Resumo literário : Os Tambores de Outono (Outlander#4)

drums-of-autumn-2

Em A Viajante do Tempo, Claire Randall volta duzentos anos no tempo nas esplendorosas highlands escocesas e conhece o jovem e valoroso guerreiro, Jamie Fraser. Em meio a um povo hostil que aprendeu a admira-la por sua coragem e suas habilidades médicas, um forte laço de cumplicidade e amizade surge entre os dois. Um súbito casamento forçado faz Claire se apaixonar de vez por Jamie e tornar mais fácil sua escolha entre voltar para o futuro e para os braços de seu marido no século XX, Frank Randall, ou ficar no passado com aquele que acaba se tornando o grande amor de sua vida.

Em A Libélula no Ambar, conhecedores do que o futuro lhes reserva, o casal Fraser tenta mudar a história que culminará no massacre de inúmeros escoceses e no fim da cultura highlander. Na França, eles vivem novas aventuras, e fazem novos aliados. Ao final, porém, sem conseguirem mudar o que o destino reserva para inúmeros povos na Escócia pelas mãos dos ingleses, Jamie e Claire se veem na terrível situação de ter que se separarem num momento clímax da guerra. Mas do amor deles nasce um fruto, Brianna, a qual, de volta ao século XX no ventre de sua mãe, é criada por Frank como se fosse sua própria filha.

Em O Resgate no Mar, no século XX, anos depois da morte de Frank, Claire retorna à Escócia com a filha agora adulta, onde descobre, com a ajuda do jovem historiador, Roger Wakefield, que Jamie não morreu na batalha de Culloden. Ela também descobre que pode reencontra-lo se acaso voltar no tempo. Decidida, ela faz novamente sua viagem ao passado para rever o grande amor de sua vida. O reencontro tem seus inconvenientes, afinal, eles não são mais os mesmos depois de vinte anos de separação. Nesse meio tempo, somos introduzidos a um novo casal, Roger e Brianna, que crescem na história como protagonistas de uma nova grande história de amor.

Agora, o quarto livro da saga Outlander, de autoria da escritora americana Diana Gabaldon, intitulado Drums of Autumn, e traduzido para Os Tambores de Outono, tem Jamie e Claire novamente como o casal em busca de um lugar no mundo para chamarem de lar, tal como em Dragonfly in Amber, e que, em sequência aos eventos havidos ao final de Voyager, adota o Novo Mundo como destino.

Seguindo a mesma linha de O Resgate no Mar, Os Tambores de Outono confere ao leitor um novo universo a ser explorado pelo casal Fraser, agora na América. Entram em cena novos personagens, como Jocasta, a tia de Jamie, e antigos nomes voltam para assombrar a felicidade do casal de protagonistas, como Lord John Grey, que retorna como aliado a despeito dos receios de Claire, e o jovem William Ransom, fruto de uma noite de amor de Jaime com outra mulher quando de sua separação de Claire. Como pano de fundo, o casal tem novamente grandes eventos históricos que os alcançam, bem como o regime escravocrata na América e os perigos representados ora pelos selvagens ameríndios, ora pelo clima extremo ou a fauna locais.

O tom leve da trama fica por conta da segunda metade do livro, com a convergência das duas principais timelines que dividem a trama desde o final de A Libélula no Âmbar. No século XX, Brianna, além de sentir a falta da mãe, descobre que ela e Jamie seriam vitimas de um acidente que culminaria na morte de ambos não muito tempo depois do reencontro dos dois no século XVIII. Ela então decide voltar no tempo para salva-los, não sem antes iniciar um complicado romance com Roger Wakefield. Este, por sua vez, ao descobrir a aventura na qual Brianna se esmera, sai em sua busca, igualmente viajando no tempo poucos dias depois dela. É a história de amor de Claire e Jamie recontada agora com a filha do casal e o jovem e valente historiador.

Se em O Resgate no Mar o grande arroubo é o reencontro de Jamie e Claire passados vinte anos de sua separação em A Libélula no Âmbar, o momento mais deleitável em Os Tambores de Outono fica por conta do primeiro encontro entre Jamie e Brianna. Com temperamentos parecidos, eles conferem grandes momentos entre pai e filha que tornam a leitura especialmente diferente dos três primeiros romances. Afinal, até então tínhamos apenas Claire e Jamie como centro da narrativa. E enquanto um tivesse o outro, tudo estava bem e nada mais importava. Pode-se então dizer que agora, a família está completa, pois mesmo as presenças de Fergus e Ian como filhos postiços do casal Fraser em A Libélula no Âmbar e em O Resgate no Mar não tem a mesma dinâmica da interação entre Jamie e Brianna em Os Tambores de Outono.

Assim como em todos os outros livros, o quarto livro da série também tem seus momentos funestos, e o surgimento de um novo e terrível vilão na pele do pirata Stephen Bonnett, que não deixa nada à desejar em contrapartida ao horrendo Black Jack Randall. No encalço dos pais, Brianna tem um reencontro apaixonado com Roger, que a localiza no passado, passando-se por McKenzie, seu verdadeiro nome de família. Uma rusga entre os dois, faz com que o casal siga caminhos diferentes, e antes de encontrar os pais, Brianna cruza o caminho de Bonnett e passa por uma situação insustentável que pode mudar para sempre sua vida e que a coloca contra os princípios de Jamie. Conflito de opiniões entre os Fraser faz com que a família se desestruture pouco depois de um difícil momento de conexão, mas, assim como em A Viajante do Tempo, quando Jamie precisou mudar seu código de honra para não perder Claire, agora ele precisa fazer o mesmo pela filha ao passo em que também se esmera numa perigosa jornada junto aos selvagens ameríndios na busca do agora desaparecido Roger.

Deleitável, assim como A Viajante do Tempo,  A Libélula no Âmbar e O Resgate no Mar, Os Tambores de Outono é leitura agradável que mostra uma relação mais solidificada entre Claire e Jamie, agora vinte anos mais velhos. O tempo e a maturidade os torna menos aventureiros, mas nem por isso menos teimosos, ao passo em que as fatalidades continuam a se abater sobre eles, principalmente com a chegada de Brianna, a qual, por sua vez, também confere um frescor à narrativa com seu complicado romance com Roger.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios