencedor de inúmeros prêmios, o filme é um sucesso cult, referenciado e copiado exaustivamente.

12. A Hora da Zona Morta

Zona Morta

Adaptação do romance A Horta da Zona Morta, de 1979, o filme, dirigido por David Cronenberg e estrelado por Christopher Walken, conta a história de um homem que ao acordar de um coma descobre ter poderes psíquicos que o possibilitam de prever o futuro. Na tentativa de mudar o curso da história, ele enfrenta diversos obstáculos. Considerado superior ao livro, o filme é uma das melhores produções do gênero thriller de ficção científica.

11. Cemitério Maldito

Cemiterio

Inspirado no romance O Cemitério, escrito em 1983, o filme conta a trágica história da família Creed e um misterioso cemitério de animais onde o que quer se seja que ali seja enterrado é capaz de ser trazido de volta à vida. Sucesso em 1989, o filme ainda é famoso pela trilha sonora, composta pelo hit Pet Sematary da banda Ramones.

10. À Espera de um Milagre

Milagre

Baseado no livro À Espera de um Milagre, de 1996, o filme, dirigido por Frank Darabont, responsável por algumas das melhores adaptações dos trabalhos de Stephen King, é um grande sucesso do cinema, vencedor de diversos prêmios importantes. Com grande elenco, do qual fazem parte Tom Hanks, Michael Clarke Duncan, James Cromwell e Sam Rockwell, o filme conta a história de um homem acusado de estupro e assassinato condenado à pena de morte e como seu misterioso e poderoso dom inspira a vida dos guardas do sistema carcerário no qual ele se encontra.

9. Eclipse Total

Eclipse Total

Inspirado no livro Dolores Claiborne, de 1992, o filme conta a história de uma jovem repórter interpretada por Jennifer Jason Leigh que se vê obrigada à retornar à cidadezinha onde nasceu logo depois que sua mãe, Dolores Claiborne (Kathy Bates), é acusada de assassinar a idosa para a qual trabalhava como empregada. O reencontro entre mãe e filha abre antigas feridas, tendo o suspense como elemento principal nesse thriller em que vários segredos são trazidos à tona num espetacular desenrolar de acontecimentos repletos de flashbacks.

8. O Aprendiz

Quatro Estacoes

Adaptação do conto homônimo que compõe o livro Quatro Estações, lançado em 1982, o filme é dirigido por Bryan Singer e é estrelado por Brad Renfro e Ian McKellen, que dão um show de atuação. A trama gira em torno do adolescente Todd Bowden (Renfro), que ao descobrir que seu vizinho idoso (McKellen) é um criminoso de guerra nazista, chantageia-o no intuito de descobrir os horrores praticados num campo de concentração.

7. Bala de Prata

Lobisomen

Baseado no romance A Hora do Lobisomen, o filme adapta a história do ciclo de misteriosos ataques numa cidadezinha durante as noites de lua-cheia. Marty Coslaw (Corey Haim), seu tio Red (Jake Busey) e sua irmã Jane (Jane Coslaw) tentam descobrir a identidade do lobisomem e impedi-lo de novos ataques, até que eles próprios se tornam alvo da terrível criatura.

6. A Névoa

Tripulacao Esqueletos

Dirigido por Frank Darabont, o filme adapta o conto homônimo extraído do livro Tripulação de Esqueletos, que tem por narrativa o horror causado numa pequena cidade quando uma misteriosa névoa toma conta de toda a região, trazendo monstros sedentos por sangue e obrigando vários sobreviventes à ficarem confinados num mercado e terem que lutar para sobreviverem. Aclamado pela crítica e pelo público, o filme é famoso principalmente por seu surpreendente desfecho.

5. Conta Comigo

Quatro Estacoes

Adaptação do conto “O Corpo” que integra o livro Quatro Estações, o filme é dirigido por Rob Reiner e conta a história de um grupo de garotos que decide se aventurar pelas florestas de Castle Rock na tentativa de encontrar o corpo de uma criança desaparecida. Mais do que uma inocente jornada em busca de aventuras, o filme trata de elementos como amizade, medos e amadurecimento.

4. Louca Obsessão

Louca Obsessao

Dirigido por Rob Reiner, o filme adapta o romance Misery, traduzido como “Louca Obsessão”, e conta a terrível história de um famoso escritor que ao sofrer um acidente ao voltar de viagem após conclui o último livro de uma série, é socorrido por uma fã obcecada que não fica nada contente ao descobrir o final de sua personagem favorita, obrigando-o, mediante tortura e cárcere privado, à escrever um novo final. O filme rendeu um Oscar e um Globo de Ouro de Melhor Atriz para Kathy Bates.

3. O Iluminado

Iluminado

Dirigido por Stanley Kubrick, o filme transpõe para a tela a história contada no romance O Iluminado, escrito em 1977. Considerada por Stephen King uma adaptação livre de sua obra, eis que aborda o aspecto psicológico do personagem interpretado por Jack Nicholson, ao passo em que o livro tem por narrativa o fator sobrenatural, principalmente no que diz respeito às habilidades especiais de Danny (Danny Lloyd), o filme é mal visto pelo autor, que, 17 anos depois resolveu lançar sua própria versão em formato de minissérie. Sucesso de público, o filme de Kubrick é cultuado por todas as gerações de entusiastas do gênero horror.

2. Um Sonho de Liberdade

Quatro Estacoes

Adaptação do conto Rita Hayworth and Shawshank Redemption que também faz parte do livro Quatro Estações, a produção é dirigida por Frank Darabont, e está catalogada no segundo lugar na categoria de melhor filme de todos os tempos nas listas públicas do Ranker e do IMDb. A trama gira em torno da amizade entre dois presidiários ao longo de vários anos e a redenção de ambos através de atos que são do interesse comum no hostil ambiente prisional. Extremamente aprazível, o filme é um deleite técnico e narrativo. Estrelado por Tim Robbins e Morgan Freeman, é um dos maiores sucessos do cinema.

1. It: A Coisa

It

Dirigido por Andy Muschietti, o filme adapta a primeira parte do romance homônimo lançado em 1986. A história gira em torno de sete crianças que unem forças para combater uma criatura transmorfa e centenária que se alimenta do medo. Chamada apenas como “it” (a coisa), a criatura surge na forma de Pennywise, o Palhaço Dançarino (Bill Skarsgård). O filme é simplesmente fenomenal, e captura com perfeição todos os elementos e a mensagem do livro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s