Review do episódio #5.02 de The Walking Dead

MV5BMzY1OTk3NzQ0Ml5BMl5BanBnXkFtZTgwODk2ODEwMzE@._V1__SX1217_SY623_

The Walking Dead segue após os eventos havidos no episódio No Sanctuary, com todo o grupo de sobreviventes liderado por Rick (Andrew Lincoln) reunido, o surgimento de um novo personagem e a definição do que poderá ser uma das tramas na quinta temporada.

Após deixarem o Terminal em ruínas, Rick, Carl (Chandler Riggs) Michonne (Danai Gurira), Daryl (Norman Reedus), Carol (Melissa McBride), Tyreese (Chad L. Coleman), Maggie (Lauren Cohan), Glenn (Steven Yeun), Sasha (Sonequa Martin-Green), Bob (Lawrence Gilliard Jr.), Tara (Alanna Masterson), Abraham (Michael Cudlitz), Rosita (Christian Serratos) e Eugene (Josh McDermitt) seguem caminho pela floresta.

Tyreese conversa com Carol, e informa que irá explicar ao grupo que eles devem aceitá-la pelo que ela fez na prisão, ao matar Karen (Melissa Ponzio) e David (Brandon Carroll), bem como revelar o que houve com Lizzie (Brighton Sharbino) e Mika (Kyla Kenedy), o que parece ainda incomodá-lo. Carol, por sua vez, não parece nada contente em ter que reviver tais episódios.

Mais tarde, Rick diz a Carol que lhe deve tudo, pelo fato de ter salvado e mantido Judith em segurança. Ela tenta se esquivar, mas ele insiste. Ela lhe devolve o relógio que encontrou no Santuário, e ele devolve o dela. Ela não aceite, e os dois parecem finalmente acertar as contas com o que houve no presídio e que o impulsionou a bani-la do grupo.

Na manhã seguinte, o grupo segue viagem, e é interrompido por gritos à distância. Eles correm para ver do que se trata, e encontram um padre sobre uma rocha sendo atacado por vários walkers. O grupo despacha os errantes observados pelo aterrorizado padre que, após passar mal, apresenta-se como Gabriel Stokes (Seth Gilliam). Faminto, ele explica estar sozinho. Rick lhe faz uma série de perguntas sobre como se manteve vivo até o momento, quantos walkers e quantas pessoas matou, e suas respostas deixam o grupo todo ainda mais desconfiado, até que ele finalmente os leva até seu abrigo, uma Igreja.

O grupo revista toda a Igreja, e do lado de fora há um ônibus, o qual Abraham explica ser necessário um dia para consertar. Rick decide passar a noite na Igreja, e o grupo todo concorda, à exceção de Abraham, que não vê a hora de seguir viagem ininterrupta à Washington D.C.

Gabriel explica como se manteve vivo, e relutante, é obrigado por Rick a ir com ele, Bob, Sasha e Michonne, até a cidade para conseguirem suprimentos. Antes, porém, o ex-xerife pede a Carl, que ficará só na Igreja com Tyreese e Judith, que se mantenha alerta, e que jamais confie em quem quer que seja. Ele explica a Carl que Gabriel parece estar escondendo alguma coisa, e que não acredita em sua história de ter se mantido todo esse tempo sozinho ali.

Enquanto isso, Carol e Daryl vão buscar água, e ela não está disposta a falar sobre o que aconteceu durante o tempo em que esteve afastada do grupo. Ele pede a ela para esquecer tudo e recomeçar. Ela concorda, mas não se mostra convincente. No caminho de volta à Igreja, eles encontram um veículo abandonado, mas ela decide deixá-lo onde está como alternativa.

Rick, Gabriel, Sasha, Bob e Michonne chegam ao banco de comida da cidade, único lugar que o padre informa não ter ainda explorado. Imediatamente, eles ouvem ruídos de walkers vindos do interior. Os errantes estão presos num poço com água e parecem terem caído do telhado. Junto a eles, o único estoque de comida ali existente. Rick aponta que o grupo terá que descer para pegá-lo. Eles tentam se distanciar dos walkers com a ajuda das estantes com comida, e Gabriel, que está junto, entra em pânico ao ver uma errante que lhe parece familiar se aproximar dele. Ele se afasta do grupo, e não reage e começa a rezar, para surpresa de Rick. Após despacharem todos os walkers, Bob é atacado por mais um, mas Sasha o salva, e o grupo retorna para a Igreja com um grande estoque de comida.

Na Igreja, Carl chama a atenção de Rick para as marcas que não parecem de walkers que encontrou nas janelas do lado de fora, e também para uma inscrição na parede que diz “você queimará por isso”, deixando Rick ainda mais desconfiado em relação a Gabriel.

À noite, o grupo se reúne no interior da Igreja para comer e beber, e Abraham propõe um brinde a todos os sobreviventes que ali estão e os convida para seguirem com ele, Eugene e Rosita para Washington D.C. Abraham pede mais uma vez a Eugene para explicar o que eles poderão encontrar lá. Rick, que está com Judith nos braços, sorri para a filha, e diz que irá com eles, assim como todo o grupo, e todos comemoram e parecem aliviados com as promessas de salvação de Abraham.

Bob beija Sasha e vai para fora. Ao mesmo tempo, Tara se aproxima de Maggie e admite que estava com o Governador (David Morrissey) durante a invasão do presídio, mas que não sabia ser ele um monstro. Maggie se emociona, e a abraça, deixando claro que o passado ficou para trás.

Carol volta para a estrada onde encontrou o veículo com Daryl, e um walker aparece. Ela o despacha, e Daryl a surpreende, questionando o que ela pretende, supondo que ela estaria se preparando para deixar o grupo. De repente, um carro em alta velocidade passa pela estrada ao lado, e Daryl corre para ver. É o mesmo veículo que levou Beth (Emily Kinney). Ele entra no veículo abandonado, logo seguido de Carol, e decide ir atrás.

Na floresta, próximo à Igreja, Bob caminha pelas árvores, e começa a chorar. Ele nota uma marca numa árvore, e alguém com um capuz o ataca. Entorpecido, Bob acorda próximo a uma fogueira, com Gareth (Andrew J. West) à sua frente. Ele explica que não gostaria de ser o que é, mas que seu grupo é de caçadores, e nada do que lhe irá acontecer ali é pessoal. Bob então nota que uma de suas pernas foi decepada do joelho para baixo. Gareth dá uma mordida num pedaço de carne e sorri, enquanto o resto da perna de Bob continua a queimar na fogueira, e o episódio termina.

Menos dinâmico que o episódio precedente, Strangers dá a pista para um novo e sangrento confronto final entre o grupo de sobreviventes liderado por Rick e os caçadores liderados por Gareth, no que poderá ser uma sequência diretamente extraída dos quadrinhos. Se a derrocada dos canibais será ou não como na saga original, podemos ao menos ter a certeza de que novos conflitos surgirão entre Rick e Gabriel, uma vez que não irá demorar muito para o padre se mostrar nada adepto das violentas atitudes do grupo. Em contrapartida, o desaparecimento de Bob fará Rick confrontá-lo, e ele finalmente terá que revelar o que se viu obrigado a fazer por força de sua incontrolável covardia.

Paralelamente, a trama envolvendo o desaparecimento de Beth ganha forma. Agora no encalço de seus possíveis raptores, Daryl e Carol se separam do grupo, o que também comprometerá Gabriel até que Rick saiba o que de fato lhes ocorreu, e finalmente descobriremos o que houve com a filha caçula de Hershel (Scott Wilson) nessa que definitivamente parece uma temporada bastante promissora.

Deixe um Comentário