Gran Hotel : dica de série

1st December content

Gran Hotel é uma série de televisão espanhola produzida pela Bambú Producciones. Criada e dirigida por Ramón Campos, Gema R. Neira e Carlos Sedes, foi originalmente transmitida pelo canal Antena 3 no período de outubro de 2011 a junho de 2013. Com três temporadas e um total de 39 episódios de aproximadamente 60 minutos de duração, Gran Hotel é um drama de época considerado como uma resposta ao grande sucesso da televisão britânica, Downton Abbey. Com o diferencial de que a produção espanhola é fartamente composta por tramas de conspiração e mistério ao estilo dos romances da escritora Agatha Christie – a qual, aliás, inclusive é homenageada na série, aparecendo como uma personagem e hóspede do hotel logo no começo da segunda temporada – pode-se dizer que Gran Hotel é, na verdade, uma versão “anabolizada” de Dallas, Upstairs, Downstairs Downton Abbey.

palacio_de_la_magdalena
Palacio de la Magdalena, em Santander, Cantabria

Filmada inteiramente na cidade de Santander, capital de Cantabria, e tendo o Palacio de la Magdalena como cenário principal, Gran Hotel tem um estilo único e de alcance internacional. Vencedora de diversos prêmios, inclusive os de melhor série de televisão e de melhor atriz para as veteranas Concha Velasco e Adriana Ozores, a produção é ambientada no período dos primeiros anos do século XX, precisamente, entre os anos de 1905 a 1907, e no fictício e idílico Gran Hotel, situado à proximidade do povoado de Cantaloa.

julio+alicia+andres+ayala
Yon González, Amaia Salamanca, Llorenç González e Pep Anton Muñoz

A história começa com Julio Olmedo (Yon González). Ele é um jovem de origem humilde que chega a Cantaloa para visitar sua irmã, Cristina (Paula Prendes), que trabalha no Gran Hotel como empregada, e que há mais de um mês deixou de lhe enviar notícias. Através de outros empregados do hotel, Julio descobre que sua irmã misteriosamente desapareceu logo após ter supostamente roubado um hóspede. Certo da sua inocência, mas sobretudo intrigado com seu desaparecimento, ele decide ficar no hotel como o novo garçom no intuito de investigar o que aconteceu a Cristina, tendo também como pistas as várias informações obtidas junto aos membros da família dona do hotel, aos seus empregados e hóspedes, bem como dos relatos constantes nas correspondências enviadas por sua irmã.

Aos poucos, Julio começa a conhecer o pessoal, em especial, Andrés (Llorenç González), filho de Dona Angela (Concha Velasco), a governanta do hotel, e com quem ele imediatamente se torna amigo, bem como Alicia Alarcón (Amaia Salamanca), a filha de Dona Teresa (Adriana Ozores), por sua vez, viúva de Don Carlos Alarcón (Jordi Bosch), antigo proprietário do Gran Hotel. Impiedosa e decidida a proteger algo que lhe é muito valioso, Dona Teresa vive de várias maquinações com o obscuro e violento Diego Murquia (Pedro Alonso), gerente do hotel e noivo de Alicia.

teresa+diego+sofia+javier
Adriana Ozores, Pedro Alonso, Luz Valdenebro e Eloy Azorín

Sofia (Luz Valdenebro) é a outra filha de Dona Teresa. Casada com o ingênuo Alfredo (Fele Martínez), Marquês de Vergara, ela se utiliza dos mesmos métodos pífios de sua mãe para alcançar seus objetivos, em especial, o de tornar seu marido o novo gerente do Gran Hotel. Porém, um drama pessoal envolvendo Belén (Marta Larralde), outra empregada do hotel, pode ser a causa para problemas irreparáveis em seu casamento, sobretudo quando sua sogra, Elisa (Kiti Mánver), a Marquesa de Vergara, não mede esforços para tentar separar seu filho do hotel e da família Alarcón.

A família Alarcón se completa com Javier (Eloy Azorín). Ele é o filho mais velho de Dona Teresa com Don Carlos, mas nem por isso o mais responsável. Mulherengo e beberrão inveterado, Javier vive de apostas, escândalos amorosos e enrascadas que sempre acabam lhe custando a própria vida. Cliente assíduo da taverna de Cantaloa, ele se envolve constantemente com criminosos e prostitutas, isso quando não está seduzindo filhas de militares ou mulheres casadas. A despeito de suas condutas repreensíveis, Javier é o alívio cômico da série por conta das situações surreais nas quais se mete, o que, todavia, não o impede de igualmente se envolver nos grandes mistérios que fazem parte da história e que muitas vezes o fazem se tornar suspeito por alguns crimes.

Diferentemente dos demais membros de sua família, Alicia tem um grande coração e um forte senso de justiça e boa vontade em descobrir a verdade. Curiosa, não demora muito para ela descobrir a verdadeira identidade de Julio e eventualmente ajudá-lo a investigar os mistérios que dizem respeito ao desaparecimento de Cristina. Na medida em que se envolvem num emaranhado de descobertas que os conduzirão a segredos e crimes terríveis que envolvem sua família e os empregados do hotel, os dois acabam se apaixonando. Por pertencerem a diferentes classes sociais, no entanto, eles irão enfrentar vários obstáculos.

Como toda e qualquer boa história de mistério que se preze, Gran Hotel também conta com uma dupla de detetives, os quais são apresentados exatamente como os das histórias de Agatha Christie : o inspetor experiente e perspicaz recentemente transferido de Madrid, e representado pelo personagem Ayala (Pep Anton Muñoz), e seu assistente não tão esperto, Hernando (Antonio Reyes). Os dois se valem da ajuda de Alicia e Julio em suas investigações, e a despeito dos talentos de Ayala, nem sempre ele fica à frente do astuto casal de investigadores amadores, os quais arriscam a vida e o segredo de sua paixão para descobrir os mistérios do Gran Hotel.

O grande atrativo da série, além da produção e adaptação de época impecáveis, é o fato de que o enredo é soberbamente elaborado. As tramas de mistério e conspiração investigadas por Alicia e Julio, por exemplo, são como uma verdadeira Matryoshka : cada descoberta feita os leva a um novo mistério escondido pelas paredes do imponente Gran Hotel e assim sucessivamente até um desfecho coerente e surpreendente. Assim, mesmo após Alicia e Julio descobrirem o que acontece a Cristina ao final da primeira temporada, muitas coisas acontecem e a situação que dá causa ao seu desaparecimento no episódio piloto se torna o carro-chefe para vários outros enigmas que envolvem diversos outros personagens até o final da série.

Sem sombra de dúvidas, vale a pena conferir, não apenas aos fãs das séries de época ou dos gêneros suspense e romance, mas também aos fãs de uma boa história.

Gran Hotel pode ser conferida online via Globo Sat Play, Now Online e on streaming via Netflix, dependendo do país.

Gran_Hotel_2

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios