Review do episódio #4.08 de Game of Thrones

oberyn

Game of Thrones segue com The Mountain and the Viper e, a menos de dois episódios para o desfecho do ano, intensifica as tramas desenvolvidas ao longo da quarta temporada, já preparando terreno para um quinto ano ainda mais instigante e repleto de novidades.

Ygritte

Os wildlings avançam para o Castelo Negro

Ao norte, na pequena e decadente Mole, dois patrulheiros da noite entram em uma taverna. Prostitutas e mercenários se embriagam noite adentro, enquanto Gilly (Hannah Murray) realiza afazeres domésticos e é intimidada por uma das mulheres do bordel por conta dos choros matinais de seu bebê. De repente, ela escuta um barulho, e uma horda de wildlings invade a cidade e começa a matar todos que encontra pela frente. Eles entram na taverna, e dizimam todos os seus empregados e frequentadores. Ygritte (Rose Leslie) avança, e escuta o gemido de um bebê, ao que encontra Gilly escondida. Ela lhe sinaliza para ficar em silêncio, e deixa o recinto enquanto sangue escorre do teto.

Na manhã seguinte, Sam (John Bradley) está inconsolável, e se tortura por achar que Gilly está morta por sua causa. Os outros patrulheiros estão furiosos porque havia dois deles na taverna, e que não há nada que possam fazer com um exército de apenas 100 homens contra mais de 100,000 wildlings. Jon Snow (Kit Harington) aponta que o Castelo Negro é o próximo alvo deles, e fica reflexivo enquanto Sam é consolado pelo fato de que Gilly já sobreviveu a vários percalços.

daenerys

Jorah é descoberto como espião

Do outro lado do mar Narrow, em Meereen, soldados do exército de Daenerys (Emilia Clarke) treinados em Astapor se banham num rio, e Grey Worm (Jacob Anderson) observa uma nua Missandei (Nathalie Emmanuel) se lavar. Surpreendida, ela se mostra por completo para ele, e então cobre sua nudez. Ela compartilha o fato com Daenerys, e aponta que ele parecida interessado, ao que as duas especulam se a castração dos unsullied é total ou parcial. Mais tarde, na sala do trono, Grey Worm se desculpa a Missandei e a agradece por lhe ensinar a língua comum. Ao final, ele não lamenta o fato de ser unsullied, caso contrário não a teria conhecido, e os dois não lamentam o ocorrido no rio.

Mais tarde, Lord Barristan (Ian McElhinney) recebe uma carta com selo real. Ele a lê, e fica surpreso com seu conteúdo. Jorah (Iain Glen) observa o mapa de Westeros quando Barristan aparece com o tal documento. Ele o confronta sobre estar espionando Daenerys ao lhe mostrar a carta, que nada mais é do que o perdão que lhe fora concedido por Robert Baratheon (Mark Addy). Jorah pede para falar pessoalmente com Daenerys, mas Barristan informa que ele jamais ficará a sós com ela novamente.

Na sala do trono, Jorah se aproxima. Junto a Daenerys estão Missandei, Grey Worm e Lord Barristan. Ela o confronta sobre a estar espionando desde seu casamento com Khal Drogo (Jason Momoa), e Jorah confirma que atuava para Lord Varys (Conleth Hill), na Capital, a quem transmitia informações, mas ele tenta explicar que passou a amá-la, e que deixou de espioná-la há tempos. Daenerys, no entanto, fica enfurecida ao especular que sua gravidez também era de conhecimento do usurpador, e que sua tentativa de envenenamento foi planejada por Jorah. Ele se defende no sentido de que a impediu de tomar o veneno, mas ela insiste que ele estava por trás de sua tentativa de assassinato, e o manda partir de volta para a Capital até o anoitecer, caso contrário terá sua cabeça pendurada na Baía dos Escravos. Com coração partido, ele vai embora.

reek

Os Bolton dominam o norte

Ramsay (Iwan Rheon) prepara Theon (Alfie Allen) para mandá-lo a Moat Cailin. Vestido novamente como nobre, Theon reafirma sua identidade e lealdade como Reek, e ao ser recebido por Lord Kenning (Grahame Fox), convence como filho de Balon Greyjoy (Patrick Malahide). Porém, ao tentar a rendição deste e de seus homens aos Bolton em troca de liberdade, é insultado. Theon começa a ter o que parece o início de uma crise, mas antes que venha a admitir não ter um Greyjoy, Kenning é morto por um de seus homens (Gary Oliver), que aceita os termos dos Bolton.

Na sequência, porém, vemos esse mesmo motineiro morto e esfolado. Moat Cailin foi tomado pelos homens de Bolton, sob o comando de Ramsay e a ajuda de Reek, que só quer voltar para casa, em Dreadfort. Mais tarde, o exército de Roose Bolton (Michael McElhatton) se aproxima, e este lhe diz que Bran (Isaac Hempstead Wright) e Rickon Stark (Art Parkinson) ainda não foram encontrados, e que graças a Ramsay haverão mais seguidores para sua conquista do norte. Bolton mostra a Ramsay que o norte é seis vezes maior que todos os outros reinos de Westeros, e que ele agora administra a região. Ele então lhe entrega um documento no qual reconhece Ramsay como herdeiro legítimo, passando agora a se chamar Bolton, e este lhe promete honrar a casa de seu pai.

sansa

Sansa se lança no jogo dos tronos

No Vale, Lord Baelish (Aidan Gillen) é confrontado por um pequeno conselho acerca das circunstâncias da morte de Lady Arryn (Kate Dickie), uma vez que atuou por vários anos ao lado de Tywin Lannister (Charles Dance), e Lysa jamais se suicidaria por causa do filho. Baelish aponta que ela estava melancólica, e o conselho pede para falar com sua sobrinha, Alayne, que, na verdade, é Sansa (Sophie Turner). Eles ordenam que ela entre na reunião, e questionada sobre os eventos havidos na sala do trono, Sansa pede desculpas a Baelish por ter que dizer toda a verdade. Ela então admite ser Sansa Stark, e que sofreu horrores na Capital até ser salva por Littlefinger, passando-se por sua sobrinha no Vale, sob o conhecimento de sua tia Lysa. O conselho fica surpreso com tal revelação, mas seus membros apontam que seu segredo está seguro, uma vez que Ned Stark (Sean Bean) era digno de respeito.

Ao final, questionada sobre a morte de Lysa, Sansa revela que esta amava muito Littlefinger, mas que era uma pessoa extremamente ciumenta, e que ao vê-lo beijá-la na face, enfureceu-se e tentou jogá-la da porta da lua, e que embora o marido tivesse tentado trazer-lhe de volta à razão, ela se atirou para a própria morte, confirmando a história de Littlefinger, para a surpresa e satisfação deste.

Após a inquirição de Littlefinger, este e um dos membros do conselho fazem planos para Robin Arryn (Lino Facioli) deixar o ninho, e em visita a Sansa, Baelish aponta o quanto ela mudou. Ela explica que mentiu pois não sabia o que seria dela caso ele morresse, e ele a confronta sobre ser melhor jogar com quem ela já conhece do que com estranhos, e a questiona se ela sabe o que ele quer. Ela diz que sim, mas ele insiste ao perguntar se ela realmente sabe.

Mais tarde, Littlefinger explica a Robin para não temer o fato de deixar o ninho, e Sansa aparece vestida como uma mulher madura e sexy, novamente surpreendendo Baelish.

arya

Sandor e Arya chegam ao Vale

Sandor «O Cão» Clegane (Rory McCann) e Arya (Maisie Williams) finalmente chegam ao Vale, e se aproximam dos portões do castelo sob o olhar atento dos soldados que o protegem. Arya revela que imaginava que ficaria feliz ao saber da morte de Joffrey (Jack Gleeson), mas Sandor aponta que nada a faz feliz. Ela então lhe diz que se sentiria satisfeita apenas por estar lá e presenciar sua morte. Ela então pergunta o que ele pensa do assassinato do rei considerando que foi seu cão de guarda, e Sandor responde que acha que foi uma mulher que o matou, uma vez que a causa teria sido envenenamento, e que homens matam com metal.

Eles então são parados pelos soldados do Vale, e Sandor se apresenta, bem como revela estar ali para entregar Arya à sua tia, Lady Arryn, mas eles são informado que ela morreu há três dias. Arya começa a rir incessantemente.

oberyn+gregor

A Montanha e a Víbora Vermelha

Tyrion (Peter Dinklage) bebe em sua cela, enquanto especula suas chances com Jaime (Nikolaj Coster-Waldau), mas ambos não sabem o que esperar de Oberyn (Pedro Pascal). Ambos começam a se preocupar com o fato de que Tyrion pode ser sentenciado à morte com a perda do combate por Oberyn, e se lembram de um primo distante, Orson Lannister, que costumava esmagar besouros com uma pedra. Tyrion então revela que ficou obcecado pela ideia de tentar descobrir o motivo para tal, e que passou a observá-lo durante muito tempo e que tentou pará-lo até que uma mula o chutou no peito, matando-o. Tyrion pergunta a Jaime se ele sabe o motivo para Orson fazer o que fazia, mas ele revela não fazer a mínima ideia. De repente, um sino começa a soar, anunciando o combate que irá selar o destino de Tyrion. Jaime está visivelmente apreensivo, e deseja boa sorte ao irmão.

Tyrion é levado para a tenda onde Oberyn se prepara para o confronto com Gregor «A Montanha» Clegane (Hafþór Júlíus Björnsson). Ele desaprova o fato de Oberyn não portar a vestimenta apropriada para o combate, e de se embriagar de vinho a poucos instantes da luta, mas este é indiferente, e beija Ellaria (Indira Varma), apontando que não irá morrer naquele dia.

Jaime se junta a Varys, Tywin e Cersei (Lena Headey), que o observa friamente, provavelmente sabendo que ele estava com Tyrion em sua cela instantes antes da luta. Mestre Pycelle (Julian Glover) começa um discurso antes de anunciar o combate, mas Tywin sinaliza para que o vento comece imediatamente, interrompendo-o. Gregor aparece com sua armadura e espada, deixando Ellaria desesperada com seu porte, enquanto Oberyn se arma de uma lança e começa a inquiri-lo sobre o estupro e a morte de sua irmã, Elia Martell, e o massacre de seus sobrinhos, herdeiros de Raeger Targaryen. Enquanto o acerta várias vezes com sua lança, Oberyn tenta não apenas obter a confissão de Clegane, como também sua declaração de que Tywin ordenou a morte de Elia e seus filhos.

Após um golpe fatal de Oberyn, Gregor cai desfalecido ao chão, e Jaime e Tyrion trocam olhares esperançosos. Oberyn, no entanto, não se dando por satisfeito com o silêncio de seu oponente, continua a inquiri-lo sobre os assassinatos de seus familiares, até que Gregor o derruba ao seu lado e se põe sobre ele. Enquanto admite tudo o que fez, revelando detalhes de como matou Elia, a Montanha começa a enterrar os polegares nos olhos de Oberyn para dentro de seu crânio, para então depois esmagar sua cabeça, que acaba se esfacelando entre suas gigantescas mãos. Ellaria grita em horror, Gregor sucumbe ao lado do corpo sem vida de Oberyn, Tywin anuncia a sentença de morte de Tyrion e o episódio acaba.

A menos de dois episódios do final da temporada, já está lançada a sorte de vários personagens.

Se ao norte a situação se torna extrema para Jon Snow com a proximidade da grande batalha dos patrulheiros da noite e os wildlings, e a ausência de herdeiros dos Stark permite o avanço dos Bolton enquanto Stannis (Stephen Dillane) ainda não aparece com seu plano de retomada de posicionamento na batalha pelo trono de ferro, do outro lado do mar Narrow Daenerys perde um dos seus mais fortes e valorosos aliados, que é Jorah, o qual provavelmente fará de tudo para reconquistar sua confiança.

Enquanto isso, Sansa começa a finalmente aprender como funciona o jogo dos tronos, na medida em que ainda precisará lidar com os interesses cada vez mais escusos de Littlefinger, que parece ter planos ainda mais maquiavélicos de conquista não apenas do vale, mas também do norte outrora controlado pelos Stark.

Arya, por sua vez, depois de vários meses de viagem ao lado de Sandor Clegane, parece que não fincará o pé no vale após a descoberta da morte de sua tia, e desconhecendo a presença de Sansa na região, que continuará a atender pela falsa identidade da sobrinha de Littlefinger, provavelmente seguirá caminho com seu captor até finalmente redescobrir seu caminho para se tornar a assassina que tanto deseja ser para vingar a morte de todos os seus familiares e amigos.

Quanto a Tyrion, seu destino está decidido. Com a derrota de seu campeão no seu julgamento por combate, resta-lhe agora apenas o apoio de Jaime, o qual, todavia, pouco pode fazer já que tentou uma vez barganhar com Tywin, e viu seu trato ir por água abaixo por conta do próprio irmão, que preferiu mais uma vez desafiar o pai. Como se dará seu livramento e a descoberta da verdade por trás de tamanho ódio de Tywin por ele é algo que provavelmente só iremos descobrir nos dois próximos últimos episódios da temporada.

 

Deixe um Comentário