13 Séries de TV que todo empreendedor deveria conferir

Depois de ler a matéria, não se sinta mais culpado ou culpada por passar várias horas em frente à televisão ou ao computador fazendo infindáveis maratonas. Afinal, as séries televisivas da atualidade podem ser não apenas divertidas como também instrutivas. À despeito do fator fantasia que permeia suas narrativas, as séries abaixo listadas contém inúmeros elementos do mundo dos negócios, e sobrepujam temas como liderança e empreendedorismo.

1. Game of Thrones

1

Inspirada na saga literária A Song of Ice and Fire, de George R.R. Martin, a superprodução de fantasia épica da HBO contém inúmeras tramas, sendo a principal delas a batalha pela conquista do trono de ferro dos sete reinos. Assim como no mundo dos negócios, em Game of Thrones o conhecimento, parcerias e rede de contatos são elementos essenciais para alcançar metas, e um único e simples acontecimento pode mudar todo um cenário.

Game of Thrones está na sétima temporada e pode ser conferida via HBO e ITunes.

2. House of Cards

DSC04745.ARW

Originalmente inspirada na série de livros de Michael Dobbs, e com o lema “Mal para o bem maior”, House of Cards adapta as maquiavélicas maquinações de um ambicioso congressista e sua conivente esposa que desejam o poder à todo custo. Nesse cenário político e de alto nível em que a trama se passa, articulações, parcerias, negociações e estratégia são elementos mais do que essenciais, ao passo em que os personagens principais também mostram importantes lições do que se deve ou não fazer à nível de liderança.

House of Cards está na quinta temporada e pode ser conferida via Netflix e ITunes.

3. Chef’s Table

3

Chef’s Table é uma produção original Netflix em formato de documentário serial no qual cada episódio conta a trajetória de sucesso de um renomado chef de cozinha internacional. A série trata não apenas da paixão por um ofício, mas também confere boas lições de gestão, liderança e empreendedorismo.

Chef’s Table está na terceira temporada, tem um spin-off chamado Chef’s Table: France e pode ser conferida exclusivamente via Netflix.

4. Breaking Bad

4

Breaking Bad conta a história de um pacato professor de química diagnosticado com câncer terminal que começa a produzir e a vender metanfetamina para sustentar sua família. Embora o tema diga respeito à uma forma de empreendedorismo em desacordo com a lei, a série aborda desafios como gestão de qualidade, produção e distribuição, bem como concorrência e segredo industrial.

Breaking Bad teve cinco temporadas e pode ser conferida via Netflix, Hulu e ITunes.

5. Better Call Saul

5

Série derivada de Breaking Bad, Better Call Saul conta a história de Jimmy McGill antes dele se tornar o cínico e imoral advogado Saul Goodman. Em sua ascensão profissional, Jimmy passa por todas as dificuldades de um empreendedor e não desiste até conseguir o que quer. À despeito do personagem também se voltar para o mundo do crime, a série contém importantes lições sobre negociação, estratégia e a importância de parcerias e contatos.

Better Call Saul está na terceira temporada e pode ser conferida via Netflix e ITunes.

6. Mad Men

6

Mad Men é um drama que conta a história de uma das mais prestigiosas agências de publicidade de New York nos idos dos anos de 1960, tendo por foco na narrativa a vida, os amores, os sabores e dissabores de um dos mais misteriosos e mais talentosos de seus executivos, Don Draper. Sexismo no ambiente de trabalho, resiliência e conquista de clientes são elementos que aproximam a série do mundo dos negócios.

Mad Men teve sete temporadas e pode ser conferida via Netflix, Hulu e ITunes.

7. Sopranos

7

A série conta a história de Tony Soprano, marido, pai e vitima de frequentes ataques de pânico. Ele também é o chefe da família DiMeo, uma organização criminosa de New Jersey, e procura conciliar seus conflitos pessoais com sua vida como mafioso. Como líder eficaz e empático, Tony mostra lições importantes à nível de estratégia de gerenciamento.

Sopranos teve seis temporadas e pode ser conferida via HBO Now e Amazon Prime.

8. The Crown

8

A série conta a história da Rainha Elizabeth II e sua difícil tarefa em ter que harmonizar sua vida pessoal com a de monarca do Reino Unido. Assim como em House of Cards, temos um cenário político onde articulações, negociações e estratégia são elementos mais do que essenciais, ao passo em que Elizabeth II também precisa agir como líder e aceitar conselhos na tomada de importantes decisões.

The Crown está na primeira temporada e pode ser conferida exclusivamente via Netflix.

9. Friday Night Lights

9

Inspirada no livro de não-ficção, Friday Night Lights: A Town, a Team, and a Dream, de H.G. “Buzz” Bissinger, a série gira em torno de Eric Taylor. Ele é o treinador-chefe do Panthers, o time de futebol americano de uma pequena cidade no interior do Texas, e tem a difícil tarefa de contrabalancear sua atribulada vida pessoal com a estressante responsabilidade de levar o time local à final do campeonato estadual. A produção contém importantes lições de liderança, resiliência, gestão e gerenciamento de stress.

Friday Night Lights teve cinco temporadas e pode ser conferida via Netflix, Hulu, ITunes e Amazon Prime.

10. Ozark

10

A trama gira em torno do brilhante analista financeiro de Chicago, Martin Byrde, que acaba se mudando com a família para uma cidadezinha na região de Ozark, no estado de Missouri, com fins de continuar o trabalho de lavagem de dinheiro para um de seus clientes, o segundo maior cartel mexicano de drogas. Assim como em Breaking Bad e Better Call Saul, o empreendedorismo aqui é à nível ilegal. Contudo, a série aborda questões importantes do mundo dos negócios, como liderança, negociação, concorrência e gerenciamento.

Ozark está na primeira temporada e pode ser conferida exclusivamente via Netflix.

11. Suits

11

Depois de se esmerar na criminalidade por influência de um amigo, Mike Ross acaba conseguindo um trabalho num dos maiores escritórios de advocacia de New York, tornando-se associado do arrogante e perspicaz Harvey Spencer. A série aborda temas como liderança, negociação, trabalho em equipe, bem como a importância de quebrar as regras sem desrespeitar a lei.

Suits está na sétima temporada e pode ser conferida via Netflix, ITunes e Amazon Prime.

12. The Walking Dead

12

Na série, o xerife Rick Grimes se torna líder de um grupo de sobreviventes na adaptação televisiva do apocalipse zumbi criado pelo quadrinista Robert Kirkman. A tomada de decisões impopulares em nome do grupo já foi motivo para questionamento acerca de sua boa liderança. A produção trata não apenas do elemento liderança, como também de gestão, negociação e trabalho em equipe.

The Walking Dead está na sétima temporada e pode ser conferida via Netflix, ITunesHulu e Amazon Prime.

13. Narcos

13

Da mesma forma que em Breaking Bad, Better Call Saul e Ozark, as lições empreendedoras de Narcos não devem ser levadas ao pé da letra, uma vez que a primeira e a segunda temporadas tratam da história de Pablo Escobar, um dos maiores traficantes de drogas que já existiu. A série contém elementos de empreendedorismo em escala e à nível exponencial, e aborda temas como liderança, gestão de qualidade, produção e distribuição, bem como concorrência.

Narcos está na terceira temporada e pode ser conferida exclusivamente via Netflix.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s