The Fall : review primeira temporada

thefallseason2

The Fall é uma série de televisão produzida pela BBC e pela Netflix inteiramente filmada e ambientada na região nordeste da Irlanda.

Criada, escrita e dirigida por Allan Cubitt, a produção conta com atualmente duas temporadas e um total de onze episódios transmitidos de maio a junho de 2013 e de novembro a dezembro de 2014, bem como um terceiro ano confirmado, mas sem previsão de data de produção e lançamento.

A trama é um thriller psicológico que gira em torno de Stella Gibson (Gillian Anderson), a superintendente da polícia metropolitana de Belfast e detetive sênior designada para a investigação de uma série de crimes, e Paul Spector (Jamie Dornan), cuja vida dupla se divide entre a de um respeitável pai de família e do autor desses horrendos crimes que envolvem jovens e belas mulheres, que são escolhidas, perseguidas, torturadas e mortas.

A primeira temporada, composta por cinco episódios, é basicamente uma análise pormenorizada do estilo desses dois personagens. Enquanto Stella se esmera na tentativa de estabelecer o perfil psicológico do autor dos assassinatos até finalmente chegar a uma vítima sobrevivente, Sarah Kay (Laura Donnelly), que poderá ajudá-la a identificá-lo, Paul segue um padrão infalível e cada vez mais ousado no cumprimento de suas metas doentias.

Como se não bastasse a trama concernente ao jogo de gato e rato entre Stella e Paul, o plano pessoal dos personagens também ganha importância na sua rotina e no comprometimento da própria linha principal. Enquanto Stella tem uma história não resolvida com seu superior, Jim Burns (John Lynch), e que poderá comprometer seu trabalho, ela também se envolve com um sargento do departamento de homicídios, James Olson (Ben Peel), o que igualmente culminará num desfecho complicado.

Da mesma forma, Paul, que é psicólogo, enfrenta complicações na investida junto a uma nova vítima e que o fazem se envolver nos problemas conjugais de uma paciente sua, Liz Taylor (Séainín Brennan), e seu ciumento marido, Jimmy (Brian Milligan). Ainda, sua vida familiar também acaba se tornando insustentável quando sua esposa, Sally Ann (Bronagh Waugh), não apenas suspeita que o marido está tendo um caso, como descobre estar grávida de um terceiro filho do casal. Olivia (Sarah Beattie), filha de Paul com Sally, e extremamente apegada ao pai, começa a apresentar conhecimento sobre alguns de seus segredos, mas não menos importante é a perturbadora e constante presença de Katie (Aisling Franciosi), a adolescente fantasiosa que trabalha como babysitter na casa dos Spector e que acaba se apaixonando por Paul.

Embora o primeiro ano não termine muito bem para o personagem de Dornan, que decide deixar o país, o episódio final encerra com um excelente cliffhanger no qual Paul entra em contato com Stella para anunciar “sua aposentadoria”. O que ele não sabe, porém, é que Sarah Kay, sobrevivente de sua última investida como assassino em série, e que uma mulher com a qual ele se relacionou vários anos antes e que pode ter sido sua primeira vítima, Rose Stagg (Valene Kane), são testemunhas chave na investigação de Stella.

E é assim que o segundo ano se desenvolve, tendo como foco os trabalhos da policia que encerram esse jogo de perseguição, em que vemos um inquieto Spector que não consegue se adaptar a uma vida sem o cometimento dos horrendos crimes, e uma Stella cada vez mais decidida a descobrir sua identidade e colocá-lo atrás das grades. Com a ajuda dessas duas testemunhas, e também do auxilio de um jovem e talentoso detetive, Tom Anderson (Colin Morgan), que se torna membro da equipe de investigação, o segundo ano segue uma dinâmica diferente, na qual o lado psicológico dos personagens é preponderante e várias subtramas convergem para um desfecho ainda mais inesperado após o confronto final entre Stella e Paul.

The Fall é um grande sucesso da televisão britânica da atualidade, vencedora de diversos prêmios, incluindo os de melhor série de drama policial e de melhor ator para o estreante Jamie Dornan, e embora não tenha ainda o terceiro ano confirmado, tem suas duas primeiras temporadas disponibilizadas on streaming no Netflix.

Deixe um Comentário