Game of Thrones : resumo das temporadas 1, 2 e 3

2013-latest-game-of-thrones-wallpaper

A partir do próximo dia 6 de abril, a HBO passa a transmitir a quarta temporada de Game of Thrones, aclamada série de televisão inspirada na saga A Song of Ice and Fire, de George R.R. Martin. O que esperar dessa próxima temporada? Mais conspirações? Mais mortes? Um novo reivindicante ao trono de ferro? Independentemente do que está por vir, as três primeiras temporadas não deixam margem a dúvidas: eventos cada vez mais instigantes e maquinações ainda mais pérfidas tornarão a guerra do trono ainda mais intensa. Com novos personagens a darem as caras, então, a garantia é de episódios nada enfadonhos.

screenshot-med-10

Na temporada de estreia, David Benioff e D.B. Weiss apresentaram ao público um universo por muitos desconhecido, extraído das páginas da ainda inacabada série de livros de George R.R. Martin. Vimos aos poucos o desenrolar de uma trama que até o momento se estende ao longo de suas continuações e que consiste basicamente na disputa pelo poder representado pelo título de Rei dos Sete Reinos de Westeros, logo após os óbitos do Rei Robert Baratheon (Mark Addy) e de seu primeiro imediato e amigo, Ned Stark (Sean Bean), representante de uma casta de nobres localizada ao norte, bem como defensor absoluto da moral e dos bons costumes. A partir da queda de Stark, até então considerado o personagem principal da saga por muitos, especialmente os que ainda não leram as obras que inspiraram a série, ficou mais do que evidente que ninguém estaria a salvo no universo de George R.R. Martin.

E o que deveria ser a simples sucessão do trono para Joffrey Baratheon (Jack Gleeson), filho primogênito do Rei Robert Baratheon com a Rainha, Cersei Lannister (Lena Headey), acaba ganhando contornos conspiratórios quando, às vésperas de sua morte, Ned Stark não apenas descobre que o herdeiro direto do trono é fruto de um incesto entre Cersei e seu irmão, Jamie Lannister (Nikolaj Coster-Waldau), como existe um herdeiro legítimo do Rei que vive no anonimato: o ferreiro Gendry (Joe Dempsie). Essa realidade corrobora as suspeitas de Stark acerca do envolvimento dos Lannister na morte do seu antecessor como a Mão do Rei, Jon Arryn (John Standing), e dá a deixa para uma disputa pelo poder sem precedentes.

Como se não bastasse, do outro lado do Mar Narrow, o exilado Príncipe Viserys Targaryen (Harry Lloyd) se prepara para juntar poderio militar e retomar o trono de ferro que foi tirado de seu pai pelos Lannister e pelos Baratheon, com a ajuda dos Stark. Para isso, ele faz com que sua irmã, Daenerys (Emilia Clarke), case-se com Khal Drogo (Jason Momoa), líder de uma tribo de selvagens, no intuito de ter um exército drothraki a favor de seus propósitos. Os planos de Viserys acabam não dando muito certo, embora ele encerre sua aparição na saga com a coroa merecida, e é Daenerys, então na condição de viúva de Khal Drogo, líder de seu povo, e «mãe» dos três últimos dragões de todo o reino, que assume o manto de lutar pelo que é seu de direito.

got3_3

Na segunda temporada, Stannis Baratheon (Stephen Dillane), irmão mais velho de Robert, surge na história com a autoproclamação de herdeiro do trono de ferro. Com a ajuda da bruxa Melisandre (Carice van Houten), ele mata o irmão mais novo, Renly (Gethin Anthony), que também nomeia a si próprio legatário da linha sucessória direta de Robert Baratheon. O patriarca da poderosa e intocável casa dos Lannister, Tywin Lannister (Charles Dance), surge com toda sua impiedade no que diz respeito à preservação do poder e da riqueza de sua família com a manutenção de Joffrey Baratheon como herdeiro legítimo do trono de ferro.

Enquanto isso, em Winterfell, o primogênito de Stark, Robb (Richard Madden), declara-se Rei do Norte com apoio de vários nobres nortenhos, e uma guerra é travada contra os Lannister. Nos bastidores do poder, Tyrion Lannister (Peter Dinklage), filho menosprezado de Tywin, torna-se o primeiro imediato do imaturo sobrinho Joffrey ao ser investido na função de Mão do Rei, e a despeito do zelo por sua família, passa a ter conhecimento das conspirações e maquinações perpetradas não apenas por sua maquiavélica irmã Cersei, como também pelos alcoviteiros Varys (Conleth Hill) e Littlefinger (Aidan Gillen), o que causa diversas desavenças.

got3_2Na terceira temporada, os remanescentes da prole das principais casas nobres de Westeros ganham maior importância. Enquanto a disputa pelo trono de ferro continua acirrada entre Stannis Baratheon e os Lannister após a batalha de Blackwater, ponto alto da segunda temporada, ao Norte, Robb Stark enfrenta o exército de Tywin para defender sua soberania.

Ainda, a filha mais nova do falecido Ned, Arya Stark (Maisie Williams), que viaja disfarçada como menino ao lado de Gendry desde a morte do pai e busca vingança contra os Lannister, aprende não apenas a usar a espada, como também novas técnicas de sobrevivência e de luta na medida em que tenta se reunir com seus irmãos. Sansa (Sophie Turner), por sua vez, outrora prometida ao Rei Joffrey, numa estratégia de Tywin, é forçada a se casar com Tyrion Lannister, que, por sua vez, vive um tórrido romance com uma prostituta, Shae (Sibel Kekilli), enquanto Cersei é obrigada a selar união com Loras Tyrell (Finn Jones).

Com a queda de Winterfell pelas mãos daquele que foi criado como filho de Ned Stark, Theon Greyjoy (Alfie Allen), o qual busca redenção junto ao seu pai, Balon (Patrick Malahide), oos filhos mais novos dos Stark, Bran (Isaac Hempstead Wright) e Rickon (Art Parkinson), são dados como mortos, e juntamente com os serviçais, Hodor (Kristian Nairn) e Osha (Natalia Tena), partem em busca do irmão bastardo, Jon Snow (Kit Harington). O grupo, no entanto, acaba desviando o caminho quando os irmãos Jojen Reed (Thomas Brodie-Sangster) e Meera Reed (Ellie Kendrick) cruzam seu caminho e incentivam Bran a ir atrás do corvo de três olhos para fins de desenvolver sua habilidade especial.

???????Robb Stark, por sua vez, após romper um acordo com Walder Frey (David Bradley) no qual deveria se casar com uma de suas filhas, não apenas se deitando, como firmando matrimônio com a plebeia Talisa (Oona Chaplin), perde não apenas a aliança e todo o poderio do Norte contra os Lannister, mas a própria vida num dos maiores massacres da série durante o fatídico Casamento Vermelho. Nesse mesmo evento, vários outros Stark e nortenhos são assassinados, como a própria Talisa e a viúva de Ned Stark, Catelyn (Michelle Fairley).

Jamie Lannister, por sua vez, capturado pelos Stark, segue viagem como prisioneiro de Brienne de Tarth (Gwendoline Christie), para a formalização de uma troca deste pelas filhas mais novas de Ned e Catelyn, Arya e Sansa, ainda que a primeira não esteja em King’s Land. A dupla cruza caminho com soldados Bolton e após Jamie conseguir impedir o estupro de Brienne, acaba tendo sua mão direita decepada.

Na muralha, ao norte, Jon Snow, que no primeiro ano seguiu os passos do tio, e decidiu se tornar patrulheiro da noite, torna-se cada vez mais leal ao Comandante Mormont (James Cosmo) ao passo em que descobre um sinistro ritual envolvendo os temíveis white walkers, cuja ameaça é cada vez mais crescente, e entra nos domínios de Mance Rayder (Ciarán Hinds), líder de um exército que pretende transpor a muralha numa investida contra a Patrulha da Noite. Seu envolvimento amoroso com Ygritte (Rose Leslie) se torna sua salvação, e ao mesmo tempo sua perdição.

Do outro lado do mar Narrow, em Astapor, Danearys, agora tem o apoio do ex-chefe da guarda real, Barristan Selmy (Ian McElhinney), conta ainda com Jorah Mormont (Iain Glen) como conselheiro, e só faz crescer seu poderio militar quando triplica seu exército com a libertação dos escravos da recém-conquistada Yunkai.  

got3_5Para a quarta temporada, podemos ter a certeza de que novas tramas tornarão ainda mais nebulosas as pistas para o desfecho da saga sobre quem finalmente se sentará no trono de ferro e governará os sete reinos de Westeros. Enquanto o clã dos Stark segue agora apenas com os quatro mais jovens da prole, e o filho ilegítimo de Ned, que lutam pela verdade e pela justiça em um mundo dominado por corrupção e violência, Joffrey se mostra cada vez mais insano e inapto ao papel de governante. Tyrion, por sua vez, compromete-se cada vez mais como ameaça à própria casa dos Lannister após seu afastamento do cargo de primeiro imediato e investidura no cargo de Chefe da Moeda, enquanto Stannis segue ensandecido para tomar o que acredita ser seu, ao passo em que Danearys consolida seu poder e intrigas nos quatro cantos do reino são cada vez mais fortes.

Portanto, não apenas teremos novos rostos para completar o conspiratório enredo de Game of Thrones na quarta temporada, especificamente no que diz respeito à família Martell, representada pelo Príncipe Oberyn (Pedro Pascal) e sua amante Ellaria (Indira Varma), que aparece para as festividades do casamento real entre Margaery Tyrell (Natalie Dormer), viúva de Renly Baratheon, e o Rei Joffrey, e que tem um enorme desejo de vingança contra os Lannisters por conta do massacre decorrente da Rebelião de Robert Baratheon e que vitimou Elia Martell, esposa de Rhaegar Targaryen. Evidentemente que baixas são inevitáveis no universo de George R.R. Martin, então a dica é continuar a não se apegar aos personagens, preparando-se sempre para o pior. Para saber mais, resta apenas aguardar, ou então ler os livros.

 

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios