Review literário : Acima de Qualquer Suspeita

9780446676441_1681X2544

Acima de qualquer suspeita (Presumed Innocent) é o primeiro romance do advogado e escritor Scott Turow, best seller que inaugurou uma série de thrillers jurídicos do mesmo autor e que se passam no fictício Condado de Kindle, um lugar localizado entre Chicago e New Orleans.

O livro conta a história de Rusty Sabich, procurador de justiça encarregado do misterioso caso de assassinato de sua colega, a espirituosa, atraente e inteligente Carolyn Polhemus, supostamente vítima de violência sexual seguida de morte. O crime ocorre em momento decisivo para Raymond Horgan, chefe e amigo pessoal de Rusty, que pretende se reeleger ao cargo de chefe da Procuradoria Distrital.

Na medida em que Rusty se esmera na investigação juntamente com o detetive Lipranzer, e revive, através de sequências de flashbacks o caso amoroso que teve com Polhemus, cada vez mais evidências de que ele próprio é o assassino são descobertas, o que o faz ser colocado no banco dos réus. Rusty então precisa provar sua inocência, ao passo em que é desacreditado pelos amigos e colegas de trabalho, e contrata os serviços do experiente advogado Sandy Stern para enfrentar o inescrupuloso promotor Nico Della Guardia no tribunal.

O livro é uma agradável surpresa, e ao contrário do que se possa imaginar, longe de ser uma leitura cansativa ou repleta de jargões jurídicos. Como na maioria dos romances de Turow, Presumed Innocent segue em ritmo consistente, dinâmico e com boas e surpreendentes reviravoltas, o que permite ao leitor não querer largar o livro até que finalmente tenha terminado a leitura.

O interessante na série de livros de Scott Turow, é que voltamos a encontrar alguns personagens de uma determinada trama em outras histórias, os chamados crossovers, como no caso de Sandy Stern, que em Presumed Innocent é advogado de Rusty, e que eventualmente retorna como o personagem principal no segundo romance do autor, O ônus da Prova (The Burden of Proof).

Presumed Innocent é definitivamente uma ótima leitura, bem como garantia de um excelente exercício mental, no qual personagens tem seu caráter frequentemente colocado à prova até o surpreendente e arrebatador final.

A dica, obviamente após a leitura, é também assistir à adaptação cinematográfica do livro, Presumed Innocent, estrelada por Harrison Ford e pelo saudoso Raul Julia, na pele de Rusty Sabich e Sandy Stern, respectivamente.

Deixe um Comentário