Les Revenants : review primeira temporada

5ac81472c050bd0bc2a7b10113b5fb79_large

Les Revenants, também conhecida como The Returned ou Rebound, é uma série de televisão francesa inspirada no filme homônimo de 2004, traduzido para They Came Back, escrito e dirigido por Robin Campillo. Realizada e transmitida pelo Canal+ à partir de novembro de 2012, Les Revenants é desenvolvida por Fabrice Gobert e Frédéric Mermoud, e tem produção de Caroline Benjo e Jimmy Desmarais.

Com uma primeira temporada composta por oito episódios, e um segundo ano ainda em desenvolvimento e previsão de lançamento para 2015, Les Revenants marcou o ressurgimento do gênero fantasia como há muito não se via na televisão. Com uma atmosfera que em muito remonta a produções como Twin Peaks, Arquivos X e LostLes Revenants se tornou imediatamente um grande sucesso de crítica, chamando a atenção até mesmo do considerado mestre do horror sobrenatural e referência máxima do gênero fantasia atual, o escritor e roteirista Stephen King.

A série conta basicamente a história de alguns moradores de uma pequena e pacífica cidade francesa situada na região de Rhône-Alpes e Ilê de France. Rodeada por montanhas, é lá que se localiza uma barragem que começa a apresentar problemas que podem comprometer a segurança de seus moradores. É nesse cenário que pessoas mortas começam a reaparecer e, sem se darem conta de sua condição, tentam retomar suas vidas normalmente, ao passo em que vários outros fenômenos estranhos também ocorrem.

lesrevenants

O episódio piloto, intitulado Camille, apresenta de maneira breve a volta de quatro dos principais “retornados”, bem como a trajetória da personagem Camille (Yara Pilartz), uma adolescente de 15 anos que, quatro anos antes, morreu vítima de um acidente de ônibus quando de uma excursão com vários outros colegas. No presente, ela ressurge no exato local do acidente e, sem saber de sua atual condição, retorna para casa como se nada tivesse acontecido. Claire (Anne Consigny), sua mãe, vive ainda a dor da perda. Separada do marido, Jérôme (Frédéric Pierrot), ela parece estar envolvida com o misterioso Pierre (Jean-François Sivadier), responsável pelo abrigo Main Tendue, e por se ocupar com terapias em grupo do qual fazem parte os parentes das vítimas do acidente de ônibus. Sua companhia, ainda, é a filha sobrevivente, Léna (Clotilde Hesme), gêmea de Camille. Aos 19 anos, Léna passa dias inteiros no Lake Pub embriagando-se com amigos enquanto evita Frédéric (Matila Malliarakis), rapaz pelo qual sua falecida irmã era apaixonada.

Simon, segundo episódio da série, revela a história do personagem Simon (Pierre Perrier), que dez anos antes, na iminência de seu casamento com a namorada grávida, Adèle (Clotilde Hesme), morre em circunstâncias misteriosas, que embora lhe sejam inicialmente mencionadas como um acidente são eventualmente reveladas como suicídio, o que o faz tentar investigar o que de fato lhe ocorreu, já que não se recorda de seus últimos instantes de vida. Seu grande objetivo nos primeiros episódios, no entanto, é o de se reaproximar de Adèle, que jamais superou sua morte, bem como da filha Chloé (Brune Martin), que vive sob a proteção do padrasto e atual marido de Adèle, o detetive Thomas (Samir Guesmi), cuja obsessão pela vigilância constante de Adèle acaba se mostrando mais do que razoável devido a um terrível acontecimento.

O terceiro episódio da série, Julie, conta brevemente a história da sofredora personagem Julie (Céline Sallette), vítima sobrevivente do assassino canibal, Serge (Guillaume Gouix), morto há sete anos. Quando Serge, que volta dos mortos para atacar Lucy (Ana Girardot), a garçonete do Lake Pub, a médica Julie revive o trauma de anos antes. E enquanto se esquiva das investidas de sua antiga namorada, Laure (Alix Poisson), e tenta superar o horror vivido no passado, Julie tem agora como missão proteger o garoto Victor (Swann Nambotin). Também retornado do mundo dos mortos, Victor é de poucas palavras, “adota” Julie como protetora, salva-a de uma estranha alucinação e tem uma existência repleta de mistérios, principalmente quando parece ter dado causa ao acidente de ônibus no piloto e à morte da intrometida vizinha de Julie.

Em sequência ao episódio anterior, o capítulo intitulado Victor conta a história do garoto Louis, que tomado por Julie como seu agora protegido Victor, foi vítima de um latrocínio ocorrido trinta e cinco anos antes, logo após o rompimento da barragem que inundou a cidade e fez a população passar fome. Levado por Laure ao Main Tendue, ele é recebido por Pierre, que após descobrir sobre o retorno de Camille e Simon, acredita que outros irão retornar, e parece empenhado em algum plano para proteger vivos e mortos de um provável novo incidente relativo à represa. Eventualmente, porém, Victor descobre que Pierre, ainda jovem, foi um dos ladrões que invadiu sua casa e o matou juntamente com sua família. Paralelamente, Léna, que misteriosamente adquiriu um ferimento horrível nas costas, adoece e, ao fugir do hospital, cai nas mãos do assassino em série, Serge.

Serge & Toni dá continuidade ao quarto episódio da série, e conta a história dos irmãos Serge e Toni (Grégory Gadebois). É revelado que sete anos antes, ao descobrir a natureza assassina do irmão, Toni foi atrás dele, e ao encontrá-lo na iminência de devorar uma inconsciente Julie, salva a vida da médica e mata o próprio irmão no intuito de impedi-lo de cometer novos assassinatos, enterrando-o próximo à cabana de caça da família. Sua mãe (Monique Roussel), desgostosa, morre pouco depois. Retornado do mundo dos mortos, Serge descobre o que lhe ocorreu, mas os irmãos reatam e tentam viver normalmente, mas as coisas se complicam quando a polícia descobre a identidade de Serge como o agressor de Lucy, ao mesmo tempo em que ele se afeiçoa a Léna, mantendo-a escondida em casa. Enquanto isso, mergulhadores encontram animais afogados na barragem, e especialistas descobrem que eles teriam mergulhado na tentativa de escapar de alguma coisa.

A dois episódios do final da temporada, Lucy revela a história da personagem Lucy, que misteriosamente sobrevive ao ataque do assassino retornado, Serge. Com sua clarividência, ela ajuda Simon, após este ser baleado por Thomas. Os dois escapam do hospital, e ela tenta revidá-lo da ideia de voltar a procurar por Adèle, lembrando-o que ele está morto, ao passo em que se mostra ciente dos estranhos acontecimentos na cidade, bem como do que está por vir. Enquanto isso, Victor faz Pierre alucinar, revelando-lhe ser o garoto morto décadas antes, e acaba eventualmente retornando aos cuidados de Julie. Enquanto alguns dos mortos começam a apresentar marcas de decomposição pelo corpo, policiais chegam à cabana onde Serge está escondido com Léna, mas Toni protege o irmão, enquanto Léna foge pela floresta e encontra um grupo enorme de retornados ao redor de uma fogueira.

No penúltimo episódio da temporada, Adèle, é revelado como anos antes a personagem Adèle tentou lidar com a dor da morte de Simon, e Pierre mostra a Claire o abrigo que construiu, acreditando que o retorno dos mortos marca o final dos dias. Enquanto isso, Toni e Serge tentam escapar da polícia atravessando a nado a barragem, mas Serge desaparece misteriosamente durante o percurso. Léna e Camille se reúnem no abrigo de Pierre, juntamente a vários outros moradores e retornados, entre eles, a enigmática Sra Costa (Laetitia de Fombelle), que parece ter três histórias diferentes sobre sua morte, enquanto mostra a Camille as consequências desastrosas de seguir os conselhos de Pierre para tentar ajudar os vivos. Laure e Julie se reconciliam e tentam levar Victor para fora da cidade, mas descobrem serem fisicamente incapazes de sair de lá, ao passo em que uma horda de retornados aparece no Lake Pub, e fazem contato com Lucy.

Em A Horda, último episódio da temporada, é mostrado que vários outros retornados surgiram nas proximidades da cidade uma semana antes. Após passar a noite no carro na barragem quando tentavam deixar a cidade, Laure e Julie descobrem através de Victor que outros como ele tentaram levá-lo durante a noite. Na represa, Julie salva Toni de tentar se matar, e Laure o leva preso, mas após sofrer uma alucinação aparentemente provocada por Victor, Toni dispara com uma arma contra o próprio estômago. No abrigo de Pierre, Julie tenta salvá-lo, mas em vão, e a médica confronta seu agressor depois de vários anos. Enquanto isso, Lucy, que se torna conhecedora do propósito dos retornados, mais uma vez salva Simon, que também começa a apresentar sinais de decomposição no abdôme após ser preso por Thomas. Juntamente com Lucy, ele vai encontrar com Adèle para revelar que ela está grávida dele e para levar Chloé consigo. A horda de retornados cerca o abrigo Main Tendue, e Lucy é a porta-voz deles. Ela diz a Thomas que entregará Chloé apenas se os demais retornados que lá estão abrigados se juntarem a eles. Thomas obriga a Sra. Costa e os demais ex-mortos a deixarem o abrigo, mas Julie não se separa de Victor, tampouco Claire de Camille, e as duas decidem ir junto com eles para se reunir com os outros retornados.

A série encerra sua primeira temporada com a barragem destruída e parte da cidade inundada, bem como a ausência de qualquer sinal dos retornados, daqueles que seguiram com eles, ou mesmo dos policiais que tentaram proteger o abrigo dos mortos durante a noite.

Com um enredo simples e bem amarrado, uma trilha sonora sinistra de Mogwai, e performances admiráveis, com destaque para o elenco mais jovem, especificamente para os assustadores Louis/Victor, Chloé e Camille, Les Revenants é uma agradável surpresa como há muito não se via na televisão. Lamentavelmente, a série teve mais de um ano e meio de interrupção, tendo sido retomada a produção para um segundo ano somente em setembro de 2014, o que provavelmente culminará numa reformulação do elenco. Mesmo assim, a produção é digna, e é o que de mais deleitável se viu em tempos em se tratando do gênero suspense fantasia e vale a pena ser conferida, ainda que sua primeira temporada não traga qualquer resposta aos eventos da trama principal, e o telespectador se veja obrigado a especular sobre muitos dos mistérios envolvendo os retornados até que finalmente tenhamos novas revelações a partir do segundo ano.

MV5BMjEwOTExNDY5MV5BMl5BanBnXkFtZTgwMzMzOTU5MTE@._V1__SX1217_SY580_

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios